Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(388)Você está em:
  • Home »
    • Câmara em ação
      • » Empresas em Foco

Empresas em Foco

Selecione datas para filtrar: a OK
Popularização de produtos faz empresas japonesas apostarem no setor supermercadista brasileiro 27/04/2017

Um dos grandes destaques é a legítima carne wagyu de Kagoshima (a maior região produtora do Japão) da empresa Sankyo Meat; exportadora espera fazer sua primeira venda a partir da feira da APAS Executivos de seis companhias daquele país participam da APAS Show 2017, maior feira do setor supermercadista do mundo, em busca de parceiros para iniciar ou ampliar seus negócios no mercado brasileiro Com a culinária e a cultura japonesa em alta, médias e grandes redes supermercadistas passaram a abrir espaço em suas gôndolas e prateleiras para produtos importados daquele país.
 
Abril de 2017 – O sabor singular da culinária japonesa será apresentado na APAS Show 2017, maior feira de negócios do setor supermercadista do mundo, por uma comitiva de seis companhias daquele país sob a coordenação da Japan External Trade Organization (JETRO), organização de fomento do comércio exterior do Japão. Essa é a terceira vez que um grupo de empresas nipônicas participa do evento, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 2 e 5 de maio. Na bagagem elas trazem produtos genuinamente nipônicos, desenvolvidos com dedicação, tecnologia e inovação para oferecer qualidade e segurança à mesa dos brasileiros.
 
As seis empresas fabricantes e exportadoras, que ocuparão o Pavilhão Japão (Pavilhão Azul – Rua D 1/2), querem na APAS difundir seus produtos nas mais longínquas regiões do Brasil, tornando-os acessíveis a todos os brasileiros que apreciam saborear a legítima comida japonesa. Um dos grandes destaques deste ano é a carne wagyu de Kagoshima (a maior região produtora de carne de wagyu no Japão) da empresa Sankyo Meat. A wagyu é uma raça de gado japonesa e a comercialização da carne trazida pela Sankyo só foi possível em razão de um acordo entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão e o Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca daquele país também. A Sankyo, tradicional exportadora, tem grande expectativa de realizar sua primeira venda para o Brasil a partir da feira.
 
Produtos inéditos no mercado brasileiro - Entre outros destaques que serão apresentados na APAS Show 2017 estão produtos inéditos como o lámen kitakata da Igarashi Seimen e os molhos diversos para marinar carnes e frutos do mar, além do shoyu (molho de soja) produzido por meio de fermentação natural da Morita, empresa com mais de 350 anos de tradição, que será representada pela Arcane Limited, cujo objetivo é encontrar um parceiro para terceirizar sua produção no país.
 
No portfólio de produtos no Pavilhão da JETRO ainda estão o salgadinho tipo snack Happy Turn, um dos mais vendidos do Japão, produzido pela empresa Kameda e representada na feira pela Sunrise Trading, o incomparável shoyu da Kikkoman, nas versões tradicional e reduzido de sal, e o mais vendido missoshiru instantâneo japonês, Asage, fabricado pela Nagatanien e apresentado pela World Links no Expo Center Norte.
 
Brasil, um país de oportunidades - Para Atsushi Okubo, diretor-presidente da JETRO no Brasil, o mercado brasileiro é um oásis de oportunidades para os japoneses, sobretudo pelo longo histórico da imigração nipônica, que proporcionou ter contato com a cultura e a culinária daquele país, e consequentemente, grande abertura a novos produtos, sabores e ingredientes. “O brasileiro está sempre aberto a conhecer novos produtos, o que favorece esse momento da gastronomia no Brasil e por esse motivo o estreitamento dos dois países nesse segmento cria uma relação em que ambos se beneficiam. Ganha o povo brasileiro, por ter acesso a novos conceitos e novos produtos sem ter de abrir mão de recursos vultosos para uma viagem ao exterior para buscar novos ingredientes, e ganha o povo japonês, que pode oferecer o que tem de melhor em sua cultura gastronômica milenar”, diz Okubo.
 
O otimismo do presidente da JETRO justifica-se. Com a popularização da culinária japonesa no país, médias e grandes redes supermercadistas abriram espaço em suas prateleiras para produtos importados daquele país, pois consumidores têm buscado novidades no cardápio, a fim de obter novas experiências gastronômicas. “Sem dúvida são produtos muito bem-vindos nas gôndolas dos supermercados. O tema deste ano da feira é ‘Empoderamento. Todos Podem’, que escolhemos após observarmos uma sociedade que se vê frente à conquista da liberdade por decidir e controlar o próprio estilo de vida nas relações de consumo. E o que temos percebido é a busca cada vez maior por produtos com apelo saudável e, claro, de qualidade. E os japoneses agregam e entregam ambos atributos”, diz Erlon Ortega, vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e diretor da APAS Show 2017.
 
Presença internacional marcante na feira - Outro termômetro para as empresas capitaneadas pela JETRO são os bons resultados gerados na APAS Show 2016. No ano passado o evento contou com 170 expositores internacionais (31 deles estreantes), e o Projeto Comprador APAS-APEX registrou 683 reuniões de negócios entre 103 empresas brasileiras e 31 importadores estrangeiros, com o fechamento de US$ 76,95 milhões em exportações, considerando vendas durante a rodada e para os 12 meses seguintes.
 
Apesar do cenário econômico instável, o setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 338,7 bilhões em 2016, um crescimento de 7,1% na comparação com 2015, de acordo a 40ª Pesquisa Ranking ABRAS, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados em parceria com a Nielsen. O resultado registrado em 2016 pelo setor representa 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB).
 
SERVIÇO :

APAS Show 2017 

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Horário: de 2 a 4 de maio, das 14 às 22 horas e 5 de maio, das 13 às 19 horas

Ingresso: Informações na página http://www.apasshow.com.br/inscricoes  

(da Assessoria)

Carne wagyu de Kagoshima (a maior região produtora de carne de wagyu no Japão)

Missoshiru instantâneo japonês

Saquê japonês

Fotos: Divulgação



Últimas

2020/09/10 » Ajinomoto do Brasil donates R$ 1.7 million for the fight against Covid-19
2020/09/10 » Ajinomoto do Brasil donates 28 tons of products and distributes more than 32,000 liters of alcohol
2020/08/12 » Fundação Mitsui Bussan fará doações para famílias de comunidades no RJ
2020/07/01 » Porto do Açu vence prêmio internacional de sustentabilidade da IAPH
2020/01/07 » Caixa Seguridade firma parceria com Tokio Marine para os ramos de seguros habitacional e residencial
2019/12/09 » Chieko Aoki é destaque no Estadão
2019/09/26 » Toyota apresenta o Novo Corolla 2020
2019/09/26 » Toyota investirá R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba para produzir novo veículo
2019/08/20 » Banco MUFG celebra 100 anos de história no Brasil
2019/04/18 » Primeiro carro híbrido flex do mundo é lançado no Brasil
2018/12/13 » Lançamento de carro híbrido flex destaca inovação tecnológica do País
2018/10/10 » Yanmar South America inaugura nova fábrica de tratores no Brasil
2018/09/28 » Toyota anuncia R$ 1 bilhão de investimento
2018/06/07 » Toyota apresenta o novo Yaris ao mercado brasileiro
2018/05/07 » CAIXA faz parceria com empresa de cartões do Japão
2018/03/22 » “O mundo precisa da força feminina”, diz Chieko Aoki para Mulheres na Aced
2017/09/25 » Toyota fará novos investimentos nas plantas de Porto Feliz e de Sorocaba
2017/08/14 » Chieko Aoki entre os melhores CEOs do Brasil em 2017, segundo a Forbes
2017/07/28 » Cenibra e parceiros promovem reintrodução de aves
2017/07/24 » Empresas japonesas participam da 32ª Paralela em São Paulo

Ver mais »