Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(388)Você está em:
  • Home »
    • Câmara em ação
      • » Empresas em Foco

Empresas em Foco

Selecione datas para filtrar: a OK
Popularização de produtos faz empresas japonesas apostarem no setor supermercadista brasileiro 27/04/2017

Um dos grandes destaques é a legítima carne wagyu de Kagoshima (a maior região produtora do Japão) da empresa Sankyo Meat; exportadora espera fazer sua primeira venda a partir da feira da APAS Executivos de seis companhias daquele país participam da APAS Show 2017, maior feira do setor supermercadista do mundo, em busca de parceiros para iniciar ou ampliar seus negócios no mercado brasileiro Com a culinária e a cultura japonesa em alta, médias e grandes redes supermercadistas passaram a abrir espaço em suas gôndolas e prateleiras para produtos importados daquele país.
 
Abril de 2017 – O sabor singular da culinária japonesa será apresentado na APAS Show 2017, maior feira de negócios do setor supermercadista do mundo, por uma comitiva de seis companhias daquele país sob a coordenação da Japan External Trade Organization (JETRO), organização de fomento do comércio exterior do Japão. Essa é a terceira vez que um grupo de empresas nipônicas participa do evento, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 2 e 5 de maio. Na bagagem elas trazem produtos genuinamente nipônicos, desenvolvidos com dedicação, tecnologia e inovação para oferecer qualidade e segurança à mesa dos brasileiros.
 
As seis empresas fabricantes e exportadoras, que ocuparão o Pavilhão Japão (Pavilhão Azul – Rua D 1/2), querem na APAS difundir seus produtos nas mais longínquas regiões do Brasil, tornando-os acessíveis a todos os brasileiros que apreciam saborear a legítima comida japonesa. Um dos grandes destaques deste ano é a carne wagyu de Kagoshima (a maior região produtora de carne de wagyu no Japão) da empresa Sankyo Meat. A wagyu é uma raça de gado japonesa e a comercialização da carne trazida pela Sankyo só foi possível em razão de um acordo entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão e o Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca daquele país também. A Sankyo, tradicional exportadora, tem grande expectativa de realizar sua primeira venda para o Brasil a partir da feira.
 
Produtos inéditos no mercado brasileiro - Entre outros destaques que serão apresentados na APAS Show 2017 estão produtos inéditos como o lámen kitakata da Igarashi Seimen e os molhos diversos para marinar carnes e frutos do mar, além do shoyu (molho de soja) produzido por meio de fermentação natural da Morita, empresa com mais de 350 anos de tradição, que será representada pela Arcane Limited, cujo objetivo é encontrar um parceiro para terceirizar sua produção no país.
 
No portfólio de produtos no Pavilhão da JETRO ainda estão o salgadinho tipo snack Happy Turn, um dos mais vendidos do Japão, produzido pela empresa Kameda e representada na feira pela Sunrise Trading, o incomparável shoyu da Kikkoman, nas versões tradicional e reduzido de sal, e o mais vendido missoshiru instantâneo japonês, Asage, fabricado pela Nagatanien e apresentado pela World Links no Expo Center Norte.
 
Brasil, um país de oportunidades - Para Atsushi Okubo, diretor-presidente da JETRO no Brasil, o mercado brasileiro é um oásis de oportunidades para os japoneses, sobretudo pelo longo histórico da imigração nipônica, que proporcionou ter contato com a cultura e a culinária daquele país, e consequentemente, grande abertura a novos produtos, sabores e ingredientes. “O brasileiro está sempre aberto a conhecer novos produtos, o que favorece esse momento da gastronomia no Brasil e por esse motivo o estreitamento dos dois países nesse segmento cria uma relação em que ambos se beneficiam. Ganha o povo brasileiro, por ter acesso a novos conceitos e novos produtos sem ter de abrir mão de recursos vultosos para uma viagem ao exterior para buscar novos ingredientes, e ganha o povo japonês, que pode oferecer o que tem de melhor em sua cultura gastronômica milenar”, diz Okubo.
 
O otimismo do presidente da JETRO justifica-se. Com a popularização da culinária japonesa no país, médias e grandes redes supermercadistas abriram espaço em suas prateleiras para produtos importados daquele país, pois consumidores têm buscado novidades no cardápio, a fim de obter novas experiências gastronômicas. “Sem dúvida são produtos muito bem-vindos nas gôndolas dos supermercados. O tema deste ano da feira é ‘Empoderamento. Todos Podem’, que escolhemos após observarmos uma sociedade que se vê frente à conquista da liberdade por decidir e controlar o próprio estilo de vida nas relações de consumo. E o que temos percebido é a busca cada vez maior por produtos com apelo saudável e, claro, de qualidade. E os japoneses agregam e entregam ambos atributos”, diz Erlon Ortega, vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e diretor da APAS Show 2017.
 
Presença internacional marcante na feira - Outro termômetro para as empresas capitaneadas pela JETRO são os bons resultados gerados na APAS Show 2016. No ano passado o evento contou com 170 expositores internacionais (31 deles estreantes), e o Projeto Comprador APAS-APEX registrou 683 reuniões de negócios entre 103 empresas brasileiras e 31 importadores estrangeiros, com o fechamento de US$ 76,95 milhões em exportações, considerando vendas durante a rodada e para os 12 meses seguintes.
 
Apesar do cenário econômico instável, o setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 338,7 bilhões em 2016, um crescimento de 7,1% na comparação com 2015, de acordo a 40ª Pesquisa Ranking ABRAS, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados em parceria com a Nielsen. O resultado registrado em 2016 pelo setor representa 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB).
 
SERVIÇO :

APAS Show 2017 

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Horário: de 2 a 4 de maio, das 14 às 22 horas e 5 de maio, das 13 às 19 horas

Ingresso: Informações na página http://www.apasshow.com.br/inscricoes  

(da Assessoria)

Carne wagyu de Kagoshima (a maior região produtora de carne de wagyu no Japão)

Missoshiru instantâneo japonês

Saquê japonês

Fotos: Divulgação



Últimas

2017/09/25 » Toyota fará novos investimentos nas plantas de Porto Feliz e de Sorocaba
2017/08/14 » Chieko Aoki entre os melhores CEOs do Brasil em 2017, segundo a Forbes
2017/07/28 » Cenibra e parceiros promovem reintrodução de aves
2017/07/24 » Empresas japonesas participam da 32ª Paralela em São Paulo
2017/05/05 » Toyota testa energia híbrida combinada à tecnologia de célula de combustível em microturbinas de gás
2017/04/27 » Popularização de produtos faz empresas japonesas apostarem no setor supermercadista brasileiro
2017/02/06 » GM e Honda estabelecem primeira operação conjunta da indústria para a fabricação de um sistema de célula de combustível
2017/01/31 » Toyota utilizará empilhadeiras movidas à célula de combustível em sua fábrica no Japão
2017/01/18 » Toyota fecha acordo para criação de sociedade baseada no hidrogênio nos Emirados Árabes Unidos
2016/10/05 » Shimadzu investe para ampliar sua participação no país
2016/08/04 » Yakult 40 light chega ao Brasil
2016/07/07 » Yasuda Marítima muda nome para Sompo Seguros S.A. e conclui alinhamento com Grupo global
2016/06/01 » Miura Boiler deu início oficialmente à produção de caldeiras industriais em Jundiaí
2016/05/25 » Shimadzu do Brasil anuncia aquisição da Sinc
2016/05/10 » Toyota inaugura fábrica em Porto Feliz (SP)
2016/03/29 » Honda entrega o primeiro Clarity Fuel Cell produzido em série no Japão
2015/05/06 » Toyota Empilhadeiras anuncia o início da produção de equipamentos em Artur Nogueira (SP)
2015/04/17 » Itirapina abrigará uma das maiores empresas automotivas do mundo
2015/03/23 » Alckmin ressalta importância da indústria no desenvolvimento
2015/02/26 » Mitsubishi Heavy Industries busca novas oportunidades de investimentos no RS

Ver mais »