Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(388)Você está em:
  • Home »
    • Câmara em ação
      • » Empresas em Foco

Empresas em Foco

Selecione datas para filtrar: a OK
Empresas japonesas participam da 32ª Paralela em São Paulo 24/07/2017

Com apoio da JETRO, empresas participam da 32ª Paralela com o objetivo de fomentar seus produtos no país por meio de distribuidores e importadores. Grupo de 15 companhias daquele país vem a São Paulo com a coordenação da JETRO e são reconhecidas em feiras de Nova York, Paris e Frankfurt. Para Atsushi Okubo, da JETRO, o Brasil tem um amplo mercado de arte e design, que prima pela qualidade e sofisticação dos produtos japoneses.

Julho de 2017 – Em 2016, o Japão figurou como o terceiro principal parceiro comercial do Brasil na Ásia e o sétimo no mundo. Os números do Ministério das Relações Exteriores dão conta da expressiva relação entre os dois países. Os japoneses possuem o sexto maior estoque de investimentos externos diretos (IEDs) no país, de US$ 26,8 bilhões, em 2014, e o fluxo de investimentos por aqui somou, em 2015, US$ 2,8 bilhões. A cooperação em ciência, tecnologia e inovação é ponto prioritário da agenda bilateral, ainda com potencial a ser explorado. E, depois de tantos números, o comércio entre japoneses e brasileiros, especialmente dos setores de presentes, casa e decoração, também não quer ficar para trás. Um grupo de 15 companhias daquele país desembarca em São Paulo para participar da 32ª Paralela, entre os dias 24 e 27 de julho, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.
 
As 15 empresas que vêm a São Paulo, com a coordenação da Japan External Trade Organization (JETRO) e altamente reconhecidas em feiras internacionais como a Gift Fair de Nova York, Maison & Objet de Paris e Ambiente de Frankfurt, trazem na bagagem o melhor de suas produções. Muitas peças, como diz o presidente da Jetro, Atsushi Okubo, são inéditas no Brasil. São artigos para mesa, utensílios para cozinha, adornos, acessórios, presentes e brindes. A seleção privilegiou produtos que facilitam o dia a dia e dão um toque exclusivo na ambientação contemporânea, além de agregar inovação e tecnologia nos produtos que deverão encher os olhos dos visitantes. “O mercado brasileiro é receptivo a novos produtos, sobretudo funcionais e com tecnologia agregada e que tenham design sofisticado. E esse encontro entre as duas culturas promove trocas em que os dois lados ganham muito”, diz Okubo.
 
A exemplo do que já ocorrera na última Paralela, também em São Paulo, as empresas japonesas buscam companhias parceiras no Brasil que apostem em seus produtos para comercialização no país. “A JETRO tem promovido ações nas áreas de design, arte e utensílios do lar desde 2009 por serem segmentos em que podemos fazer muitas trocas com os brasileiros. O Japão com sua técnica milenar produz artigos com muito esmero, feitos por artesãos cujo desafio maior é se superar em seu ofício a cada dia e oferecer produtos que sejam ao mesmo tempo tradicionais e modernos, e muito funcionais para o estilo de vida contemporâneo”, destaca Okubo.
 
As empresas que serão representadas pela Jetro durante a Paralela são a Akashiya, Aoshi, Ceramic Ai, Ginpo, GMC Toy’s Field, Ihara Kihan, Kimura Ohshido, Kirihara Works & Design, Minami Sangyo, Miyake Ceramics, Miyoshi, Peacherino, Suncraft Company Limited, Wakasa Nutri Center e Wasara. “As feiras de design são uma importante vitrine para os produtos japoneses, sobretudo quando o assunto é design, por atrair profissionais do segmento de arte e decoração. Aos poucos, a presença do Estande do Japão nas feiras de design e gift no Brasil tem ganhado o reconhecimento do público visitante”, argumenta o presidente da Jetro.
 
Há mais de 15 anos a Paralela mantém-se como um painel do que de melhor se produz em design autoral, alta decoração e artesanato contemporâneo no país. Reunindo designers consagrados ao lado de talentos nascentes e artesãos habilidosos, a feira é a oportunidade do público de conhecer uma ampla gama de lançamentos inovadores para lojistas, arquitetos, decoradores, designers e demais profissionais de áreas correlatas.
 
Confira os produtos que estarão expostos durante a Paralela:

AKASHIYA - Empresa desenvolve produtos que empregam 380 anos de tradição em confecção de pincéis para proporcionar uma nova dimensão para a "cultura do pincel". Na Bienal apresentará os pincéis SAI, SAI Thin Line e o Akashiya Brush Pen Koto. Este último tem novíssimo pincel com cerdas cujas pontas foram arrumadas uma por uma pelo mestre artesão Akashiya. As fibras especiais permitem reproduzir as técnicas de caligrafia japonesa, como o tome, o hane e o harai. É bom para escrever cartas, convites, endereços para envelopes e ocasiões comemorativas, além de ser ideal para preencher livros de visita para casamentos e Bodas de Ouro, por exemplo.

AOSHI - Empresa de Tokushima, emprega a técnica de Awa Ai, tingimento por índigo, em suas peças. Traz para São Paulo o echarpe de tamanho médio tingido de azul à base de materiais naturais com tecido de seda feito por tecelões de Kiryu. Apresenta ainda o trilho de mesa, que pode ser utilizado na mesa de jantar, no armário, porta sapatos e como decoração de parede. Outra novidade é a cortina curta de linho com padrão de bolinhas, que cria uma atmosfera suave no ambiente - pode ser usada na divisa de um cômodo com o corredor ou para separar o ambiente de loja do escritório.

CERAMIC AI – Fabricante de cerâmicas e louças, cujas matérias-primas são fornecidas por olarias parceiras de Tajimi, província de Gifu, responsável pela produção de mais de 60% da porcelana japonesa, que trabalha principalmente com o estilo Minoyaki. Em São Paulo serão apresentadas o conjunto de meshiwan (conjunto de tigela para arroz com cinco padrões que utilizam as cores da Nihonga, pintura tradicional japonesa), conjunto de chá com pote (com motivo de cerejeira, a flor tradicional do Japão) e conjunto com par de canecas (com abordagem mais moderna da flor de cerejeira).

GINPO - Com sede em Yokaichi, província de Mie, é a fabricante número um de panelas de barro do mercado japonês. A empresa cuida do processo produtivo, da matéria-prima, mistura e queima. Na Bienal apresentará a panela de barro Kikka (leve, de rápida fervura, muito boa para reter o calor e cozinhar no bafo) e a Sumi Kannyu (resistente ao calor graças à fórmula especial de esmalte e acabamento com tinta, denominado de Kannyu do mestre Ninsei, muito apreciada para uso comercial, como restaurantes).

GMC TOY’S FIELD - Desenvolveu a primeira pochete de silicone do mundo com fechadura do tipogamaguchi (boca de sapo). Atualmente a marca é líder no ramo de artigos de silicone, possuindo uma rica linha de produtos com mais de 500 itens. A linha de porta-moedas de silicone, POCHI, é o carro-chefe da marca, que mereceu o prêmio Good Design do Japão. Traz para os brasileiros a PLICA pochete de silicone, que serve de porta-bugigangas para manter dentro da bolsa e guardar objetos miúdos, como cremes labiais ou remédios, além de servir de carteira ou porta-moeda.

IHARA KIHAN - Empresa de Osaka desenvolve utensílios domésticos com qualidade, segurança e design em seus produtosNa bagagem traz as minitábuas de cortar antibacteriana 3 (produzido em tratamento antibacteriano, também evita que o cheiro de um alimento passe para o outro), o premier Petit steamer e a espátula com carvão binchotan. Com o primeiro, também com proteção antibacteriana, é possível fazer pratos deliciosos com praticidade usando o microondas para cozinhar alimentos no vapor. A espátula multiuso serve para fritar, tirar a comida da frigideira e cozinhar. É resistente ao calor de 240 graus, além de possuir tratamento antibacteriano e não utilizar pigmentos sintéticos.

KIMURA OHSHIDO – Fabricante de bonecos tradicionais, instalada bem em frente ao Templo Kiyomizu, desde 1887. As peças comercializadas variam entre bonecos de madeira (Kokeshi), porcelana, papel washi e de tecido rayon (chirimen). Em São Paulo vai apresentar o conjunto com minigatos da sorte conhecidos como Maneki Nekos e o minidaruma de papel colorido, símbolo da realização dos sonhos e apreciado pelos japoneses.

KIRIHARA WORKS&DESIGN - Oriundos de Sendai, província de Miyagui, os produtos criados por Kirihara são vendidos na loja do MoMA, em Nova York, ou no Conran Shop, em Londres. Apresenta em São Paulo o 3D Frame (moldura para expor objetos tridimensionais) e o 3D Package (caixa que permite empacotar objetos de forma fácil, segura e bonita - no interior dela o objeto é fixo flutuando no ar, evitando que ele possa se quebrar durante seu transporte, ideal para embalar presents).

MINAMI SANGYO - Empresa especializada em dar originalidade aos alimentos industrializados à base de soja, apresenta no Brasil a panela Banrai, que possibilita fazer tofu, utilizando soja microtriturada. A cerâmica utilizada é do estilo bankoyaki da província de Mie, e seu método de cozinhar a vapor por camada dupla também pode ser utilizado para preparar diferentes pratos ou cozidos.

MIYAKE - Localizada em Toki, o mais popular polo das indústrias de cerâmica do Japão, a empresa fornece soluções de culinária japonesa, especialmente relacionadas a restaurante e cozinha. Também produz artigos de laca, madeira e vidro e até ingredientes para o preparo dos pratos. Apresenta o prato comprido Iga Oribe, com divisória para molho shoyu (utilizado para servir makizushi), prato retangular Iron Kessho (carro-chefe da empresa), e a faca pequena de 135 mm da linha Damasco Yoshihiro (apreciada por profissionais da cozinha e usuários domésticos – ela possui lindos padrões de damasco e textura martelada).

MIYOSHI MFG. - Desde a fundação a empresa se especializou na moldagem de plástico e montagem de produtos. Ela fabrica, por exemplo, o GEL-COOMA (consegue manter a comida a uma temperatura abaixo de 15°C por quatro horas) em três tamanhos: 300ml, 600ml e 900ml. Há ainda a garrafa tumbler, que permite abrir o bocal com um único toque (possui parede de dupla camada a vácuo que mantém a temperatura tanto baixa quanto alta – é ótima para acondicionar e carregar bebidas quentes ou frias; disponível nos tamanhos 350ml e 480ml).

PEACHERINO - Desenvolve uma linha de produtos para salões de beleza. Ela apresenta no Brasil a Escova Lift Brush e o massageador Lift Roller para melhorar a flacidez da pele e combater a celulite. A escova tem seu grande segredo na ponta das cerdas de nylon onde foi embutido um minério natural que atua sobre os meridianos, combatendo a flacidez, de tal modo que o músculo do couro cabeludo retorna ao seu lugar natural. Essa ação ajuda a levantar os músculos da face, melhora o fluxo sanguíneo, elimina as dores de cabeça e o cansaço visual, e por fim, tonifica o couro cabeludo. O efeito de lift up é imediato, dura por uma a duas horas e pode ser usado por pessoas de qualquer idade. Seu uso contínuo combate a flacidez muscular do rosto. O massageador Lift Roller tem os mesmos princípios do Lift Brush, com um minério atuando sobre os meridianos. Ao rolar o aparelho sobre a pele, o equilíbrio muscular do local é recuperado. Seu formato em V permite massagear e pinçar, demonstrando todo o potencial no efeito de lift up e no cuidado contra celulite.

SUNCRAFT COMPANY LIMITED - Fabrica facas há 60 anos na cidade de Seki, província de Gifu, local internacionalmente conhecido pela produção de excelentes artigos de corte. Além de facas e tesouras culinárias, também produz utensílios e ferramentas de cozinha. Na Paralela irá apresentar o MU Bamboo (série de facas desenhadas pelos designers italianos Nunzia Paola Carallo e Jacopo Romano Grandis), Senzo (essa série utiliza aço damasco, um inox de alta qualidade e classe superior, possui magníficas ondulações que remetem às espadas japonesas) e Sekitsuba (série assinada pelo mestre Zo Sekitsuba e traz facas voltadas para aprendizes que querem se iniciar em uma faca japonesa – o punho utiliza madeira silvestre e a lâmina de aço inoxidável é fácil de afiar e resistente à ferrugem).

WAKASA NURI CENTER – É uma das maiores fabricantes de hashis (palitinhos) laqueados da província de Fukui, região responsável por 80% do mercado dessa categoria no Japão. Produz uma rica variedade de modelos e estilos, desde os mais contemporâneos aos mais luxuosos, que utilizam conchas, cascas de ovos e folhas de ouro cobertas com várias camadas de laca para criar padrões que imitam o fundo do mar. Em São Paulo vai apresentar o Hashi Lápis de Cor (lúdicos com formato de lápis de cor), Sakura Fujiyama (inspirados nas cores azul e vermelha, que são dois momentos característicos da paisagem do Monte Fuji) e Incenso (par de hashis fabricado com a técnica tradicional chamada Wakasanuri).

WASARA – Fabricante de utensílios para o lar. Busca transmitir o Japão pelos ingredientes e vasilhames e saborear os alimentos usando os cinco sentidos. Irá mostrar na Bienal os copos de vinho (nas versões tumbler, copo de vinho, copo de café e choko para saquê), o Kaku  (vasilhas de papel ecológicas e de desenho elegante - sua forma orgânica, resultado da busca pela facilidade do manuseio e textura rústica possui uma beleza funcional somente alcançável com a avançada técnica dos artesãos japoneses, obtendo um prato descartável diferente de tudo que se conhece) e Wasara (prato de papel feito de material compostável que é absorvido de volta à terra - é um produto ecológico que utiliza materiais sem risco de esgotar e que sobrecarregam pouco a natureza como o bambu e o bagaço de cana).

Serviço:
32ª Paralela
24 a 27 de julho de 2017
Pavilhão Bienal de São Paulo
Parque do Ibirapuera - Portão 3
São Paulo – SP
Informações: http://www.paraleladesign.com.br

Pincéis da Akashiya (Fotos: Divulgação)

Minitábua antibacteriana da Ihara

Conjunto da Cerâmica AI

(da Assessoria)



Últimas

2017/08/14 » Chieko Aoki entre os melhores CEOs do Brasil em 2017, segundo a Forbes
2017/07/28 » Cenibra e parceiros promovem reintrodução de aves
2017/07/24 » Empresas japonesas participam da 32ª Paralela em São Paulo
2017/05/05 » Toyota testa energia híbrida combinada à tecnologia de célula de combustível em microturbinas de gás
2017/04/27 » Popularização de produtos faz empresas japonesas apostarem no setor supermercadista brasileiro
2017/02/06 » GM e Honda estabelecem primeira operação conjunta da indústria para a fabricação de um sistema de célula de combustível
2017/01/31 » Toyota utilizará empilhadeiras movidas à célula de combustível em sua fábrica no Japão
2017/01/18 » Toyota fecha acordo para criação de sociedade baseada no hidrogênio nos Emirados Árabes Unidos
2016/10/05 » Shimadzu investe para ampliar sua participação no país
2016/08/04 » Yakult 40 light chega ao Brasil
2016/07/07 » Yasuda Marítima muda nome para Sompo Seguros S.A. e conclui alinhamento com Grupo global
2016/06/01 » Miura Boiler deu início oficialmente à produção de caldeiras industriais em Jundiaí
2016/05/25 » Shimadzu do Brasil anuncia aquisição da Sinc
2016/05/10 » Toyota inaugura fábrica em Porto Feliz (SP)
2016/03/29 » Honda entrega o primeiro Clarity Fuel Cell produzido em série no Japão
2015/05/06 » Toyota Empilhadeiras anuncia o início da produção de equipamentos em Artur Nogueira (SP)
2015/04/17 » Itirapina abrigará uma das maiores empresas automotivas do mundo
2015/03/23 » Alckmin ressalta importância da indústria no desenvolvimento
2015/02/26 » Mitsubishi Heavy Industries busca novas oportunidades de investimentos no RS
2014/06/18 » Horiba inaugura fábrica em Jundiaí (SP)

Ver mais »