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Toyota anuncia R$ 1 bilhão de investimento 28/09/2018

Por meio deste aporte, planta da marca passará por modernização afim de tornar-se ainda mais competitiva no cenário regional, produzindo carros cada vez melhores

A Toyota anuncia hoje, 28 de setembro, investimento de R$ 1 bilhão em sua planta de Indaiatuba, interior de São Paulo (SP). O aporte tem missão de preparar a unidade dentro de um processo de modernização para se tornar mais flexível e competitiva no cenário brasileiro e latino-americano, com o intuito de produzir carros cada vez melhores.

O anúncio foi celebrado pela direção da companhia em cerimônia realizada na tarde de hoje naquela planta, em conjunto com representantes do governo federal, estadual e da cidade de Indaiatuba, além de parceiros, como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo –, colaboradores e do sindicato local. A ocasião também marcou os 20 anos de operação da unidade de Indaiatuba, reconhecida pela excelência em qualidade na fabricação do líder do segmento de sedãs médios e um dos carros de maior sucesso do Brasil, o Corolla.

Este novo ciclo de investimentos da empresa está intimamente ligado ao seu compromisso em produzir carros cada vez melhores e ao engajamento de toda a sua cadeia de valor. Além disso, trata-se do primeiro investimento da indústria automotiva após o anúncio do Programa Rota 2030 e demonstra a confiança da Toyota no futuro do País.

O montante trará aprimoramento, atualização e modernização de todos os processos na linha de montagem de Indaiatuba em um prazo de até 18 meses. Contempla, ainda, o aperfeiçoamento de mão de obra por meio de atualizações técnicas, melhoria de ergonomia e treinamentos de toda sua força de trabalho.

“O anúncio da Toyota é mais um exemplo da confiança da empresa no Brasil e nos brasileiros. Com esse investimento de R$ 1 bilhão, nossa fábrica se tornará mais flexível e competitiva com o intuito de atender às expectativas de nossos clientes e sermos mais competitivos em nossas exportações”, afirma Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.

20 anos de Indaiatuba

Para escolha do local que abrigaria o primeiro complexo a fabricar o sedã médio Corolla em solo latino-americano, a Toyota levou em consideração os aspectos logísticos e de qualificação de mão de obra ao selecionar o município de Indaiatuba, interior de São Paulo.

Com a compra de um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados e com o posterior investimento de US$ 150 milhões, a Toyota do Brasil iniciou, em 1996, a construção das instalações de sua segunda fábrica no País. Desta forma, em setembro de 1998, com a produção do primeiro Corolla brasileiro, inaugurou-se oficialmente a unidade de Indaiatuba (SP). Dois anos mais tarde foram investidos outros US$ 300 milhões para a modernização e ampliação estrutural desta unidade.

Este novo aporte marcou o início da produção da 9ª geração do Corolla, a partir de junho de 2002. No mês de janeiro de 2003, como resultado do êxito absoluto do sedã médio, a Toyota do Brasil iniciou o segundo turno, que elevou o volume de produção em 120%. Em janeiro de 2004, a planta alcançou a produção acumulada de 100 mil unidades do Corolla.

A consolidação de mercado fez com que a Toyota do Brasil decidisse lançar um novo modelo derivado do sedã: a Fielder, veículo que redefiniu o segmento de peruas. Com a injeção de US$ 15 milhões, a fábrica de Indaiatuba começou a produzir o modelo em maio de 2004, que imediatamente assumiu a posição de liderança, conseguindo reavivar esse segmento no mercado automotivo nacional. Em 2007, a Toyota passou a fabricar em Indaiatuba, com um investimento adicional de US$ 15 milhões, a linha Corolla Flex, composta pelo sedã Corolla e pela Fielder.

A tecnologia de motores que aceitam a utilização de álcool e gasolina puros ou misturados em qualquer proporção foi um trabalho conjunto das engenharias da Toyota do Brasil e do Japão, sendo esta a primeira vez que a Toyota Motor Corporation (TMC) desenvolveu a tecnologia bicombustível e, no caso, exclusivamente voltada ao mercado brasileiro. Em 2008, a Toyota lançou ao mercado a 10ª geração do Corolla.

Em março de 2014, foi a vez da 11ª geração do modelo começar a ser produzida e três anos depois, a planta celebrou a marca histórica de 1 milhão de unidades produzidas do Corolla em Indaiatuba.

Como qualidade é fator primordial para a Toyota, a empresa mantém uma pista de testes, localizada no entorno da fábrica, onde engenheiros do departamento de controle de qualidade realizam experimentos constantes para certificação da excelência do modelo produzido. O circuito possui mil metros de extensão e 4,2 metros de largura, possibilitando a verificação, inclusive, de possíveis aprimoramentos no produto.

“A planta de Indaiatuba foi a grande responsável por colocar a Toyota em uma posição de maior destaque no setor automotivo brasileiro e nos orgulhamos muito de sua trajetória. Hoje, o Corolla é referência e um dos carros de maior sucesso no Brasil e isso é resultado do exercício constante de busca pela melhoria contínua, que faz parte do DNA de todos os nossos colaboradores. Tenho certeza que este investimento trará muitos benefícios a eles também, com importantes melhorias na ergonomia e nas condições de trabalho de todos”, reflete Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Sustentabilidade

O cuidado com o meio ambiente e a propagação de boas práticas para preservação dos recursos naturais são, também, pontos cruciais na atuação da Toyota em Indaiatuba. Junto à prefeitura local, a fabricante mantém e gerencia diversas ações em prol da comunidade, como o Projeto Ambientação, realizado pelo braço social da montadora, a Fundação Toyota do Brasil. Desde 2008, por meio da iniciativa, a entidade dissemina práticas sustentáveis utilizando a metodologia TBP (Toyota Business Practices) com o objetivo de promover a educação em questões ambientais como o consumo consciente de recursos naturais (água e energia elétrica) e o gerenciamento de resíduos dentro de prédios públicos, organizações não governamentais e na sociedade.

Atualmente, o Projeto Ambientação tem atuado nas Regiões Metropolitanas de Sorocaba e Campinas, impactando servidores públicos de mais de 20 municípios paulistas. Nos últimos oito anos, com os trabalhos desenvolvidos pela iniciativa, mais de 698 milhões de litros de água deixaram de ser consumidos. O volume equivale a 3,4 milhões de ciclos de uma lava-roupa. Ou seja, volume suficiente para lavar a roupa de mais de 268 mil habitantes ou 33% da população da cidade de São Bernardo do Campo (SP) por um ano.

Programa de Visitas

Desde 15 de agosto deste ano, a fábrica de Indaiatuba conta com um programa de visitas cuja missão é ajudar a construir um legado do conhecimento industrial junto à sociedade brasileira.

Como empresa cidadã, o programa da Toyota foi concebido para multiplicar as boas práticas operacionais e industriais, ao compartilhar valores intrínsecos em sua filosofia empresarial, mundialmente reconhecida pela eficiência e qualidade na produção.

Por meio de inscrição no site www.toyota.com.br/programa-de-visitas, os interessados podem fazer um tourpelas instalações da fábrica e conhecer em detalhes o Sistema Toyota de Produção. A visita tem foco técnico e é restrita a um público maior de 15 anos.

Corolla no Brasil

As primeiras unidades do Corolla desembarcaram no Brasil em 1994, quatro anos após o início da abertura de importação no segmento de automóveis no País. Tais mudanças na legislação brasileira em relação ao comércio internacional de veículos assegurou a chegada das primeiras unidades do Corolla no território nacional, importadas do Japão.

Já nos três primeiros anos de vendas no mercado, a Toyota observou um crescente interesse dos consumidores pelo sedã, que já despontava como líder de seu segmento em vários países ao redor do mundo. O aumento constante da demanda apoiou o plano da fabricante para viabilizar sua produção local.

Desde então, o Corolla vem se destacando como um dos veículos de maior sucesso em vendas de seu segmento em todo o Brasil. Nos primeiros oito meses de 2018, por exemplo, o veículo mantém a liderança absoluta entre todos os sedãs médios nacionais, com 38.159 unidades comercializadas, o que representa 44% do total de emplacamentos nesta fatia de mercado. (da Assessoria)

Foto: Divulgação



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