Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(386)Você está em:
  • Home »
    • Câmara em ação
      • » Tópicos

Tópicos

Selecione datas para filtrar: a OK
Consórcio de cinco empresas japonesas vai adquirir participação na Ecovix 23/10/2013

Tecnologia avançada e especialização operacional serão fornecidas em busca da prosperidade mútua

Tóquio, 22 de outubro de 2013 – Cinco empresas japonesas – Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. (MHI), Imabari Shipbuilding Co., Ltd., Namura Shipbuilding Co., Ltd., Oshima Shipbuilding Co., Ltd. e Mitsubishi Corporation – concordaram em adquirir uma participação na Ecovix - Engevix Construções Oceânicas S.A. (Ecovix), um importante empresa de construção naval brasileira. Um Acordo de Compra de Ações (SPA - Share Purchase Agreement) entre o consórcio japonês e os parceiros brasileiros foi assinado hoje. A iniciativa marca o primeiro investimento realizado por um consórcio japonês formado por empresas de construção naval e uma empresa comercial em uma empresa de construção naval brasileira, visando a prosperidade mútua por meio da disponibilização pelo lado japonês de tecnologia avançada e especialização operacional em linha com a estratégia do Brasil para promover suas indústrias locais.

No âmbito desta iniciativa, o consórcio japonês, liderado pela MHI, vai adquirir uma participação de 30% no capital da Ecovix Engevix Construções Oceânicas. Os planos especificam que a aquisição seja concluída assim que as partes obtiverem aprovação da autoridade antitruste brasileira, por meio da JB Minovix Investimentos e Participações S.A., uma sociedade de propósito específico (SPE) a ser criada no Brasil pelos cinco parceiros do consórcio. A MHI deterá a maioria das ações na SPC, com os outros quatro parceiros japoneses detendo as ações remanescentes.

Na presença de autoridades japonesas e brasileiras, o Acordo de Compra de Ações foi assinado em Tóquio pelos representantes dos seis novos parceiros - Ecovix, MHI, Imabari Shipbuilding, Namura Shipbuilding, Oshima Shipbuilding e Mitsubishi Corporation.

A Ecovix é controlada pelo Grupo Jackson, empresa holding que consolida a principal empresa de engenharia brasileira, a Engevix Engenharia, a empresa de geração de energia limpa Desenvix e a empresa de gestão de infraestrutura Infravix. A Ecovix foi estabelecida em 2010 para construir oito unidades flutuantes de produção, armazenamento e descarga (FPSO) iniciais para dar apoio ao programa de exploração de petróleo na camada pré-sal do Brasil. Em agosto de 2012, a Ecovix venceu contratos para o fornecimento de serviços de engenharia, aquisição e construção de três novos navios-sonda para a Sete Brasil, uma importante empresa proprietária de ativos que atua no setor de petróleo e gás, envolvida no programa de exploração offshore do pré-sal do Brasil.

O petróleo na camada do pré-sal foi a maior descoberta de petróleo das últimas décadas e representa um desafio tecnológico que Petrobras superou com sucesso. O Brasil está esperando não apenas atingir a auto-suficiência, mas também ser um importante exportador de petróleo nos próximos anos. Dessa forma, a exploração e produção a partir dessas reservas representam uma parte importante dos planos brasileiros para as próximas duas décadas.

Assim, o Brasil adotou uma estratégia que visa atrair novas tecnologias e desenvolver as indústrias locais, incluindo a de construção naval. Ao mesmo tempo, o país também está registrando um aumento da demanda por navios e estruturas marítimas de todos os tipos, incluindo navios de perfuração e FPSOs, que são equipamentos essenciais para a exploração e produção de campos de petróleo offshore da camada do pré-sal.

A presença de quatro importantes empresas de construção naval japonesas, por meio de aporte de capital, oferecerá um excelente suporte a Ecovix para contribuir decisivamente para este esforço da nação de atender às crescentes exigências de qualidade e prazo na construção destes equipamentos chave e também uma demanda em constante crescimento por produção de petróleo mais segura dos campos offshore.

Juntamente com a Funcef – Fundação dos Economiários Federais, o terceiro maior fundo de previdência da América Latina, a Ecovix também controla a RG Estaleiros, empresa holding que consolida os estaleiros da Ecovix no sul do Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul. A Ecovix emprega mais de 5.000 funcionários, possui o maior dique seco do país e o guindaste de pórtico Golias, com capacidade de içamento de 2.000 toneladas.

A excelência de habilidades gerenciais e suporte tecnológico avançado do consórcio japonês de cinco membros, associados com as capacidades empreendedoras da equipe e excelentes instalações no estaleiro do Rio Grande são ingredientes fundamentais para assegurar a posição de liderança da Ecovix como a melhor empresa de construção naval brasileira.

 

A-13-10-28-ecovix-sv

Consórcio japonês, liderado pela MHI, vai adquirir uma participação de 30% no capital da Ecovix Engevix Construções Oceânicas. (Foto: Divulgação)



Últimas

2017/10/11 » Bolsa japonesa fecha com maior alta dos últimos 20 anos enquanto dólar cai
2017/10/10 » Sistema de satélites Michibiki traz melhorias
2017/10/10 » Japão lança com sucesso satélite Michibiki
2017/10/04 » A nova estratégia do Japão sobre a Internet das Coisas
2017/09/12 » Japão promove exportação de produtos alimentícios online
2017/09/12 » Agência espacial japonesa anuncia data de lançamento de novo satélite de radar
2017/06/20 » Tecnologia de ponta na geração de energia desenvolvida em Fukushima
2017/04/17 » Comentário: Objetivos dos EUA em negociações econômicas com o Japão
2017/03/29 » Perspectivas para a economia japonesa no ano fiscal de 2017
2017/02/22 » Painel discute desregulamentação para vistos de estrangeiros em zonas estratégicas especiais no Japão
2017/02/14 » O futuro das questões comerciais nipo-americanas
2017/02/13 » PIB do Japão cresce pelo quarto trimestre seguido
2017/02/13 » Comentário — Resultados da reunião de cúpula Japão-EUA
2017/02/07 » Montadoras japonesas Toyota e Suzuki fecham acordo de parceria
2017/01/17 » Premiê japonês promete trabalhar pela paz e prosperidade na região Ásia-Pacífico
2017/01/17 » Japão e União Europeia voltam a debater parceria econômica
2017/01/13 » Cientistas criam "intestino" a partir de células-tronco embrionárias
2015/10/30 » Príncipe japonês inicia por São Paulo visita de 12 dias ao Brasil
2015/07/06 » Brasil tem desafio de escoar produção pelo Norte, diz ministra a empresários japoneses
2015/07/06 » Japão vai inspecionar frigoríficos brasileiros de carne bovina em agosto

Ver mais »