Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(386)Você está em:
  • Home »
    • Câmara em ação
      • » Tópicos

Tópicos

Selecione datas para filtrar: a OK
Perspectivas para a economia japonesa no ano fiscal de 2017 29/03/2017

No Comentário de hoje, vamos ouvir o economista-chefe executivo do Instituto de Pesquisas Daiichi Life, Hideo Kumano. Ele vai nos falar sobre as perspectivas da economia japonesa para o ano fiscal de 2017, que começa em abril.

Ele diz: "A economia japonesa vem apresentando uma melhora moderada há cerca de um ano, graças à força das exportações do setor manufatureiro respaldadas por fortes economias estrangeiras. Eu estimo que a economia global vai crescer rapidamente na primeira metade do ano fiscal de 2017. Contudo, a questão central para as perspectivas econômicas do Japão será a extensão da influência positiva que a força das exportações vai ter sobre a economia doméstica.

Um fator de risco no exterior que não podemos deixar de lado são as políticas econômicas do presidente americano. Donald Trump prometeu várias iniciativas que devem ter um efeito positivo na economia. Por exemplo, o investimento de um trilhão de dólares em infraestrutura e reduções fiscais corporativas nos Estados Unidos. Agora, a economia americana apresenta um crescimento econômico de cerca de 2%, mas Trump disse que vai chegar a 4%. Se as políticas do presidente forem adotadas isso vai acarretar em benefícios significativos para a economia japonesa. No entanto, recentemente, é cada vez maior o receio de que Trump não vai conseguir trabalhar com o Congresso americano a fim de cumprir suas promessas, e vai acabar desapontando. Acredito que estamos vendo alguns sinais de alerta de que o cenário para a economia japonesa vai melhorar, graças à economia americana.

Já na Europa, o Reino Unido vai começar as negociações para deixar a União Europeia. Contudo, para a economia japonesa, a eleição presidencial na França deve ter um impacto maior. O pleito está agendado para acontecer entre abril e maio. Se a líder do partido de extrema-direita Frente Nacional, Marine Le Pen, for eleita, o país vai adotar políticas protecionistas. Assim, existem temores de que, não apenas a França, mas outros países europeus também vão relutar em tomar medidas de liberalização do comércio.

Na China também vai haver uma grande mudança na composição do Politburo e do Comitê Permanente do Congresso Popular Nacional durante o Congresso do Partido Comunista, que acontece na segunda metade do ano. Todos os membros de alto escalão, com exceção do secretário-geral do partido, Xi Jinping, vão mudar. Isso deve provocar alterações na política econômica do país.

Para mim, estes acontecimentos políticos do exterior vão influenciar a economia do Japão no ano fiscal de 2017. Mas também se olharmos para dentro do país, temos que lembrar das negociações salariais das pequenas e médias empresas que vão acontecer até julho. Se os ajustes forem maiores do que os feitos no ano passado, o crescimento nos gastos pessoais deve ser certo.

Também é preciso ter em mente o mercado de câmbio. Um iene mais forte vai ser um fardo para as exportações japonesas. Por outro lado, uma moeda enfraquecida aumentaria os preços dos importados, elevando também a taxa de crescimento de preços e afetando o otimismo do consumidor. Para garantir que a economia japonesa entre nos eixos rumo ao crescimento estável, é preciso tomar medidas concretas. Por exemplo, podemos aumentar a produção per capita, o que geraria um aumento na renda das empresas e acabaria aumentando os salários." (da NHK World)



Últimas

2017/06/20 » Tecnologia de ponta na geração de energia desenvolvida em Fukushima
2017/04/17 » Comentário: Objetivos dos EUA em negociações econômicas com o Japão
2017/03/29 » Perspectivas para a economia japonesa no ano fiscal de 2017
2017/02/22 » Painel discute desregulamentação para vistos de estrangeiros em zonas estratégicas especiais no Japão
2017/02/14 » O futuro das questões comerciais nipo-americanas
2017/02/13 » PIB do Japão cresce pelo quarto trimestre seguido
2017/02/13 » Comentário — Resultados da reunião de cúpula Japão-EUA
2017/02/07 » Montadoras japonesas Toyota e Suzuki fecham acordo de parceria
2017/01/17 » Premiê japonês promete trabalhar pela paz e prosperidade na região Ásia-Pacífico
2017/01/17 » Japão e União Europeia voltam a debater parceria econômica
2017/01/13 » Cientistas criam "intestino" a partir de células-tronco embrionárias
2015/10/30 » Príncipe japonês inicia por São Paulo visita de 12 dias ao Brasil
2015/07/06 » Brasil tem desafio de escoar produção pelo Norte, diz ministra a empresários japoneses
2015/07/06 » Japão vai inspecionar frigoríficos brasileiros de carne bovina em agosto
2015/07/06 » Kátia Abreu trabalha para ampliar participação de produtos do Brasil no Japão
2013/11/25 » CEO mundial da Honda encontra-se com Dilma Rousseff
2013/10/23 » Consórcio de cinco empresas japonesas vai adquirir participação na Ecovix
2013/10/18 » AGC inicia produção de vidros de alta tecnologia no Brasil
2013/05/24 » Presidente Dilma Rousseff deve visitar o Japão em junho
2013/05/23 » De olho em infraestrutura e oportunidades cônsul do Japão pretende estreitar laços com MS

Ver mais »