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As montadoras japonesas e os carros elétricos 25/10/2017

Regulamentos ambientais mais rígidos fizeram montadoras em todo o planeta voltarem sua atenção para veículos elétricos que não emitem gases. As montadoras japonesas têm se concentrado mais em veículos híbridos, movidos a gasolina mas com um motor elétrico, do que em carros inteiramente elétricos. No Comentário de hoje, vamos ouvir Yoshimi Furukawa, professor da Escola de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências do Instituto de Tecnologia Shibaura. Ele vai nos falar sobre o que está por trás desta mudança e como as montadoras japonesas estão reagindo à tendência.

Ele diz: "Na Europa, Alemanha, Reino Unido e França decidiram acabar com a produção de veículos movidos somente a gasolina. Já a China estabeleceu uma nova política energética para seus carros. Segundo o plano, a partir de 2019 as vendas de veículos elétricos e híbridos recarregáveis terão que corresponder a certas parcelas do total de novos veículos vendidos. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o Estado da Califórnia já obriga montadoras a vender uma certa porcentagem de veículos ecologicamente corretos, mas em 2018 os híbridos serão removidos da categoria. A indústria automotiva global está deixando para trás os veículos a gasolina para desenvolver, produzir e vender modelos elétricos, híbridos, híbridos recarregáveis e veículos movidos a célula de combustível.

Oficialmente, por trás da mudança está o Acordo de Paris sobre a mudança climática. Concluído no final de 2015, o acordo pede a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa o quanto antes, além de emissões praticamente zero a partir de 2050.

A Europa está adotando uma estratégia diferente do Japão em relação aos carros híbridos para tentar revitalizar sua indústria automotiva. Pensando também na sua indústria local, para a China as tecnologias relacionadas com veículos elétricos são mais fáceis de aprender do que aquelas de modelos movidos a gasolina. Os governos europeus e chinês estão adotando políticas nacionais para que suas indústrias automotivas optem por modelos elétricos. Podemos dizer que o objetivo seria restringir os híbridos, setor onde as montadoras japonesas tem uma vantagem competitiva.

Japonesas como a Toyota e a Honda estão investindo em veículos movidos a células de combustível como a próxima tecnologia ecologicamente correta. Contudo, estas montadoras estão planejando adotar modelos elétricos para seguir a política chinesa.

Do ponto de vista da tecnologia, veículos elétricos movidos somente por bateria têm cerca de 200 quilômetros de autonomia por carga, portanto seu uso é limitado. As baterias estragam com o uso, e cada recarga exige tempo. Os modelos elétricos são normalmente equipados com baterias de íon de lítio, que deterioram em altas temperaturas e podem pegar fogo.

Devido a estes problemas, é preciso que a recarga das baterias seja de até 80 ou 70% de sua capacidade. Com o desenvolvimento de modelos híbridos, as montadoras japonesas conseguiram obter conhecimento e experiência no controle da energia nas baterias. Ou seja, elas tem a tecnologia necessária para os veículos elétricos. Assim, acredito que as montadoras japonesas serão capazes de se adequar aos regulamentos chineses e americanos." (da NHK World)



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