Os chanceleres do Japão e da China concordaram em promover visitas recíprocas dos líderes de suas nações em uma tentativa de melhorar os laços bilaterais.
No domingo, em Tóquio, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Taro Kono, jantou com Wang Yi, o ministro das Relações Exteriores da China.
Ambos concordaram que a possível visita de Li Keqiang, o premiê chinês, ao Japão sirva como uma espécie de primeiro passo para organizar visitas mútuas do premiê japonês, Shinzo Abe, e do presidente da China, Xi Jinping.
Li talvez visite o Japão no começo de maio para participar de um sugerido encontro de cúpula trilateral com Abe e o Moon Jae-in, o presidente da Coreia do Sul. Esta pode ser a primeira visita de Li ao Japão desde que ele assumiu o cargo de premiê da China.
Kono e Wang também conversaram sobre a Coreia do Norte e problemas ligados ao país. No mês passado, em Pequim, o presidente chinês teve um encontro com Kim Jong Un, o líder norte-coreano.
Os chanceleres do Japão e da China ainda concordaram em cooperar estreitamente para continuar a implementar sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam convencer a liderança de Pyongyang a abandonar seus programas nuclear e de mísseis.
Kono também pediu para oficiais do governo chinês ajudarem a solucionar a questão dos cidadãos japoneses que foram sequestrados pela Coreia do Norte. (da NHK World Japan)

Chanceleres da China, Wang Yi, e do Japão, Taro Kono
Foto: NHK World Japan