Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(386)Você está em:
  • Home »
    • Câmara em ação
      • » Tópicos

Tópicos

Selecione datas para filtrar: a OK
Comentário — Primeiro-ministro japonês fará últimos pleitos a Trump 07/06/2018

O primeiro-ministro do Japão será recebido em Washington pelo presidente dos Estados Unidos nesta quinta-feira (7), véspera da participação de ambos na reunião de cúpula do Grupo dos Sete no Canadá, que começa sexta-feira.

Neste Comentário, o jornalista Takeshi Masuda, da NHK, fala da finalidade da conversa entre Shinzo Abe e Donald Trump e da pauta do encontro.

“Abe pretendia negociar pessoalmente com Trump antes da primeira reunião de cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte programada para a semana que vem. Inicialmente o premiê japonês havia planejado dialogar com o presidente americano na cúpula do G-7. Teve o receio, porém, de que não haveria tempo suficiente para a longa discussão pretendida. Por isso, decidiu fazer a escala em Washington para a audiência pessoal com Trump. A decisão também pode ter relação com o ceticismo do primeiro-ministro quanto à atitude a ser adotada pelo presidente americano na iminente reunião com o líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong Un.

O Japão receia a possibilidade de que Trump, para antecipar resultados, faça concessões a Kim nas questões nuclear e de mísseis.

Há uma grande expectativa entre apoiadores do presidente dos Estados Unidos de que um acordo de desnuclearização com Pyongyang possa lhe valer um Nobel da Paz. O próprio Donald Trump deve ver o encontro como rara oportunidade para ser lembrado como um dos maiores presidente da história. O fato é que, nos últimos tempos, a sua atitude com respeito à Coreia do Norte vem se tornando notavelmente conciliatória e otimista. Na semana passada, o chefe de Estado chegou a declarar que não deseja mais usar a expressão ‘pressão máxima’ ao se referir ao país asiático.

A declaração causou impacto no governo japonês porque ‘pressão máxima’ é uma expressão simbólica usada repetidas vezes em referência ao regime norte-coreano por autoridades japonesas e americanas.

Desse modo, o primeiro-ministro do Japão pretende insistir com Trump para que não alivie a pressão até obter de Pyongyang o compromisso de se desnuclearizar de modo completo, comprovável e irreversível.

Além disso, Shinzo Abe quer reiterar o pedido de que o presidente americano trate na cúpula da questão dos sequestros de japoneses pelo regime norte-coreano. Pretende acrescentar que o Japão não oferecerá assistência para a Coreia do Norte sem uma resolução da questão.

O premiê quer ainda a colaboração de Washington para convencer Pyongyang a se desfazer de todos os seus mísseis, incluindo os de curto e médio alcances capazes de atingir o Japão.

No diálogo com Abe, Trump provavelmente vai demonstrar compreensão com respeito aos pedidos. Será difícil, contudo, antecipar o modo como tratará deles na reunião com o líder supremo da Coreia do Norte. Por isso é que o premiê quer fazer um último pleito ao presidente dos Estados Unidos. Será um momento em que Abe vai colocar à prova o relacionamento de confiança estabelecido arduamente com Trump.” (da NHK World Japan) 



Últimas

2019/02/15 » Integração da transação de ações e futuros de commodities poderá em breve se tornar realidade no Japão
2019/02/14 » PIB do Japão registra crescimento positivo, apesar de preocupações com China
2019/02/08 » Exportações de produtos alimentícios do Japão atingem valores sem precedentes em 2018
2019/02/08 » Saldo da conta corrente do Japão cai mas permanece positivo
2019/02/08 » Trem-bala de próxima geração é mostrado à imprensa no oeste do Japão
2019/02/07 » Softbank registra lucro recorde entre abril e dezembro de 2018
2019/02/06 » Toyota registra recorde de vendas, mas reduz previsão de lucro líquido
2019/02/06 » Honda vai desenvolver baterias para veículos elétricos em conjunto com empresa chinesa
2019/02/01 » Significado e objetivos do novo acordo de parceria econômica entre Japão e União Europeia
2019/02/01 » Acordo de livre comércio entre Japão e União Europeia entra em vigor
2019/01/29 » Recuperação da economia japonesa deve ser a mais longa do pós-guerra
2019/01/29 » Exposição sobre diplomatas que salvaram judeus na Segunda Guerra Mundial tem início em Nova York
2019/01/24 » Japão e Brasil concordam em promover livre comércio
2019/01/14 » Fabricantes japonesas expandem serviços de compartilhamento de veículos
2019/01/07 » Palavra-chave — Política do Japão para atrair turistas e taxa de partida
2019/01/07 » Japão lança cobrança de taxa de saída do país
2018/12/30 » Entra em vigor o acordo de livre comércio Parceria Transpacífica
2018/12/28 » Embaixador japonês quer expansão de negócios entre Brasil e Japão
2018/12/14 » Banco Central revela resultados de pesquisa sobre sentimento de companhias japonesas em relação a negócios
2018/12/13 » Painel do governo japonês diz que período de crescimento do país iniciado em 2012 é o segundo maior do pós-guerra

Ver mais »