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Palavra-chave: Shinkansen 12/12/2018

As operações do Shinkansen, o serviço de trem-bala do Japão, tiveram início em 1964, ano da Olimpíada de Tóquio. A primeira linha de Shinkansen tinha cerca de 515 quilômetros, conectando as estações de Tóquio e Shin-Osaka. Os primeiros trens viajavam a uma velocidade máxima de mais de 200 quilômetros por hora. O Shinkansen foi chamado de primeiro trem de alta velocidade do mundo. Sua rede continuou a se expandir desde então, e em 2018 novas linhas estão em construção em todo o Japão, incluindo Hokkaido, Hokuriku e Kyushu.

O sistema de Shinkansen é composto de veículos, trilhos e tecnologia especializados. O sistema ostenta não apenas alta velocidade mas excelente segurança e pontualidade. Sua segurança tem sido especialmente elogiada ao redor do mundo. Em mais de meio século da história do Shinkansen, não houveram fatalidades causadas por falhas nos trens ou suas operações.

Desde a virada do século, o Japão tem exportado a tecnologia Shinkansen. A primeira ferrovia no exterior a utilizá-la iniciou suas operações em Taiwan no ano de 2007. Em 2015, a Índia também decidiu adotar a tecnologia.

Em anos recentes, tem aumentado o interesse ao redor do mundo em ferrovias como um meio de transporte eficiente com pouca emissão de carbono. Muitos países estão promovendo ativamente a construção de ferrovias como projetos nacionais. A UNIFE, associação europeia da indústria de ferrovias, disse que o mercado global deve chegar a 210 bilhões de dólares anuais no período de 2019 a 2021. A construção de ferrovias de alta velocidade deve crescer especialmente na Ásia.

O Shinkansen japonês enfrenta competição dos sistemas de trens de alta velocidade da França, que tem vantagens em termos de custos, e da China, que tem se desenvolvido rapidamente nos últimos anos. Em meio à intensificação da competição por projetos em todo o mundo, inovações tecnológicas, incluindo melhor desempenho em matéria ambiental, se tornarão ainda mais importantes. (da NHK World Japan)



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