O ministro japonês encarregado das negociações comerciais com os Estados Unidos declarou que ele e o representante norte-americano nas conversações ainda não conseguiram superar suas diferenças.
Toshimitsu Motegi se encontrou com o representante de Comércio dos EUA Robert Lighthizer para discutir as tarifas sobre produtos agropecuários e sobre automóveis. A reunião, que foi realizada em Washington, durou cinco horas.
Motegi declarou a repórteres que eles haviam limitado os pontos a serem negociados e concordaram em acelerar os trabalhos restantes.
Ele disse ainda que as negociações têm sido muito difíceis porque ambos os lados têm seus interesses nacionais em jogo. Segundo o ministro, as negociações se aprofundaram, mas ainda existe uma distância entre as duas partes a ser atravessada.
Os dois representantes devem se encontrar novamente nesta quinta-feira para a segunda rodada de negociações realizadas neste mês.
Acredita-se que o governo japonês esteja tentando conseguir concessões. Segundo o Japão, se os Estados Unidos desejam um mercado mais aberto para seus produtos agrícolas, eles precisam diminuir as tarifas sobre os produtos industrializados importados do Japão, como automóveis e autopeças.
Os governos do Japão e dos Estados Unidos esperam alcançar um acordo após a realização de duas cúpulas bilaterais que se aproximam — uma nos bastidores da cúpula do G7, que tem início na sexta-feira na França, e outra durante uma sessão da Assembleia Geral da ONU no final de setembro. (da NHK - Conglomerado de mídia pública do Japão)

Foto: NHK World Japan