Um mês depois do tufão Hagibis ter causado enormes estragos em várias partes do Japão, ainda não se sabe o valor total dos prejuízos nos setores agropecuário e industrial, já que eles continuam aumentando.
Segundo o Ministério da Agricultura, nos setores agropecuário, pesqueiro e silvícola os prejuízos causados pelas fortes tempestades em setembro e outubro chegam agora aos 2,8 bilhões de dólares.
Este é o segundo mais alto prejuízo financeiro relacionado a tufões desde que esses registros tiveram início em 1964. O ministério está agora preparando um pacote de auxílio aos agricultores.
Negócios de pequeno e médio porte também foram bastante prejudicados. Segundo o Ministério da Indústria, os prejuízos dessas empresas subiu para 4,4 bilhões de dólares no final de outubro. Este foi o maior prejuízo desde os enormes terremoto e tsunami que atingiram o nordeste do Japão em 2011.
Das províncias mais atingidas, Fukushima teve um prejuízo de 980 milhões de dólares, Miyagi ficou em segundo lugar, com 890 milhões de dólares e Nagano e Tochigi sofreram cerca de 700 milhões de dólares cada, em prejuízos. (da NHK - Emissora pública de televisão do Japão)

NHK World Japan