O Banco do Japão revelou os primeiros indicadores de como o aumento do imposto sobre consumo em outubro está afetando os preços. Os números revelam que apesar do impacto para cima do aumento sobre o imposto, os preços estão em queda devido a outros fatores.
O Índice de Preços do Produtor mede o custo dos bens em sua saída da produção. Em outubro, a queda foi de 0,4% em relação ao ano anterior. Foi o quinto mês seguido em que o índice teve baixa.
Entretanto, representantes do Banco do Japão disseram que sem o aumento do imposto, o índice poderia ter caído muito mais, em cerca de 1,9%. Isso revela que a alta do imposto teve um efeito significativo para cima.
O resultado negativo geral se deve ao enfraquecimento da demanda por óleo bruto. Isso foi causado pelo crescimento mais lento da China, resultado dos atritos comerciais com os EUA.
Funcionários do Banco do Japão dizem que vão monitorar com cuidado o impacto do aumento do imposto nos próximos meses. (da NHK - Emissora pública de televisão do Japão)

NHK World Japan