O governo do Japão pretende investir bilhões de dólares no apoio ao desenvolvimento de redes de comunicação de velocidade ultra alta que superam 5G.
O novo fundo vai ajudar companhias do setor privado a desenvolver e pesquisar as mais avançadas tecnologias e sistemas.
O fundo fará parte de um organismo público de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento chamado NEDO, iniciais em inglês para Organização de Desenvolvimento de Energia Alternativa e Tecnologia Industrial.
As autoridades estão se preparando para lançar o novo fundo já no próximo ano fiscal japonês, que começa em abril. O ministério da Indústria pretende requisitar cerca de 2 bilhões de dólares para um pacote que será compilado em janeiro.
O dinheiro vai ajudar companhias japonesas a acelerar o desenvolvimento de semicondutores e redes de comunicação. O projeto está sendo encarado como prioridade nacional.
A corrida global por patentes e tecnologia para redes 5G de próxima geração é atualmente liderada pela companhia chinesa Huawei. Empresas chinesas também desempenham um papel importante na construção dos mais avançados semicondutores e estações de base. (da NHK - Emissora pública de televisão do Japão)

NHK World Japan