O Chile, anfitrião original da edição deste ano da conferência para mudanças climáticas da ONU, disse que 84 países já se comprometeram a aumentar as suas metas para 2020 para combater o aquecimento global. O número representa um aumento em comparação aos 70 que se comprometeram em setembro.
O anúncio foi feito pelo país na quarta-feira, o segundo dia das negociações ministeriais na COP25 em Madri, na Espanha. Em adição, 73 países já se comprometeram a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa para virtualmente zero até 2050. Em setembro apenas 65 países haviam concordado com a meta.
O secretário-geral da ONU António Guterres exortou a comunidade internacional a adotar metas ainda mais ambiciosas.
O Acordo de Paris, tratado que determina as medidas para a redução de emissões de gases de efeito estufa, está previsto para se tornar operacional no ano que vem. No entanto, os países precisam aumentar as suas metas climáticas se pretendem alcançar a meta da ONU, que é a de manter o aumento da temperatura global média em no máximo 1,5 grau Celsius com relação aos níveis anteriores à Revolução Industrial. (da NHK - Emissora pública de televisão do Japão)

NHK World Japan