O presidente americano, Donald Trump, sugeriu que os Jogos Olímpicos de Tóquio, deste ano, fossem adiados em um ano devido à propagação do novo coronavírus.
O presidente ventilou a ideia em um encontro com a imprensa na Casa Branca, na quinta-feira. Ele negou que transmitiria a proposta ao premiê japonês, Shinzo Abe, mas acrescentou que a realização dos jogos um ano mais tarde seria "uma melhor alternativa" do que "realizar o evento sem a presença de espectadores".
O presidente já havia indicado que respeitaria as decisões do governo japonês no tocante à Olimpíada de Tóquio, mas, pela primeira vez, mencionou um adiamento do evento.
Especialistas dizem que Trump estaria tentando se desviar de críticas de que teria dado pouca importância à difusão do coronavírus no mundo todo, incluindo os Estados Unidos.
Participando de uma cerimônia de acendimento da tocha olímpica na Grécia, na quinta-feira, Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, ressaltou que os Jogos Olímpicos de Tóquio irão adiante conforme planejado.
O evento está programado atualmente para ser realizados a partir de 24 de julho até o dia 9 de agosto. (da NHK - Emissora pública de televisão do Japão)

NHK World Japan