Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
(Zoom) Shinenkai da Câmara tem paletra com o presidente do CIPPS 22/01/2021

Naoki Tanaka, presidente do CIPPS (Center for International Public Policies Studies) foi o palestrante do Shinnenkai da Câmra, que aconteceu através da plataforma online, nesta sexta-feira (22), em São Paulo. Tanaka abordou sobre o tema “A proposta Green New Deal que determinará a política externa dos Estados Unidos de Biden e perspectivas em relação à China”.  Mais de 130 pessoas participaram do evento.  

Primeiramente, o grupo Ishindaiko de Londrina se apresentou com uma performance energética adequada para o início do novo ano. 

O secretário-geral Fujiyoshi Hirata que atuou como moderador, disse que apesar de não ser tão boa, foi possível desta vez a realização da confraternização de ano novo (shinnenkai) em formato online, e agradeceu a todos pela participação, incluindo pessoas de áreas remotas. Ele disse que no evento do ano passado, esperava-se que a reforma tributária pudesse ser realizada, seguindo o ditado positivo de "mudança e prosperidade", mas que lamentavelmente acabou não sendo concretizada. 

Bacharel e PhD em Economia pela Universidade de Tóquio, Naoki Tanaka atuou como pesquisador-sênior no Kokumin Keizai Research Institute. Desde 1997 atua como presidente do 21st Century Public Policy Institute, passando pela presidência do CIPPS (Center for International Public Policies Studies) em 2007, órgão conhecido por ter abrigado célebres chairmans como Hiroshi Okuda, ex-presidente do JBIC (Japan Bank for International Cooperation) e Fujio Mitarai, chairman da Canon. 

Tanaka comentou sobre a necessidade de redução da dívida pública dos Estados Unidos e Japão (a maior entre os países desenvolvidos); a agressividade da China em termos militares e diplomáticos; o fortalecimento do poder das estatais chinesas sobre a economia; qual seria a escolha do Japão diante da cadeia de suprimentos dos Estados Unidos ou da China e a atenção dos americanos e dos países asiáticos voltada à postura do Japão diante desse impasse; e a atuação dos Estados Unidos  frente ao aumento da presença chinesa na América Latina.  

O presidente Toshifumi Murata desejou a todos um feliz ano de 2021. Murata observa que com a crise gerada pela pandemia houve saída da Câmara de alguns associados e destacou a importância da realização de reuniões, palestras e seminários através das plataformas digitais como Zoom, Teams, entre outras. Lembrou que no ano passado, esses eventos online contaram com mais de 7.000 participantes, e disse que dificilmente isso ocorreria no formato presencial. 

Murata ressaltou a dinamização das atividades através das comissões e dos departamentos setoriais e reforma do estatuto social, com a extinção da Diretoria Executiva, composta atualmente por um presidente, quatro vice-presidentes e oito diretores executivos, ampliando essa função para todo o Conselho Diretor de 30 empresas, mudanças que serão implementadas após a aprovação na assembleia geral ordinária, a ser realizada em abril. 

Também, o apoio às parcerias entre empresas japonesas, brasileiras e de outras nacionalidades; à participação de empresas que estão distantes de São Paulo; às associadas brasileiras atualmente em torno de 1/3 do quadro dos membros da entidade; aos colaboradores das empresas associadas, não se limitando aos principais representantes. 

Quanto à divulgação dos eventos atualmente feita via email seria ampliada através de ferramentas como Facebook e WhatsApp e a realização dos mesmos também via live no YouTube. 

O embaixador Akira Yamada disse que apesar das dificuldades de imediato, no médio e longo prazos as relações Brasil-Japão têm um potencial gigantesco e nesse contexto a Câmara tem um papel fundamental no intercâmbio entre os dois países.

Yamada disse que realmente tem sentido que os brasileiros têm muita confiança e expectativas em relação aos japoneses e nikkeis. Espera que 2021 seja o ano da retomada e que todos possam ser agraciados com saúde e felicidade. 

O cônsul-geral Ryosuke Kuwana, disse que cinco meses se passaram depois de chegar ao Brasil em agosto do ano passado, não pôde ter uma conversa cara a cara com as pessoas devido à pandemia, mas afirmou que foi uma boa oportunidade para participar dos fóruns online e aprender sobre a situação do Brasil.

Ele destacou que mesmo nos momentos de alta da pandemia, a Câmara planejou uma maneira de superar a situação, realizando seminários online. Em um momento tão difícil, prometeu o máximo apoio para superar a difícil situação através dos órgãos governamentais japoneses. Por fim, o cônsul-geral fez o brinde com "Viva, Saude, Kampai".

O vice-presidente Atsushi Yasuda disse que para lidar com os novos desafios, em 2021, a Câmara será flexível e dinâmica no atendimento aos associados, com os eventos sendo híbridos (presencial e remoto). 

O secretário-geral Fujiyoshi Hirata agradeceu a todos os amigos e associados e disse esperançoso que com a vacina que está chegando será dado um adeus ao novo coronavírus.  

Naoki Tanaka

 

RI / CCIJB 



Últimas

2021/01/22 » (Zoom) Shinenkai da Câmara tem paletra com o presidente do CIPPS
2021/01/15 » Entrevistas individuais do presidente Murata com a direção das comissões
2021/01/08 » (YouTube) Comunidade nipo-brasileira realiza celebração de ano novo
2021/01/06 » (Teams) Comitê de Relações Públicas: reunião
2021/01/05 » (JAM) Impactos da Covid-19 na área de mobilidade internacional de pessoas
2020/12/17 » (Zoom) Departamento de Transportes e Serviços: reunião
2020/12/17 » (Google Meet) 3ª reunião com o adido do Ministério da Agricultura do Japão
2020/12/16 » (Zoom) 2º Encontro online com o presidente Toshifumi Murata
2020/12/14 » (Teams) Realizada a reunião conjunta dos órgãos governamentais e entidades privadas japoneses no Brasil
2020/12/09 » (Zoom) Temas tributários atuais: cobrança de multas e o tratamento das bonificações
2020/12/09 » (Zoom) 7ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2020/12/03 » (Teams) Realizado o 6º Fórum da Câmara
2020/12/01 » Hirata agradece ao ministro das Relações Exteriores pela comenda do 2º ano da era Reiwa
2020/12/01 » (Zoom) Tributação da subvenção para investimento: desafios e oportunidades
2020/11/26 » (Teams) Realizado o 5º Fórum da Câmara
2020/11/20 » (Zoom) Toshifumi Murata é reeleito presidente da Câmara para o biênio 2021/2022
2020/11/18 » (Zoom) 6ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2020/11/16 » (Teams) Automotivo: Departamento realiza reunião preparatória para o 5º Fórum
2020/11/12 » (Zoom) Encontro online com o presidente Toshifumi Murata
2020/11/11 » (Zoom) 5ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)

Ver mais »