Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Walter Vicioni destaca "a virtude da diligência" na parceria entre o Senai-SP e a JICA 18/08/2017

"Gratidão ao Japão". Ao iniciar o discurso com essas palavras, o professor Walter Vicioni, diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP, destacou nesta sexta-feira (18/08), durante palestra na Câmara, em São Paulo, "a virtude da diligência" na parceria entre o Senai-SP e a JICA como a principal característica do projeto entre os dois órgãos públicos. "Mais do que tecnologia e confiança, a parceria entre o Senai-SP e a Japan International Cooperation Agency (JICA) nos permitiu aprender a virtude da diligência. Essa, na verdade, foi a grande marca desse projeto".

Entre 1990 a 1995, através de um convênio com o governo japonês, por meio da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão - Japan International Cooperation Agency), houve a transferência de tecnologia na área de mecatrônica à Escola Senai de São Caetano do Sul, transformando-se num avançado centro de automação da manufatura. Posteriormente, entre 1998 e 2000, foi firmado um segundo convênio de complementação tecnológica com o Japão para a implantação de um ambiente de robótica aplicada a solda MIG, montagem com sistema de visão e simulação.

Para o presidente da Câmara, Aiichiro Matsunaga, "Brasil e Japão podem se beneficiar mutuamente no cenário global com uma maior integração e cooperação de suas instituições, principalmente nas áreas da indústria 4.0 e internet das coisas".

Perfil: Walter Vicioni é especialista em planejamento educacional, em formação profissional e ensino técnico. Bacharel e licenciado em Pedagogia pela Universidade Mackenzie-SP, pós-graduado em Administração e Planejamento da Educação pelo International Institute for Educational Planning (IIEP-França) e especialista em Gestão da Qualidade pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC-UNICAMP). Possui, ainda, certificado em Direção Estratégica e Planejamento Empresarial pela Escola de Administração de Empresa de SP (FGV). É formado em Gestão de Programas de Cooperação Internacional pela Faculdade de Economia e pelo Instituto de Estudos Avançados da USP. Exerceu, no Senai-SP, os cargos de diretor de Escolas, diretor de Organização e Planejamento, além de diretor-técnico. No Sesi-SP, assumiu o cargo de diretor de Operações. Na área corporativa de Sesi-SP e Senai-SP, foi o responsável pela Coordenação de Gestão e Planejamento. Atuou como consultor do Banco Mundial no Projeto de Reorientação do Sistema de Formação Profissional do Marrocos. No período de 2011 a 2014, foi membro titular do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Atualmente, é diretor regional do SENAI-SP e superintendente do SESI-SP e membro reeleito do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.  

Atividades Ordinárias

Palavras do Presidente: 

O presidente Aiichiro Matsunaga fez relato dos recentes eventos da Câmara. A Comissão de Relações Institucionais (CRI), por seu Grupo de Trabalho Trabalhista, realizou reunião no final da tarde do dia 25 de julho, na sede social. Em pauta nesta quinta edição a reforma trabalhista, com ênfase nos sindicatos. O comitê também realizou reunião no final da tarde do dia 3 de agosto, na sede social. A pauta do encontro neste seu sexto encontro foi a reforma trabalhista, com ênfase na análise prática da audiência trabalhista, aspectos importantes que devem ser observados quando se realiza audiências na Justiça do Trabalho. Em ambas as ocasiões, Douglas Leonardo Costa Maia fez as explanações, com tradução consecutiva para o japonês por Dirceu Sato, ambos, advogados-sócios da Fator Assessoria e Consultoria. 

A Comissão de Relações Institucionais (CRI) se reuniu na tarde do dia 27 de julho, na sede social. Destaque para a participação de Shinichi Fujiwara, diretor de Política Comercial para a América Latina e Caribe, do Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI).

No final da tarde do dia 8 de agosto aconteceu a reunião do Grupo de Trabalho Infraestrutura, da Comissão de Relações Institucionais (CRI).

De 26 de julho a 11 de agosto aconteceram as reuniões dos 11 departamentos setoriais. Em cada departamento foram discutidos o resultado do primeiro semestre e expectativas para o segundo semestre de suas respectivas empresas, bem como houve discussão sobre os assuntos a serem tratados no Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais, que acontecerá na tarde do próximo dia 24 de agosto, em São Paulo.

O presidente Aiichiro Matsunaga e o vice-presidente Atsushi Yasuda representaram a Câmara na 23ª Copa Japão de Turfe, realizada no Jockey Club de São Paulo, que ocorreu no dia 12 de agosto. O evento foi uma homenagem do Hipódromo Paulistano à comunidade japonesa que neste ano comemora 109 anos de imigração no Brasil.

Comunicados:

Hugo Amano, membro do Conselho Fiscal biênio 2017/2018, fez o relato sobre a auditoria contábil e financeira do 2º trimestre de 2017. 

Palavras de Despedida:

Kazuaki Kobayashi, conselheiro da Embaixada do Japão no Brasil, de retorno ao Japão, se despediu dos membros da Câmara.

Discurso de Três Minutos:

Toshio Kii, presidente do escritório em Buenos Aires, Argentina, da Jetro, Agência de Comércio Exterior do Japão (em inglês, Japan External Trade Organization), relatou enquete sobre ambiente de negócios na Argentina. Kyoko Nakagawa fez apresentação do projeto Kaeru, do qual coordena. Toshio Ichikawa, vice-presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren) e presidente do Festival do Japão, apresentou resultado do 20º Festival do Japão.

Professor Walter Vicioni, diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP
(Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

Aiichiro Matsunaga, presidente da Câmara

Fujiyoshi Hirata, secretário-geral da Câmara, Walter Vicioni, diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP, Sumara Regina Ancona Lopes, técnica em Educação do Senai-SP e Aiichiro Matsunaga, presidente da Câmara

Cônsul-Geral-Adjunta do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi, vice-presidente da Câmara, Atsushi Yasuda e representante-sênior da JICA em São Paulo, Hiroshi Sato

Kazuaki Kobayashi, conselheiro da Embaixada do Japão no Brasil, Shinji Tsuchiya, vice-presidente da Câmara e Walter Vicioni, diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP

Masahiko Sadakata, ex-presidente da Câmara e Márcia Nakano, presidente da JCI Brasil-Japão

O presidente da Câmara, Aiichiro Matsunaga (d), faz entrega de placa de agradecimento 
ao professor Walter Vicioni (e), diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP

Mais de 120 pessoas participaram do evento.

Veja TODAS AS FOTOS clicando no seguinte link:
FOTOGALERIA

 

Rubens Ito / CCIJB



Últimas

2017/08/18 » Walter Vicioni destaca "a virtude da diligência" na parceria entre o Senai-SP e a JICA
2017/08/17 » Comitê de Gestão Empresarial: mais de 55 representantes das empresas participam de encontro mensal
2017/08/15 » Comissão de Intercâmbio entre Empresas de Diversos Ramos: reunião de trabalho
2017/08/12 » Jockey Club de São Paulo realiza evento em homenagem à comunidade nipo-brasileira
2017/08/12 » Câmara realiza o 45º Campeonato de Golfe
2017/08/11 » Automotivo: departamento debate retrospectiva e perspectivas
2017/08/10 » Comitê Jurídico realiza reunião mensal de agosto
2017/08/10 » Eletroeletrônico: retrospectiva e perspectivas foram debatidas em reunião
2017/08/09 » Produtos Químicos: departamento discutiu retrospectiva e perspectivas
2017/08/09 » Transportes e Serviços: retrospectiva e perspectivas foram debatidas em reunião
2017/08/08 » Construção e Imobiliária: retrospectiva e perspectivas são debatidas em reunião
2017/08/08 » Têxtil: encontro debateu retrospectiva e perspectivas
2017/08/07 » Metal-Mecânico: departamento se reúne para discutir retrospectiva e perspectivas
2017/08/03 » Consultoria e Assessoria: reunião semestral discute preparativos para o simpósio
2017/08/03 » Comissão de Relações Institucionais: reunião de grupo de trabalho
2017/08/01 » Alimentos: departamento recebe prefeito de Londrina e comitiva
2017/08/01 » Conselho Fiscal realiza reunião para auditoria do 2º trimestre de 2017
2017/07/28 » Transportes e Serviços: reunião discute retrospectiva e perspectivas
2017/07/27 » Comitê discute programação do próximo encontro MDIC-METI
2017/07/27 » Comércio Exterior: reunião discute retrospectiva e perspectivas

Ver mais »