Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Jurista Nelson Mannrich faz palestra na Câmara 18/03/2010

O renomado jurista, Nelson Mannrich, fez palestra no dia 18 de março, na Câmara.

A palestra "Dispensa Coletiva" aconteceu durante reunião mensal da Comissão Trabalhista e de Gestão Empresarial, na sede social da entidade.

O advogado Nelson Mannrich é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestre, doutor e livre-docente em Direito pela Universidade de São Paulo (USP); professor-titular da cadeira de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie.

No último dia 12 de março, ele tomou posse na presidência da Academia Nacional de Direito do Trabalho - ANDT. Sócio de Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar Advogados e Consultores Legais, possui quase 40 anos de experiência com as leis trabalhistas no Brasil, atuando na defesa de funcionários, do Estado e de empresas. É autor de três livros sobre Direito do Trabalho.

De 1975 a 1979, Mannrich foi advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, trabalhando ao lado do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que ocupava o cargo de presidente do sindicato.

Em sua apresentação, ele discorreu as seguintes questões: admissão e dispensa, dispensa e demissão, dispensa individual e dispensa coletiva, importância do emprego e diferentes formas de a legislação regulamentá -lo, dispensa do trabalhador - direito potestativo de resilir e a necessidade de apontar motivo, conceito de dispensa coletiva, critérios sobre caráter qualitativo (genérico e negativo) e caráter quantitativo, procedimentos sindicais e administrativos, modelo europeu em confronto com o modelo brasileiro, perspectivas da dispensa coletiva no Brasil: possibilidade de retorno da Conv. 158, da OIT.

O objetivo da palestra foi examinar o ordenamento jurídico, bem como alguns precedentes dos tribunais, sempre à luz do direito internacional e comunitário. O professor observa que "em tempos de crise e de reestruturação de empresas, a dispensa do trabalhador pode apresentar-se inevitável e o último recurso para a sobrevivência dos demais empregos." Segundo ele, "as dispensas em massas não são reguladas pela legislação trabalhista brasileira e às vezes causam comoção social, e os tribunais acabam se influenciando pelo clamor social."

Os trabalhos da mesa foram conduzidos pelo vice-presidente do comitê e diretor-presidente da Authent Gestão Empresarial, Marcos Haniu. Também compôs a mesa de debates, o vice-presidente do comitê e diretor-presidente da NHK Fastener do Brasil Indústria e Comércio Ltda., Massanao Yamauchi.

O palestrante também participou de um acalorado debate com os presentes, compostos por sócios, diretores, gerentes, advogados, consultores, assessores, entre outros profissionais das empresas associadas à entidade.

O advogado José Roberto Arruda Pinto, sócio-diretor de Parahyba Arruda Pinto - Advogados, assistiu à apresentação da palestra e elogiou a iniciativa do comitê pelo evento.

"Tivemos o prazer e a honra de assistir à brilhante palestra do  Dr. Nelson Mannrich perante a Comissão Trabalhista e de Gestão Empresarial dessa Câmara", disse ele. "Somos testemunhas do elogiável empenho de seus organizadores na escolha do palestrante, que proferiu brilhante exposição, de inegável utilidade para os militantes da área do direito do trabalho", acrescentou.

Para o vice-presidente do comitê, Massanao Yamauchi, "a palestra proferida pelo professor e doutor Nelson Mannrich foi muito bem colocada e apresentada de forma que as pessoas, mesmo não sendo da área trabalhista e não exercendo a advocacia, pudessem entender facilmente a sua explanação, de muita clareza e bastante esclarecedora, ampliando em muito o nosso conhecimento."

Rubens Ito / CCIJB

 

A-10-03-18-ctge-mannrich-ab-220

Nelson Mannrich (fotos: Rubens Ito / CCIJB)

 

A-10-03-18-ctge-da-620

Palestra destacou dispensa coletiva nas empresas.

 

A-10-03-18-ctge-dc-620

A capacidade de auto-organização do trabalhador e o papel dos sindicatos também foram enfocados pelo palestrante.

 

A-10-03-18-ctge-eb-620

Nelson Mannrich (Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar Advogados e Consultores Legais), José Roberto Arruda Pinto (Parahyba Arruda Pinto - Advogados), Massanao Yamauchi (NHK Fastener do Brasil Indústria e Comércio Ltda.) e Marcos Haniu (Authent Gestão Empresarial Ltda.)

 

A-10-03-18-ctge-baa-620

Os participantes das reuniões do comitê são compostos por sócios, diretores, gerentes, advogados, consultores, assessores, entre outros profissionais das empresas associadas à Câmara.



Últimas

2020/09/26 » (Zoom) Entrada em vigor da LGPD: estratégias de adequação e mitigação de riscos
2020/09/24 » (Zoom) Seminário sobre novo coronavírus no Brasil
2020/09/17 » (Zoom) Impactos da LGPD nos programas de compliance
2020/09/17 » (Zoom) Realizado o 2º Fórum da Câmara
2020/09/16 » (Teams) Seminário online "Tendências da Reforma Tributária", promovido pelo Comitê Jurídico
2020/09/15 » (Zoom) Comparação entre a LGPD e a APPI
2020/09/15 » (Zoom) Ministério apresenta projetos de concessão para fundos de investimento japoneses
2020/09/10 » (Zoom) Metal-Mecânico: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2020/09/09 » (Zoom) 1ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opinião)
2020/08/28 » (Zoom) Consulado: Encontro com os departamentos de Economia e Cultural
2020/08/27 » (Zoom) FCPA Review 2019
2020/08/27 » (Zoom) Realizado o 1º Fórum da Câmara
2020/08/24 » (Zoom) LGPD – Lições aprendidas com a GDPR europeia
2020/08/18 » (Zoom) Câmara participa da cerimônia de boas-vindas ao novo cônsul-geral Ryosuke Kuwana
2020/08/18 » (Zoom) ICMS – Fiscalização, lavratura de auto e o processo administrativo tributário no Estado de São Paulo
2020/08/18 » (Zoom) CPRB
2020/08/17 » (Google Meet) Reunião com o adido do Ministério da Agricultura do Japão
2020/08/14 » (Webex) Tax do amanhã - Tecnologias e recursos para os atuais desafios tributários das organizações
2020/08/13 » (Teams) Seminário online em inglês do Departamento Financeiro
2020/08/13 » (Zoom) O novo momento do Direito do Trabalho nas relações empresariais

Ver mais »