Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Governador quer intensificar relação comercial entre Japão e Tocantins 11/11/2011

O governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, em visita feita no dia 11 de novembro a Câmara, durante Confraternização dos Associados, disse que seu Estado tem interesse em intensificar as relações culturais e comerciais com o Japão. O governador frisou que o intercâmbio entre o Estado e o Japão já é bastante significativo, mas entende que é possível "aumentar essas relações para um nível mais elevado".  Localizado na região Norte, no centro geográfico do Brasil, Tocantins é o mais novo dos 26 estados do país. 

O governador Siqueira Campos foi recepcionado em São Paulo pelo presidente Masaki Kondo; pelo cônsul do Japão em São Paulo, Hideo Kato; vice-presidentes Tomohisa Ito e Shunichi Nakanishi; diretores Yoshihiro Sawada, Hideo Ueno, Toshifumi Murata, Tomoyoshi Egami, Yoji Ibuki e Takashi Hirose; e secretário-geral Fujiyoshi Hirata. O governador veio acompanhado pela primeira-dama Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos; pelo secretário de Infraestrutura, Alexandre Ubaldo; secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café; secretário das Relações Institucionais, Lívio William Reis de Carvalho; diretor-presidente da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), Dorival de Carvalho Pinto; secretário-chefe da Casa Militar, Luiz Cláudio Benício; diretor-superintendente da Kenbridge Consultant, Kenji Kawano; e por demais membros da comitiva.

Siqueira Campos salientou que sua vinda a Câmara é consequência da missão ao Japão que o seu governo fará no próximo dia 18 de novembro, e quer avançar a discussão de intercâmbio com o Japão, que será parceiro na nova fase de desenvolvimento econômico de Tocantins, projetada pela equipe técnica do Governo do Estado para os próximos anos. Além de garantir a exportação de produtos locais, Siqueira Campos quer atrair o empresário e o turista japonês para investir nas potencialidades e visitar as belezas naturais do Estado.

A visita ao Japão, segundo Siqueira Campos, será importante para estreitar as relações entre "povos irmãos", formalizadas desde 1977, com o início da cooperação entre o Tocantins e a JICA (sigla em inglês da Agência de Cooperação Internacional do Japão) através do intercâmbio técnico, para que Tocantins tenha acesso à tecnologia japonesa e recursos e, em contrapartida, abra mais um mercado consumidor em potencial nos setores de grãos, carne e ecoturismo. "Esta missão se move em solidariedade, respeito e admiração que temos pelo povo japonês. A solidariedade pela tragédia e homenagem ao povo japonês pela extraordinária capacidade de superação. Uma das mais importantes civilizações do mundo. Precisamos de pessoas para produzir, pessoas empreendedoras, que possuem extrema humildade, que são os japoneses. Não somente recursos financeiros. É muito mais do que isso. Precisamos levar adiante alguma coisa que é sucesso. O grande prestígio do Japão no mundo."

Siqueira Campos lembrou os esforços do governo para sanear as contas públicas e tornar o Estado competitivo, os investimentos em infraestrutura, programas de atração de indústrias, o desenvolvimento do agronegócio e a potencialização do ecoturismo. "Sabemos que o Japão tem interesse nos grãos que produzimos, e também no álcool e açúcar. Mas queremos também atrair os turistas japoneses para cá, para conhecerem os santuários naturais como a Ilha do Bananal (a maior ilha fluvial do mundo) e os parques estaduais do Cantão, do Jalapão, do Lajeado e o Monumento Nacional das Árvores Fossilizadas, entre outros."

Em uma rápida apresentação durante a palestra do governador, e posteriormente através de um seminário mais extenso com a participação de secretários, na sede social, os empresários da Câmara obtiveram mais informações sobre os potenciais econômicos e turísticos do Estado, os projetos estratégicos para encurtar a distância entre o Brasil e o mercado asiático - logística de transportes, citando que o Estado está interligado por eixos rodoviários federais, ferrovias e hidrovias -, canais por onde se pretende exportar ao Japão e outros países daquele continente produtos da agroindústria como a soja, a carne, das reservas minerais como o ferro, a grafita, a ilmenita, zircônio, quartzo, o titânio e o fosfato sedimentar e reativo de alta qualidade.

PDF anexos:
. Características e Potencialidades de Tocantins
. Agronegócio em Tocantins
. Logística e Trasnportes no Tocantins
. Potencial Mineral do Tocantins

 

A-11-11-11-ac-semi-ab-450

Governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos (Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

 

A-11-11-11-ac-pe-ab-620

Tomohisa Ito (vice-presidente da Câmara), Yoji Ibuki (diretor da Câmara), Hideo Kato (cônsul do Japão em SP), Katsuhiko Haga (JICA), Masaki Kondo (presidente da Câmara), José Wilson Siqueira Campos (governador de Tocantins), Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos (primeira-dama do Tocantins), Kenji Kawano (Kenbridge Consultant) e Fujiyoshi Hirata (secretário-geral da Câmara)

 

A-11-11-11-ac-geral-ab-620

Cerca de 100 empresários e executivos prestigiaram a palestra do governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos.

 

A-11-11-11-ac-placa-ab-540

Após sua apresentação, o governador José Wilson Siqueira Campos (d), recebe placa de homenagem das mãos do presidente da Câmara, Masaki Kondo (e).

 

A-11-11-11-ac-semi-ad-620

Após a Confraternização dos Associados, aconteceu na sede social, seminário mais extenso com a participação de secretários do Tocantins, que explanaram com mais detalhes as potencialidades de investimentos no Estado.

 

 

Rubens Ito - CCIJB



Últimas

2019/11/07 » Visita à fábrica da Ajinomoto em Limeira, organizada pelo Comitê do Meio Ambiente
2019/11/06 » Conselho Fiscal realiza reunião para auditoria do 3º trimestre de 2019
2019/11/01 » Seminário aborda conjuntura atual de países sul-americanos
2019/10/29 » NTT Docomo Brasil promove seminário corporativo
2019/10/29 » 5ª reunião sobre Diálogo Brasil-Japão
2019/10/25 » Futuro das finanças é discutido em evento do Departamento Financeiro
2019/10/24 » Processo para Requerer Créditos Acumulados ICMS
2019/10/24 » Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro: reunião
2019/10/23 » Palestras destacam liberdade econômica e logística reversa
2019/10/21 » Seminário da Jetro debate propriedade intelectual
2019/10/18 » Câmara realiza o evento mensal de outubro dos associados
2019/10/17 » 13ª reunião do Comitê Conjunto Brasil-Japão
2019/10/16 » Comitê Jurídico: Reunião mensal de outubro é destaque na Câmara
2019/10/16 » Grupo de trabalho Trabalhista: Reunião
2019/10/14 » Vice-ministro do METI tem reunião com representates da Câmara
2019/10/09 » Seminário aborda possíveis impactos nas regras de PT na adesão do Brasil à OCDE
2019/10/09 » Palestra o Brasil sob a perspectiva de Washington
2019/10/02 » Talk show com Marie Inoue, ex-jogadora da seleção feminina de rugby do Japão
2019/09/27 » Secretário da SEPEC, Carlos Alexandre da Costa, recebe em audiência diretores da Câmara
2019/09/24 » Seminário sobre segurança e prevenção

Ver mais »