Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Shinnenkai da Câmara tem participação recorde de público 17/01/2012

Foi um sucesso o Shinnenkai da Câmara, realizado em São Paulo, no dia 17 de janeiro. Cerca de 180 empresários, executivos e autoridades participaram do evento, tradicional comemoração de Ano Novo, que contou com as presenças do presidente Masaki Kondo, do embaixador do Japão no Brasil (presidente de honra da Câmara) Akira Miwa, do cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Masahiko Kobayashi, do secretário-geral Fujiyoshi Hirata, demais diretores e conselheiros, entre outras autoridades.

Discurso do presidente Masaki Kondo

Em sua saudação de ano novo, o presidente Masaki Kondo agradeceu aos presentes e se impressionou com o recorde de participantes no evento. Citou alguns fatos marcantes, "acima do esperado", que aconteceram no âmbito mundial em 2011, como a onda de revolta nos países do Oriente Médio e norte da África, que ficou conhecida como Primavera Árabe; terremoto seguido de tsunami no Japão; inundações da Tailândia e crise na União Europeia. Lembrou que o Japão ainda se recupera da tragédia sofrida, mas acha que o país vai se sair bem deste triste episódio, devido ao "espírito de cooperação mútua dos japoneses".

Sobre a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (o nome formal da Rio+20), que o Brasil vai sediar em junho deste ano, com a previsão da participação de mais de 100 países, Masaki Kondo disse que tanto a Câmara como o governo japonês irão apoiar esse evento e pediu a colaboração dos associados.

Para o presidente, atualmente o mundo carece de líderes expoentes, e com as eleições deste ano na França, Rússia, México, Estados Unidos e Coreia do Sul, e no ano que vem, na Alemanha, ele vê chances de surgirem novas lideranças de destaque.

Ao seu ver, Brasil e Japão, com mais de um século em suas relações bilaterais, podem ajudar o mundo em sua recuperação econômica, diante aos cenários de crise.

Masaki Kondo avaliou que mais de 20 empresas japonesas se instalaram no Brasil no ano passado. Atualmente o número de associadas à Câmara está bem alto, muito próximo ao pico de 333 alcançado em 1990. E acredita chegar a marca de 400, 500 em breve.

Finalizando, lembrou uma frase de um grande pensador europeu: "Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo."

Discurso do embaixador Akira Miwa

No seu discurso de ano novo, o embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, saudou os presentes desejando a todos um Feliz Ano de 2012. Comentou sobre fatos inesperados que ocorreram em 2011 como a tragédia do terremoto, tsunami e acidente nuclear no Japão; o iene sobrevalorizado; e a crise na União Europeia. Agradeceu aos membros da Câmara pela colaboração na arrecadação de doações em prol das vítimas do terremoto e tsunami no Japão, que segundo informações do diplomata alcançaram a cifra de R$ 3 milhões no Brasil.

Os vistos para negócios para japoneses para vir ao Brasil, que tinham duração de 90 dias, passaram a valer três anos, a partir de janeiro deste ano. E com a previsão para vigorar a partir do próximo dia 1 de março o Acordo Previdenciário Brasil-Japão, o embaixador acredita que o ambiente de negócios entre o Brasil e o Japão vai melhorar.

Segundo Miwa, com a crise na Europa, as incertezas da economia global, os países desenvolvidos, incluindo o Japão, não vão crescer mais. Diante deste cenário, ele afirma que as empresas japonesas estão focando seus investimentos para os emergentes, inclusive o Brasil.

O diplomata anunciou que em 15 de fevereiro será realizada a Reunião Conjunta das Entidades Privadas e Órgãos Governamentais do Japão no Brasil ("Kanmin Godo Kaigi"), quando serão discutidos entre outros, temas como logística, transporte coletivo, combate e prevenção a desastres naturais.

Ao finalizar seu discurso, o embaixador Akira Miwa conclamou as empresas japonesas, juntamente com a Embaixada, envidar esforços para melhorar o ambiente de negócios entre Brasil e Japão.

Logo a seguir, foi realizado o ritual de "kagami biraki", tradicional quebra de barril de saquê pelo embaixador Akira Miwa, pelo presidente Masaki Kondo e pelo cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo Masahiko Kobayashi, que também fez o brinde "kampai".

Glossário de Termos Contábeis

Carolina Sakama, líder administrativa de negócios do Japan Desk da PwC Brasil, que estava com o presidente da empresa, Fernando Alves, anunciou o lançamento do Glossário de Termos Contábeis ("Accounting Pocket Guide"), trilíngue português-inglês-japonês, uma parceria da PwC Brasil com a Câmara. Os participantes do Shinnenkai foram contemplados com um exemplar da publicação, que foi criada para facilitar o entendimento acerca das principais expressões usadas na contabilidade.

Para facilitar a consulta, o glossário que traz aproximadamente 900 termos e expressões, foi editado em japonês com alfabeto em kanji, seguido de inglês e português (romanos). A outra parte, em português, inglês e japonês (romanos e kanji). Quanto a siglas que se encontram no final da publicação, as mesmas estão ordenadas em português, inglês e japonês. O referido guia é direcionado a empreendedores japoneses recém-chegados ao Brasil, profissionais de contabilidade e finanças, estudantes e público em geral. A edição e revisão do glossário teve a participação de especialistas da PwC do Japão e da equipe do Japan Desk da PwC Brasil.

Carolina Sakama agradeceu ao secretário-geral Fujiyoshi Hirata e à Câmara pelo apoio para a consecução da publicação. "Em nome da PwC e do Japan Desk PwC, agradeço ao secretário-geral Hirata, à diretoria da Câmara, pela parceria e pelo esforço inestimável de todas as pessoas para que a obra e o evento de almoço de lançamento fossem um sucesso", destacou Sakama. Em seguida, houve a apresentação de vídeo institucional da empresa.

Cronologia da imigração japonesa no Brasil

O diretor-geral do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros ("Jinmonken"), Masanori Suzuki, falou sobre o lançamento do livro "Cronologia da História da Comunidade Japonesa no Brasil". Aos interessados foram colocados à venda de exemplares no local.

Festival do Japão em Minas Gerais

Yukari Hamada, analista de Relações Institucionais da Usiminas, convidou a todos a participarem do Festival do Japão, que acontecerá em Belo Horizonte (MG), no Expominas, entre os dias 3 a 5 de fevereiro. No dia 3, será realizado o Painel Econômico Minas-Japão 2012, quando serão abordados os seguintes temas: "Oportunidades de investimentos no Brasil e em Minas Gerais", "Casos de sucesso na parceria Minas-Japão"; e "O Brasil e o momento da economia mundial". Mais informações pelo site www.festivaldojapaominas.com.br

Concerto beneficente "São Paulo for Japan"

Daisuke Shibata, que liderou o concerto beneficente "São Paulo for Japan", agradeceu aos membros da Câmara, pelo apoio recebido da entidade, para o sucesso do mesmo, em prol das vítimas do terremoto e consequente maremoto (tsunami), ocorridos no Japão em 11 março de 2011. O evento ocorreu no dia 13 de novembro, no grande auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).

Além de Shibata, o concerto contou com as participações de Shino Kobayashi, Erisa Suenaga, Eriko Suzuki, Hanako Kiritani, Haruka Abe, Íris Miki Fukuda, Kota Tanimoto, Megumi Mimura e Tomoko Kojima.

Daisuke Shibata informou o saldo final do concerto no valor de R$ 5.176,46 e que o mesmo será destinado à Cruz Vermelha Japonesa, através do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Shibata explicou que essa doação será entregue para a Comissão para Distribuição das Doações estabelecida em cada um dos órgãos administrativos das regiões atingidas pelo desastre e por fim, distribuída para as famílias das vítimas em moeda corrente do país. Informou também que todo o processo está disponível no site http://spforjapan.web.fc2.com/concerto_pt.htm

O cônsul Hideo Kato deu as palavras de despedida do Consulado Geral do Japão em São Paulo, agradecendo a todos pela colaboração e carinho que recebeu de todos.

Daniel Kawachi fez autoapresentação como presidente eleito para o mandato de 2012 da Junior Chamber International Brasil-Japão.

O evento foi finalizado com a apresentação pelo presidente Masaki Kondo da diretoria executiva e membros do conselho fiscal do biênio 2011/2012, conforme a seguir, cabendo a cada um dos presentes fazer uma breve apresentação.

PRESIDENTE:
. MASAKI KONDO (MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL S.A.)
 
VICE-PRESIDENTES:
. TOMOHISA ITO (SUMITOMO CORPORATION DO BRASIL S.A.) - Presidente da Comissão de Coordenação Geral
. SHUNICHI NAKANISHI (TOYOTA DO BRASIL LTDA.) - Presidente da Comissão de Marketing e Relações Públicas 
. SHINSUKE FUJII (MITSUI & CO. (BRASIL) S.A.) - Presidente da Comissão de Promoção de Intercâmbio Econômico Nipo-Brasileiro
 
DIRETORES :
. RYO WADA (NIPPON EXPRESS DO BRASIL TRANSPORTES INTERNACIONAIS LTDA.) - Presidente da Comissão de Intercâmbio entre Empresas de Diversos Ramos
. YOSHIHIRO SAWADA (JETRO, SÃO PAULO) - Presidente da Comissão de Planejamento e Estratégia (inclui GIE)
. TOSHIFUMI MURATA (BANCO DE TOKYO-MITSUBISHI UFJ BRASIL S.A.) - Presidente da Comissão de Finanças
. HIDEO UENO (KURASHIKI DO BRASIL TÊXTIL LTDA.) - Presidente da Comissão Trabalhista e de Gestão Empresarial
. TOMOYOSHI EGAMI (SOJITZ DO BRASIL S.A.) - Presidente da Comissão de Desenvolvimento Profissional Mútuo
. ICHIRO AMANO (YAKULT S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO) - Presidente da Comissão de Relações com a Comunidade Nipo-Brasileira
. YOJI IBUKI (MARUBENI BRASIL S.A.) - Presidente da Comissão de Assuntos Extraordinários
. TAKASHI HIROSE (NIPPON STEEL EMPREENDIMENTOS SIDERÚRGICOS LTDA.) - Presidente da Comissão do Meio Ambiente
 

A-12-01-17-ac-m-kondo-def-480

Presidente Masaki Kondo, em seu discurso no Shinnenkai-2012 (Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

 

A-12-01-17-ac-m-emb-480

Embaixador Akira Miwa faz sua saudação de ano novo no Shinnenkai-2012.

 

A-12-01-17-ac-m-kagami-aa-620

O ritual de "kagami biraki", tradicional quebra de barril de saquê, foi feito pelo embaixador Akira Miwa, pelo presidente Masaki Kondo e pelo cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo Masahiko Kobayashi.

 

A-12-01-17-ac-m-cgadj-480

O cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Masahiko Kobayashi, faz o brinde "kampai".

 

A-12-01-17-ac-m-mesa-ab-620

Membros-associados durante o Shinnenkai-2012

 

A-12-01-17-ac-m-decf-620

Apresentação dos membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal - Biênio 2011/2012.

 

A-12-01-17-ac-m-colonia-620

Jorge Yamashita e Kihatiro Kita, respectivamente, vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo); Yoshiharu Kikuchi, presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo); e Akinori Sonoda, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren).

 

A-12-01-17-ac-m-pwc-520

Carolina Sakama, líder administrativa de negócios do Japan Desk da PwC Brasil, que estava com o presidente da empresa, Fernando Alves, anunciou o lançamento do Glossário de Termos Contábeis ("Accounting Pocket Guide"), trilíngue português-inglês-japonês.

 

A-12-01-17-ac-jinmonken-480

O diretor-geral do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros ("Jinmonken"), Masanori Suzuki, falou sobre o lançamento do livro "Cronologia da História da Comunidade Japonesa no Brasil".

 

 Fotos do Shinnenkai estão disponíveis clicando no link Galeria de Fotos

 

Rubens Ito - CCIJB - 17/01/2012



Últimas

2017/08/17 » Comitê de Gestão Empresarial: mais de 55 representantes das empresas participam de encontro mensal
2017/08/15 » Comissão de Intercâmbio entre Empresas de Diversos Ramos: reunião de trabalho
2017/08/12 » Jockey Club de São Paulo realiza evento em homenagem à comunidade nipo-brasileira
2017/08/12 » Câmara realiza o 45º Campeonato de Golfe
2017/08/11 » Automotivo: departamento debate retrospectiva e perspectivas
2017/08/10 » Comitê Jurídico realiza reunião mensal de agosto
2017/08/10 » Eletroeletrônico: retrospectiva e perspectivas foram debatidas em reunião
2017/08/09 » Produtos Químicos: departamento discutiu retrospectiva e perspectivas
2017/08/09 » Transportes e Serviços: retrospectiva e perspectivas foram debatidas em reunião
2017/08/08 » Construção e Imobiliária: retrospectiva e perspectivas são debatidas em reunião
2017/08/08 » Têxtil: encontro debateu retrospectiva e perspectivas
2017/08/07 » Metal-Mecânico: departamento se reúne para discutir retrospectiva e perspectivas
2017/08/03 » Comissão de Relações Institucionais: reunião de grupo de trabalho
2017/08/03 » Consultoria e Assessoria: reunião semestral discute preparativos para o simpósio
2017/08/01 » Alimentos: departamento recebe prefeito de Londrina e comitiva
2017/08/01 » Conselho Fiscal realiza reunião para auditoria do 2º trimestre de 2017
2017/07/28 » Transportes e Serviços: reunião discute retrospectiva e perspectivas
2017/07/27 » Comitê discute programação do próximo encontro MDIC-METI
2017/07/27 » Comércio Exterior: reunião discute retrospectiva e perspectivas
2017/07/26 » Financeiro: Departamento debate retrospectiva e perspectivas

Ver mais »