Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Gabrielli destaca na Câmara Bahia estratégica e competitiva 11/05/2012

Um Estado estratégico e competitivo. Assim o secretário do Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, resumiu o potencial econômico da Bahia, despertando o interesse de empresários japoneses. O secretário, que representou o governador Jaques Wagner, falou na tarde desta sexta-feira (11/05), em São Paulo, para mais de 100 empresários e investidores japoneses e atraiu a atenção de outras instituições bilaterais, como a Jetro (Japan Trade External Organization), órgão oficial de comércio exterior do Japão e a Jica (Japan International Cooperation Agency), Agência de Cooperação Internacional do Japão, que pretendem intensificar as relações com o Brasil. Gabrielli presidiu a Petrobras até meados de fevereiro deste ano, tendo sido o presidente mais longevo da empresa, com seis anos e sete meses.

A palestra do secretário, organizada pela Câmara, contou com as presenças do presidente Masaki Kondo (diretor-presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil), cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Masahiko Kobayashi, dos vice-presidentes da entidade Shunichi Nakanishi (diretor-presidente da Toyota do Brasil) e Shinsuke Fujii (diretor-presidente da Mitsui & Co., Brasil), dos diretores Yoshihiro Sawada (diretor-presidente da Jetro, São Paulo), Toshifumi Murara (diretor-presidente do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil), Hideo Ueno (diretor-presidente da Kurashiki do Brasil Têxtil), Tomoyoshi Egami (diretor-presidente da Sojitz do Brasil), Ichiro Amano (diretor-presidente da Yakult), Yoji Ibuki (diretor-presidente da Marubeni Brasil), Takashi Hirose (diretor-presidente da Nippon Steel), secretário-geral Fujiyoshi Hirata, presidentes, vice-presidentes e diretores de multinacionais como Astellas Farma Brasil, Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro, Blue Tree Hotels, CBC Indústrias Pesadas, Construtora Toda, Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica, Daikin McQuay Ar Condicionado Brasil, FujiFilm do Brasil, Hitachi Brasil, “K” Line Brasil, Kawasaki do Brasil, Konica Minolta do Brasil, Marubeni-Itochu, Mizuho Corporate Brasil, MOL (Brasil), Murata do Brasil, Niagro-Nichirei do Brasil, NYK Line Brasil, Otsuka do Brasil, Shimadzu do Brasil, Sumitomo Chemical do Brasil, Takata Brasil, Toshiba do Brasil, Toyobo do Brasil, Yasuda Seguros, Yokohama Rubber,  entre outros segmentos da indústria, comércio e serviços. Gabrielli mostrou aos empresários as potencialidades da Bahia e as oportunidades que o Estado oferece nas áreas do agronegócio, comércio, indústria, turismo e serviços. A fala do secretário deve se desdobrar em novos contatos institucionais e no campo empresarial.

Em seu discurso de boas-vindas ao secretário Gabrielli, o presidente Masaki Kondo lembrou da participação dos membros da Câmara na XIV  Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, promovida pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e pela congênere japonesa Nippon Keidanren (Federação das Organizações Econômicas do Japão), que foi realizada em agosto do ano passado, em Salvador, bem como destacou o dinamismo econômico do Estado. “Acredito que algumas pessoas aqui presentes também participaram da reunião em Salvador. Bahia chama a atenção do mundo, inclusive do Japão. Admiramos as iniciativas do Estado e o papel que desempenha na atualidade brasileira”.

O secretário-geral Fujiyoshi Hirata ficou impressionado com Gabrielli pela sua humildade e pontualidade, deslocando-se sozinho na vinda do aeroporto ao local do evento, bem como na sua volta rumo a Salvador.

A Bahia, onde Pedro Álvares Cabral ancorou, no ano de 1500, e descobriu o Brasil, é conhecida internacionalmente pela infinidade de belezas naturais, sua cultura, hospitalidade, suas festas populares, artistas de grande sucesso, o carnaval mais agitado do mundo, e a convivência pacífica entre pessoas de diferentes credos e cores. Trata-se do maior Estado nordestino em extensão, população e produto interno bruto, além de ser o Estado que mais recebe turistas na região.

"A Bahia é um Estado que apresenta um grande potencial para os negócios, em especial nas áreas do agronegócio, de minérios, industrial e de turismo, maior do que a França (em extensão), sendo a primeira economia do Nordeste com PIB em torno de US$ 100 bilhões, equivalendo a 31,3% de participação, população de 14 milhões de habitantes, redução significativa do nível de pobreza de 2006 a 2009 (mais de um milhão de pessoas saíram dessa situação), economia pujante e crescentemente atraente, com predomínio do setor terciário (serviços e comércio) e recentemente, com crescente produção industrial, tem uma área um pouco maior e população bem menor que do Japão, possui localização geográfica privilegiada, para atender a demanda do Brasil e de mercados-chave do exterior", destacou Gabrielli aos empresários, citando a produção de grãos como soja, algodão, milho e café, etanol, frutas, uvas e vinhos (área irrigada de Petrolina), papel e celulose, rebanho de gado de corte e leiteiro, caprinocultura, fibras naturais (sisal), móveis, energia eólica - por estar a Bahia localizada na região de maior incidência de ventos no Brasil -, minérios - maior volume descoberto de minerais do país, dentre os quais ferro, manganês e terras raras (demanda crescente no mercado mundial) -, indústrias química, petroquímica, metalúrgica, naval, automobilística, produção de petróleo, no turismo praias de alta qualidade, hotéis e resorts, com "campos de golfe para atender a cultura japonesa", entre outros.   

Segundo o secretário, investimentos em logística e infraestrutura avançadas estão sendo realizados na Bahia, em diversas ações de construção, recuperação e ampliação em modais como rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias, visando à consolidação e dinamização de suas atividades produtivas. Destaques para os novos projetos estruturantes da Ferrovia Oeste-Leste, do Complexo Porto Sul em Ilhéus, da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (12 km de extensão) e das linhas do metrô de Salvador (6 km já construídos, num total de 34 km,  previstos para serem concluídos entre final de 2014 e início de 2015). “Com o apoio do governo federal, estamos investindo pesado na construção de uma logística de transportes rodo-hidro-ferroviário, integrando os centros de produção aos grandes mercados consumidores, o que deixa o Estado ainda mais competitivo e preparado para disputar com outros mercados”.

No fim de sua explanação, traduzida simultaneamente do português para o japonês, Gabrielli foi aplaudido com entusiasmo e muitos empresários e autoridades japoneses fizeram questão de cumprimentá-lo. O secretário disse que se sentiu honrado pelo convite, lembrou que já teve a oportunidade de conhecer o Japão por várias vezes, a primeira em 1993 quando permaneceu naquele país por 40 dias, visitando diversas empresas e cidades, analisando os programas de qualidade total e a transformação da indústria japonesa da década de 90, e, depois, "pelo menos 20 vezes" entre 2003 a 2012, como diretor-financeiro e presidente da Petrobras.  Gabrielli convidou os empresários japoneses a investirem no Estado. "A Bahia tem um enorme potencial para atrair quem queira investir. Vejo na Bahia uma excelente oportunidade para os japoneses investirem".

Novos negócios

 

Durante o evento, Gabrielli informou que no início deste mês, a empresa japonesa Kawasaki Heavy Industries Ltd., se associou às baianas Odebrecht, OAS e UTC, no empreendimento de construção e operação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), na Ponta do Corujão, município de Maragogipe, no Recôncavo baiano.

 

A Kawasaki passou a ser dona de 30% do EEP e se comprometeu a transferir tecnologia e capacitar os trabalhadores locais para atuar na construção de navios, plataformas de exploração e unidades de perfuração de poços de petróleo. Com previsão de investimentos na ordem de R$ 2 bilhões até 2014, o EEP é maior investimento privado em realização na Bahia, e vai gerar quatro mil empregos e recolocar o Estado no mercado da indústria naval.

 

Os laços do empresariado japonês com a Bahia vêm se estreitando. O Japão é o sexto maior investidor internacional no Brasil. Em agosto de 2011, foi realizada em Salvador, a XIV Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil- Japão, com o objetivo de incrementar e atrair novos investidores para o Brasil, tendo como base a expertise tecnológica, competitiva e produtiva do Japão.

Atividades ordinárias

Sumico Hirose e Flávio Monteiro, respectivamente, diretor de vendas internacional e diretor de marketing e vendas da Blue Tree Hotels, fizeram apresentações sobre a rede hoteleira comandada pela empresária Chieko Aoki.

Na seção de “Comunicados”, Tosiyuki Nakamura, presidente do Conselho Fiscal, fez relato sobre auditoria financeira do primeiro trimestre de 2012. Shinsuke Fujii, presidente da Comissão de Promoção de Intercâmbio Econômico Nipo-Brasileiro, falou sobre o evento “Invest in Brazil”, organizado pela revista “Nikkei BP”.

Em "troca de representantes", o atual diretor-presidente da Toyobo do Brasil, Nobuo Kawamoto se despediu da Câmara, apresentando o seu sucessor, Sachio Yamamoto. Makoto Shibayama, que está deixando o cargo de diretor-presidente da Marubeni-Itochu Steel Brasil, fez discurso de despedida junto aos membros da Câmara. Também fez discurso  de autoapresentação o diretor-vice-presidente da empresa, Yoshio Hirai.

 

No “Discurso de Três Minutos”, Anselmo Nakatani, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, anunciou a realização do evento “Encontro com a Aliança”, a ser realizada no próximo dia 18 de maio, na Câmara.

 

Fizeram a apresentação de novas associadas as empresas Yokohama Rubber Latin America, pelo diretor-presidente Tomoaki Kubota e Nidec-Shimpo do Brasil, através do diretor-presidente Eduardo Takeshi Motohashi.  

PDF anexo: Apresentação da Palestra

 

A-12-05-11-ac-jiro-gabrielli-aa-420

O secretário do Planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli, durante palestra na Câmara.

 

A-12-05-11-ac-materiasa-12-05-11-ac-jiro-kondo-aaa-340

Masaki Kondo, presidente da Câmara, durante discurso de boas-vindas ao secretário do Planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrieli.

 

A-12-05-11-ac-mesa-aa-620

José Sérgio Gabrielli e Masaki Kondo

 

A-12-05-11-ac-jiro-mesa-ab-620

Yoshio Shibuya (Kawasaki do Brasil), José Sérgio Gabrielli (secretário do Planejamento da Bahia), Masaki Kondo (Presidente da Câmara), Masahiko Kobayashi (cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo) e Tomoyoshi Egami (Sojitz do Brasil)

 

A-12-05-11-ac-gab-kon-hir-620

Shinsuke Fujii (vice-presidente da Câmara e presidente da Comissão de Promoção de Intercâmbio Econômico Nipo-Brasileiro), José Sérgio Gabrielli (secretário do Planejamento da Bahia), Masaki Kondo (presidente da Câmara) e Fujiyoshi Hirata (secretário-geral da Câmara)

 

A-12-05-11-ac-placa-aa-570

O secretário do Planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli (d), recebe das mãos do presidente Masaki Kondo (e), placa de homenagem da Câmara.

 

 A-12-05-11-ac-jiro-autoridades-aa-620

Autoridades, convidados e membros da diretoria da Câmara.

 

A-12-05-11-ac-jiro-geral-aaa-620

Mais de 100 pessoas, entre empresários, executivos e autoridades participaram do evento.

 

Texto: Rubens Ito / CCIJB

Fotos: Jiro Mochizuki e Rubens Ito 



Últimas

2019/10/14 » Vice-ministro do METI tem reunião com representates da Câmara
2019/10/09 » Seminário aborda possíveis impactos nas regras de PT na adesão do Brasil à OCDE
2019/10/09 » Palestra o Brasil sob a perspectiva de Washington
2019/10/02 » Talk show com Marie Inoue, ex-jogadora da seleção feminina de rugby do Japão
2019/09/24 » Seminário sobre segurança e prevenção
2019/09/20 » Associados participam de encontro empresarial de setembro
2019/09/18 » Gestão Empresarial: Comitê promove a reunião mensal de setembro
2019/09/18 » Comissão de Intercâmbio: reunião de trabalho
2019/09/17 » Seminário sobre a mais recente situação na Argentina foi realizado duas vezes, devido à demanda
2019/09/11 » Reunião com o secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra
2019/09/11 » Comitê Jurídico promove reunião de setembro
2019/09/11 » Hirata visita secretária-executiva do CZPE, Thaíse Dutra
2019/09/10 » Realizada a 2ª reunião do Comitê do Meio Ambiente
2019/09/06 » Grupo Trabalhista: Reunião de trabalho
2019/09/05 » Reunião com São Paulo Negócios
2019/08/31 » Câmara promove o 53º Campeonato de Golfe
2019/08/29 » Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro: reunião
2019/08/29 » Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro: seminário sobre impostos indiretos
2019/08/29 » Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão: reunião com diretor Yoshida
2019/08/27 » Comitê de Relações Públicas: reunião sobre site da Câmara

Ver mais »