Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Cônsul-Geral Kazuaki Obe se despede da comunidade nipo-brasileira 26/06/2012

O cônsul geral do Japão em São Paulo Kazuaki Obe está de retorno ao Japão, após exercer o cargo por cerca de três anos e meio. Ele irá assumir novas funções em sua brilhante carreira diplomática.    

No dia 26 de junho de manhã, o cônsul-geral Kazaki Obe e consulesa Eiko Obe fizeram uma recepção de despedida em sua residência oficial, com a participação, entre outros, de autoridades, empresários, representantes das cinco principais entidades da comunidade nipo-brasileira - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Asistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Aliança Cultural Brasil-Japão e Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil. Estavam presentes o presidente da Câmara, Masaki Kondo, diretores Ichiro Amano, Yoshihiro Sawada e Hideo Ueno, e o secretário-geral Fujiyoshi Hirata, diretor-geral da Fundação Japão, Akira Fukano, deputado estadual Jooji Hato (PMDB), suplente de deputado federal Walter Ihoshi (PSD) e o vereador Ushitaro Kamia (PSD).

Obe lembrou que no ano passado houve um investimento direto de capital japonês no Brasil da ordem de US$ 7,5 bilhões, cifra provavelmente a mais alta de todos os tempos, expandindo de forma admirável, as relações econômicas de ambos os países. Ele agradeceu a todos pelo carinho e pela colaboração recebidos durante o tempo em que esteve no país, exercendo o seu cargo diplomático.

No mesmo dia, à noite no salão nobre do Bunkyo, entidades representativas da comunidade nipo-brasileira realizaram uma cerimônia de despedida ao cônsul-geral Obe e consulesa Eiko Obe, que foram homenageados. O presidente da Câmara Masaki Kondo fez o discurso de despedida ao casal em idioma japonês. E o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão Anselmo Nakatani discursou em português.

A consulesa Eiko Obe recebeu como homenagem um buquê de flores. Durante seu discurso, visivelmente emocionada, lágrimas desceram por seu rosto. Ao agradecer, ela desejou muita sorte a todos. O cônsul-geral Obe afirmou em seu discurso que, visitou 106 cidades de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro, em 164 viagens, em sua maioria acompanhada da consulesa Eiko Obe. O Consulado Geral do Japão em São Paulo circunscreve os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e algumas cidades do Triângulo Mineiro (MG).

Kazuaki Obe ressaltou que para ele e para a consulesa Eiko, o Brasil se tornou a segunda pátria, cuja lembrança os acompanhará para sempre. Obe destacou que esses três anos e meio foram sequências de dias de emoção e gratidão. Toda esta rica experiência, segundo ele, se deve à  inestimável colaboração recebida de todos, que deixou tanto ele como a consulesa extremamente agradecidos.

Biografia

Economista formado pela Faculdade de Economia da Universidade Soka, Kazuaki Obe ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em abril de 1975. Atuou como diretor-adjunto da Segunda Divisão da América Latina e do Caribe (1987); diretor-adjunto da Divisão de Cooperação Multilateral (1989); primeiro secretário da Embaixada do Japão na Argentina (1991); e primeiro secretário da Embaixada do Japão na Austrália (1993). 
 
Também foi conselheiro da Secretaria de Gabinete, Seção de Política Interna (1995); diretor de Operações do Instituto de Formação de Pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros (1997); diretor da Divisão de Cooperação para o Desenvolvimento do Departamento de Cooperação Econômica (1999); e diretor da Divisão de Cooperação Técnica do Departamento de Cooperação Econômica.
 
Em agosto de 2000, foi designado conselheiro da Embaixada do Japão na Arábia Saudita e em julho de 2002, ministro da Embaixada do Japão na Argentina. Foi diretor de Planejamento e Coordenação da Japan International Cooperation Agency (Jica) até ser designado cônsul-geral do Japão em São Paulo, em novembro de 2008.

 

A-12-06-26-bunkyo-aa-570

Akinori Sonoda (presidente do Kenren); presidente Masaki Kondo faz a leitura da placa em homenagem ao cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe; e Anselmo Nakatani (presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão) (Fotos: Jiro Mochizuki)

 

A-12-06-26-bunkyo-ac-620

Kihatiro Kita (presidente do Bunkyo), Yoshiharu Kikuchi (presidente do Enkyo), consulesa Eiko Obe, cônsul-geral Kazuaki Obe e presidente Masaki Kondo (com a placa de homenagem), Akinori Sonoda (presidente do Kenren) e Anselmo Nakatani (presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão)

 

A-12-06-26-bunkyo-ab-620

Fujiyoshi Hirata (secretário-geral da Câmara), consulesa Eiko Obe e cônsul-geral Kazuaki Obe, Masaki Kondo (presidente da Câmara) e Hideo Ueno (diretor da Câmara)

 

A-12-06-26-bunkyo-ad-620

Yoshihiro Sawada (diretor da Câmara e presidente da Jetro de São Paulo), Fujiyoshi Hirata (secretário-geral da Câmara), consulesa Eiko Obe e cônsul-geral Kazuaki Obe, e o pintor Kazuo Wakabayashi.



Últimas

2019/08/22 » Câmara realiza o simpósio dos presidentes dos departamentos setoriais
2019/08/21 » Reunião discute o conceito de prêmio e segurança da informação
2019/08/16 » Câmara promove o evento mensal de agosto dos associados
2019/08/15 » Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais: visita à imprensa nipo-brasileira
2019/08/15 » Equipamentos Elétricos, Informação e Comunicação: Departamento promove seminário sobre TI
2019/08/14 » Comitê Jurídico realiza reunião de agosto
2019/08/14 » Financeiro: Departamento debate retrospectiva e perspectivas
2019/08/13 » Comércio Exterior: retrospectiva e perspectivas são discutidas em encontro
2019/08/12 » Automotivo: membros do departamento se reúnem para discutir retrospectiva e perspectivas
2019/08/12 » Transportes e Serviços: 2ª reunião sobre retrospectiva e perspectivas
2019/08/09 » Equipamentos Elétricos, Informação e Comunicação: departamento debate retrospectiva e perspectivas
2019/08/07 » Conselho Fiscal faz reunião para auditoria do 2º trimestre de 2019
2019/08/07 » Cinco entidades nikkeis realizam reunião de trabalho no Bunkyo
2019/08/05 » Desenvolvimento de negócios globais: A importância do ‘Respeito Mútuo’ e a maneira de implementá-lo em sua organização
2019/08/05 » Produtos Químicos: retrospectiva e perspectivas foram discutidas em reunião
2019/08/02 » Comissão de Relações Institucionais: Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro
2019/08/01 » Jetro realiza 3ª missão empresarial ao Paraguai
2019/08/01 » Alimentos: departamento debate retrospectiva e perspectivas
2019/08/01 » Consultoria e Assessoria: retrospectiva e perspectivas foram discutidas em reunião
2019/07/31 » Metal-Mecânico: departamento discute retrospectiva e perspectivas

Ver mais »