Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Governador Tarso Genro fala de investimentos no RS a empresários japoneses 13/07/2012

Mais de 140 empresários assistiram na última sexta-feira (13/07), em São Paulo, no Tivoli São Paulo-Mofarrej, à palestra do governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro, sobre investimentos no Estado. Um dos principais pontos destacados por Tarso Genro é a criação da Sala do Investidor, que reúne diversos órgãos públicos para facilitar a instalação de novos empreendimentos. Outro aspecto lembrado foi a Política Industrial, que prevê benefícios e estímulos para 22 setores diferentes e o plano de investimentos em infraestrutura, energia e saneamento foram destacados pelo governador. O evento acompanhado de um almoço foi organizado pela Câmara.

O governador Tarso Genro, que estava acompanhado de Mauro Knijnik, secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; Marcelo Carvalho Lopes, presidente do Badesul; Mariela Espíndola Longoni Klee e Sandra Ferreira, respectivamente, chefe de gabinete e diretora do Departamento de Produção de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; Marco Aurélio Franceschi e Márcia Nunes, respectivamente, diretor de infraestrutura e energias e assessora da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; Carlos Henrique Horn, José Hermeto Hoffmann e Angelo Guido Menegat, respectivamente, vice-presidente, diretor-administrativo e assessor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Caco Argemi, fotógrafo oficial do gabinete do governador; jornalista Guilherme Gomes; ajudantes-de-ordens coronel Fabio Fernandes e tenente-coronel José Adriano Felippetto; foi recepcionado pelo presidente da Câmara, Masaki Kondo, pelo cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Masahiko Kobayashi; vice-presidentes Shunichi Nakanishi e Shinsuke Fujii; diretores Toshifumi Murata, Hideo Ueno, Ryo Wada, Ichiro Amano, Yoji Ibuki e Takashi Hirose; e secretário-geral Fujiyoshi Hirata.

O presidente Masaki Kondo apontou como importante a atitude do governador, de vir apresentar as potencialidades do Rio Grande do Sul ao segmento empresarial japonês. “A presença do governador Tarso Genro é muito positiva neste evento com empresários e investidores, pois o governador age, apresenta os projetos do Estado, oferece segurança, garante ação proativa e com certeza, atrai investimentos para desenvolver o Rio Grande do Sul.”

Masaki Kondo acrescentou que o Estado, a partir de janeiro de 2011, quando Tarso Genro foi empossado no Executivo estadual, vem conseguindo retomar o crescimento da economia. “Nos últimos anos o Estado vem se desenvolvendo a elevadas taxas, graças ao equilíbrio das contas públicas que tem possibilitado a realização de obras de infraestrutura e a implementação de diversos programas na área social”.

O governador fez uma retrospectiva de um ano e meio de governo popular, lembrando que quando assumiu o Estado havia uma instabilidade política e econômica, “um sistema produtivo muito verticalizado, que somente poucos grupos se beneficiavam”. Agora, destacou, “reorganizamos o nosso espaço fiscal, conseguimos investimentos em infraestrutura, energia e saneamento, fizemos uma reforma horizontal na estrutura organizacional”.

Tarso Genro disse que o Estado atrai investimentos porque é bem localizado, fica próximo dos mais industrializados e populosos centros consumidores do Brasil e faz fronteira com o Uruguai e a Argentina, uma localização privilegiada entre os países que compõem o bloco econômico do Mercosul, destacando as vastas oportunidades que o Estado oferece nas áreas da agroindústria, calçados, moveleira, petroquímica, automotiva, farmacêutica, têxtil, energia eólica, tecnologia da informação, serviços, entre outros. "Base produtiva diversificada, sólida, criativa, qualificada e rica. Quando apresentamos as potencialidades do Rio Grande do Sul fora do país, os investidores reconhecem o nosso Estado como um celeiro de oportunidades", destacou.

O governador Tarso Genro afirmou, também, que Rio Grande do Sul possui o quarto maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,869, reflexo da menor mortalidade infantil do país, das altas taxas de alfabetização da população (90,5%), com 46% tendo concluído o segundo grau e 15% o superior, e excelentes condições de saneamento básico e de saúde.

O comércio entre o RS e Japão em 2011 movimentou cerca de US$ 450 milhões, mantendo uma balança positiva para o Rio Grande do Sul. Os principais produtos exportados foram carnes, madeira e carvão vegetal. Os itens mais importados foram máquinas, aparelhos mecânicos e aparelhos de ar condicionado.

O Estado já conta com a participação da indústria japonesa como o centro de distribuição da Toyota, localizado em Guaíba, com a possibilidade de ampliar suas atividades no RS, a Kurashiki do Brasil Têxtil, a Takeda Pharma que recentemente adquiriu a empresa farmacêuitica Multilab e a Otsuka do Brasil, de produtos químicos.

Bacharel em Direito, Tarso Genro foi prefeito de Porto Alegre em duas gestões. Também foi ministro da Justiça do governo Lula, onde já havia exercido as funções de ministro da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ministro da Educação e ministro da Articulação Política. Foi também presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).

Atividades ordinárias

Em “Comunicados”, Teruhisa Konishi, vice-presidente da Comissão de Coordenação Geral, comunicou a realização do Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais, a ser realiado no dia 21 de agosto vindouro.

Na seção "troca de representantes", o atual diretor-presidente da CBC Indústrias Pesadas S.A., Masatatsu Haraguchi se despediu da Câmara e apresentou o seu successor Manabu Kimura. Yoshio Shibuya e Katsumi Okawa, respectivamente, diretores-presidentes da Kawasaki do Brasil Indústria e Comércio Ltda. e Yazaki do Brasil Ltda. se despediram da Câmara. Fizeram discursos de chegada ao Brasil o novo diretor-presidente da Takeda Pharma Ltda. e o novo representante-chefe do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), respectivamente, Giles Platford e Yutaka Yasui.

No “Discurso de Três Minutos” fizeram apresentações Sérgio Masaki Fumioka da Quikly Travel Agência de Viagens e Turismo Ltda., sobre Diretório de Hotéis 2012; Takashi Sato, da SHT Representações, Viagens e Turismo Ltda., que divulgou a revista de viagem; Ignácio Tadayoshi Moriguchi, sobre o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil; e Sachiko Hatta e Satoshi Tanabe, sobre o intercâmbio profissional da AIESEC, maior organização mundial de estudantes, focada em fornecer uma plataforma para desenvolvimento de jovens lideranças.

Câmara recebe ofícios de agradecimento do Governador Tarso Genro 

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro fomalizou no dia 19 de julho, através de ofícios ao presidente Masaki Kondo e ao secretário-geral Fujiyoshi Hirata, os agradecimentos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul à Câmara e aos empresários japoneses, pela sua participação como convidado de honra e orador da Confraternização Mensal dos Associados, ocorrida no dia 13 de julho, em São Paulo. Na ocasião, o governador proferiu palestra acerca dos investimentos no Estado, proporcionando um proveitoso intercâmbio entre a comitiva gaúcha e os membros-associados da Câmara.

PDF anexo: Ofícios do Governador Tarso Genro endereçados ao presidente Masaki Kondo e ao secretário-geral Fujiyoshi Hirata .

 

A-12-07-13-ac-j-tarso-aa-360

 Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, durante palestra na Câmara (Foto: Jiro Mochizuki) 

 

A-12-07-13-ac-j-kondo-aa-360

 Presidente da Câmara, Masaki Kondo, em seu discurso de boas-vindas ao governador Tarso Genro (Foto: Jiro Mochizuki) 

 

A-12-07-13-ac-j-mesa-aa-620

 Governador do RS, Tarso Genro, presidente da Câmara, Masaki Kondo e cônsul-geral-adjunto do Japão em SP, Masahiko Kobayashi (Foto: Jiro Mochizuki) 

 

A-12-07-13-ac-placa-570

 Após sua palestra, o governador Tarso Genro recebe placa de homenagem da Câmara, das mãos do presidente Masaki Kondo (Foto: Rubens Ito / CCIJB) 

 

A-12-07-13-ac-j-autor-ab-620

 Autoridades, convidados e membros da diretoria da Câmara (Foto: Jiro Mochizuki) 

 

A-12-07-13-ac-j-autor-ac-620

 Autoridades, convidados e membros da diretoria da Câmara (Foto: Jiro Mochizuki) 

 

A-12-07-13-ac-geral-ac-620

 Mais de 140 empresários assistiram à palestra do governador Tarso Genro. (Foto: Rubens Ito / CCIJB) 

 

Texto: Rubens Ito - CCIJB



Últimas

2019/05/22 » Assédio moral e sexual e e-Social foram temas de palestras na Câmara
2019/05/15 » Reunião reúne profissionais para debater assuntos jurídicos e tributários
2019/05/10 » Subdepartamento Médico: reunião de trabalho
2019/05/10 » Departamentos eletroeletrônico e de transportes e serviços: reunião conjunta
2019/05/09 » Comissão de Relações Institucionais: Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro
2019/05/09 » Seminário sobre IRPJ para expatriados
2019/05/08 » Conselho Fiscal se reúne para auditoria do 1º trimestre de 2019
2019/05/07 » EPA Japão-Mercosul: reunião com principais departamentos
2019/04/30 » Cerimônia de celebração da passagem para a era Reiwa
2019/04/30 » Reinauguração do Museu Histórico da Imigração Japonesa
2019/04/18 » Coordenador da ABDI destaca novo cenário na relação econômica Brasil-Japão
2019/04/17 » Lei de migração e contratação de executivos foram temas de palestras na Câmara
2019/04/17 » Comissão de Planejamento e Estratégia: reunião de trabalho
2019/04/16 » Grupo de trabalho promove seminário trabalhista para expatriados
2019/04/15 » EPA Japão-Mercosul: reunião do grupo de trabalho da força-tarefa
2019/04/10 » Comitê Jurídico faz reunião de abril
2019/04/03 » Comissão de Intercâmbio realiza palestra com Hiroyasu Hiragami
2019/03/25 » 4ª CACI - Conferência Anual de Comércio Internacional
2019/03/22 » Embaixador diz que adesão ao TPP é estratégica para o Brasil
2019/03/22 » Seminário e networking com empresas japonesas

Ver mais »