Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Investe São Paulo é divulgado na Câmara 11/10/2012

No último dia 11 de outubro aconteceu a Confraternização dos Associados da Câmara e reuniu mais de 140 pessoas, em sua maioria CEOs de empresas japonesas instaladas no Brasil. Na ocasião, a Investe São Paulo, representada pelo presidente Luciano Almeida, apresentou os serviços gratuitos oferecidos pela agência.  

 

A Investe São Paulo tem como objetivo facilitar a instalação de novos empreendimentos no Estado de São Paulo e aumentar a competitividade da economia paulista, promovendo a geração de empregos, renda e inovação tecnológica.  

 

Acompanhado do gerente-geral de Relações Institucionais e Internacionais da agência, Wilson Roberto Soares; do gerente de Relações Internacionais, Luís Fernando Arbex; do gerente de Investimentos e Negócios, Gustavo Assunção; da assessora-técnica da diretoria, Raquel Kibrit; e da assessora de imprensa, Denise Casatti, Almeida participou como orador principal do evento, discutindo com investidores japoneses, investimentos no Estado. Da palestra, o presidente da agência destacou modelos de políticas voltadas à iniciativa privada, para promover a instalação de empresas e garantir a expansão da economia.  

 

A comitiva foi recebida pelo presidente Masaki Kondo (diretor-presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil), cônsul-geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Masahiko Kobayashi, primeiro-secretário da Embaixada do Japão no Brasil, Hajime Kaneko, vice-presidentes Shinsuke Fujii (diretor-presidente da Mitsui & Co. (Brasil) S.A.) e Shunichi Nakanishi (diretor-presidente da Toyota do Brasil), diretores Toshifumi Murata (diretor-presidente do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil), Yoshihiro Sawada (diretor-presidente da Jetro, São Paulo), Hideo Ueno (diretor-presidente da Kurashiki do Brasil Têxtil), Tomoyoshi Egami (diretor-presidente da Sojitz do Brasil), Ichiro Amano (diretor-presidente da Yakult), Yoji Ibuki (diretor-presidente da Marubeni Brasil), secretário-geral Fujiyoshi Hirata, e demais presidentes, vice-presidentes e diretores de multinacionais dos segmentos da indústria, comércio e serviços.  

 

 “A Investe São Paulo presta consultoria gratuita, é um facilitador de investimentos. Os senhores podem nos ajudar muito a melhorar a competitividade de São Paulo e também a contribuir com o desenvolvimento desse Estado, que tem 50% da produção científica e responde por 72% em pesquisa & desenvolvimento investidos no Brasil”, destacou Almeida, explicando que um dos papéis da Investe São Paulo é propor políticas públicas ao Governo do Estado, visando aprimorar o ambiente de negócios de São Paulo.  

 

Dado ao seu eficiente sistema de funcionamento em função do quadro de técnicos e gerentes altamente qualificados, a Investe São Paulo, apesar de ter apenas três anos de existência, é hoje a principal executora de projetos de atração de investimentos no Estado.  

 

Almeida informou que três empresas são japonesas, entre as 36 atendidas pela agência, que anunciaram investimentos no Estado: Toyota, AGC Vidros do Brasil (Asahi Glass) e Horiba. Juntas, elas anunciaram investimento da ordem de US$ 1,7 bilhão e vão gerar cerca de 2,8 mil empregos.  

 

O Estado de São Paulo é considerado o "motor econômico" do Brasil por possuir melhor infraestrutura, mão de obra qualificada, fabricar produtos de alta tecnologia, além de abrigar o maior parque industrial e a maior produção econômica”, destacou o presidente Masaki Kondo.   

 

Os empresários japoneses foram convocados pelo presidente da Investe São Paulo a se unirem em uma força-tarefa em prol da candidatura da cidade de São Paulo à Expo 2020, que, ao seu ver, “pode deixar um legado relevante, em especial na infraestrutura, mais até do que a abertura da Copa de 2014”.   

 

Almeida destacou ainda que, com a criação, há um ano, da Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), houve a possibilidade de os investidores apresentarem mais de 100 propostas de projetos de parceiras público-privada (PPP) ao Estado de São Paulo.   

 

Parcerias 

O Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil assinou no último dia 1º de outubro um protocolo de cooperação com a Investe São Paulo, com a finalidade de estimular a atração de investimentos de empresas japonesas ao Estado de São Paulo e também auxiliar os empresários brasileiros que desejam investir no Japão.  

 

Além disso, a Jetro, agência japonesa de comércio exterior celebrou um convênio com a Investe São Paulo, para enviar um colaborador da agência paulista, para passar dois meses trabalhando dentro da instituição em Tóquio. O acordo objetiva promover uma troca de experiências, técnicas, cultura e boas práticas entre as duas agências.  

 

Atividades Ordinárias  

 

Na seção "troca de representantes", fizeram discurso de chegada ao Brasil o novo diretor-presidente da NTT do Brasil Telecomunicações Ltda., Yoshimoto Yazawa e o diretor-presidente da Nippon Express do Brasil Transportes Internacionais Ltda., Koji Hosoya. Em seguida, houve a apresentação de novas associadas. A AGC Vidros do Brasil Ltda. (Asahi Glass), por seu chairman, Kei Yonamoto. A Nikon do Brasil Ltda., por seu diretor-presidente, Koji Maeda. E a Asatsu-DK, Inc. (ADK), por sua diretora-presidente, Rika Higashi. 

 

Finalizando, o cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Masahiko Kobayashi, deu as palavras de despedida, pois está de retorno ao Japão, para desempenhar novas e importantes funções em sua brilhante carreira diplomática.  

 

PDF anexo: Apresentação da Palestra  

 

 

001-a-12-10-11-ac-j-luciano-aa-360

Luciano Santos Tavares de Almeida, presidente da Investe São Paulo, durante palestra na Câmara (Foto: Jiro Mochizuki)

 

002-a-12-10-11-ac-j-kondo-aa-360

Presidente da Câmara, Masaki Kondo, durante discurso de boas-vindas ao Orador (Foto: Jiro Mochizuki)

 

003-a-12-10-11-ac-j-mesa-aa-620

Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo; Masaki Kondo, presidente da Câmara; e Noriteru Fukushima, cônsul-geral do Japão em São Paulo (Foto: Jiro Mochizuki)

 

004-a-12-10-11-ac-j-mesa-ab-620

Masahiko Kobayashi, cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo; Toshifumi Murata, diretor da Câmara; e Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo (Foto: Jiro Mochizuki)

 

005-a-12-10-11-ac-j-mesa-ac-620

Noriteru Fukushima, cônsul-geral do Japão em São Paulo, Hajime Kaneko, primeiro secretário da Embaixada do Japão no Brasil, e Shunichi Nakanishi, vice-presidente da Câmara (Foto: Jiro Mochizuki)

 

006-a-12-10-11-ac-placa-luciano-520

Masaki Kondo fez a entrega da placa de homenagem da Câmara ao presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida (Foto: Rubens Ito / CCIJB)

 

007-a-12-10-11-ac-placa-cga-520

Presidente Masaki Kondo entrega placa de homenagem da Câmara ao cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Masahiko Kobayashi, que está de retorno ao Japão. (Foto: Rubens Ito / CCIJB)

 

008-a-12-10-11-ac-j-cga-hirata-aa-570

Yoshihiro Sawada, diretor e Fujiyoshi Hirata, secretário-geral, prestam homenagem ao cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Masahiko Kobayashi. (Foto: Jiro Mochizuki)

 

009-a-12-10-11-ac-j-autoridades-aa-620

 Autoridades, convidados e membros da diretoria da Câmara (Foto: Jiro Mochizuki)

 

013-a-12-09-14-ac-jiro-geral-ac-620

Mais de 140 associados, entre empresários e executivos, participaram da Confraternização de Outubro. (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Rubens Ito / CCIJB



Últimas

2019/10/16 » Comitê Jurídico: Reunião mensal de outubro é destaque na Câmara
2019/10/14 » Vice-ministro do METI tem reunião com representates da Câmara
2019/10/09 » Seminário aborda possíveis impactos nas regras de PT na adesão do Brasil à OCDE
2019/10/09 » Palestra o Brasil sob a perspectiva de Washington
2019/10/02 » Talk show com Marie Inoue, ex-jogadora da seleção feminina de rugby do Japão
2019/09/24 » Seminário sobre segurança e prevenção
2019/09/20 » Associados participam de encontro empresarial de setembro
2019/09/18 » Gestão Empresarial: Comitê promove a reunião mensal de setembro
2019/09/18 » Comissão de Intercâmbio: reunião de trabalho
2019/09/17 » Seminário sobre a mais recente situação na Argentina foi realizado duas vezes, devido à demanda
2019/09/11 » Reunião com o secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra
2019/09/11 » Comitê Jurídico promove reunião de setembro
2019/09/11 » Hirata visita secretária-executiva do CZPE, Thaíse Dutra
2019/09/10 » Realizada a 2ª reunião do Comitê do Meio Ambiente
2019/09/06 » Grupo Trabalhista: Reunião de trabalho
2019/09/05 » Reunião com São Paulo Negócios
2019/08/31 » Câmara promove o 53º Campeonato de Golfe
2019/08/29 » Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro: reunião
2019/08/29 » Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro: seminário sobre impostos indiretos
2019/08/29 » Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão: reunião com diretor Yoshida

Ver mais »