Na Confraternização dos Associados da Câmara ocorrida no último dia 1º de novembro, não houve palestra. O evento, que reuniu mais de 140 pessoas, em sua maioria CEOs de empresas japonesas instaladas no Brasil, foi marcado por um ambiente descontraído para troca de informações entre os presentes.
Participaram do encontro o presidente Masaki Kondo (diretor-presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil), cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Hiroaki Sano, cônsul do Departamento Econômico do Japão em São Paulo, Toshinobu Tsuboi, vice-presidente Shinsuke Fujii (diretor-presidente da Mitsui & Co. Brasil), diretores Toshifumi Murata (diretor-presidente do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil), Yoshihiro Sawada (diretor-presidente da Jetro, São Paulo), Hideo Ueno (diretor-presidente da Kurashiki do Brasil Têxtil), Tomoyoshi Egami (diretor-presidente da Sojitz do Brasil), Yoji Ibuki (diretor-presidente da Marubeni Brasil), Hirotaka Murakami (diretor-presidente da Panasonic do Brasil), secretário-geral Fujiyoshi Hirata, presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Yoshiharu Kikuchi, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Anselmo Nakatani, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Akinori Sonoda, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Kihatiro Kita, e demais presidentes, vice-presidentes e diretores de multinacionais dos segmentos da indústria, comércio e serviços.
Chisato Kondo e Alice Nakamori, da Secretaria, foram as mestres de cerimônias do evento.
Atividades Ordinárias
No item "Comunicado", o presidente do Conselho Fiscal, Tosiyuki Nakamura, fez relato sobre a auditoria financeira do 3º trimestre de 2012.
Na seção "troca de representantes", fez discurso o novo cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Hiroaki Sano, em substituição a Masahiko Kobayashi, que retornou ao Japão.
No "Discurso de Três Minutos", o presidente do Bunkyo, Kihatiro Kita, convidou a todos para o simpósio "Acordo Previdenciário Brasil-Japão e sua aplicação prática", que será realizado no dia 26 de novembro de 2012, segunda-feira, às 19h, no Bunkyo. Uma das palestras mais aguardadas será de Belara Giraldelo, gerente-substituta da APSAI-SP (Agência da Previdência Social de Atendimento de Acordos Internacionais) do INSS, posto responsável pelos assuntos internacionais, que falará sobre as questões práticas do acordo.
Yoshiharu Kikuchi, presidente do Enkyo, mantenedor do Hospital Nipo-Brasileiro, apresentou os serviços de assistência médica, odontológica e check-up do Centro Médico Liberdade e projeto PIPA (Projeto de Integração Pró-Autista), mantidos pela entidade.
A diretora de projetos culturais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Fernanda Celidonio, anunciou a exposição "Dos Samurais aos Mangás" da FAAP, prevista para acontecer entre agosto a outubro de 2013.
Em "Novas Associadas", houve apresentação das empresas Daiso Brasil Comércio e Importação Ltda., representada pelo diretor-presidente, Keisuke Ono e pelo supervisor Masahiro Taniguchi; NK Assessoria Contábil e Fiscal Ltda., pelo diretor-presidente, Kihatiro Kita e pelo diretor Ricardo Yoshinobu Yamamoto; e Intelecto Serviços de Terceirização e Mão de Obra Efetiva Ltda., pelos sócios-diretores Mariko Rosmei Igarashi e Vinicius Rodrigues Garçon. O presidente Masaki Kondo fez a entrega dos diplomas aos representantes das citadas empresas.

Masaki Kondo, presidente da Câmara; Hiroaki Sano, cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo; e Toshifumi Murata, diretor da Câmara (Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

Hirotaka Murakami (diretor da Câmara e presidente da Comissão Jurídica), Yoji Ibuki (diretor da Câmara e presidente da Comissão de Assuntos Extraordinários) e Shinsuke Fujii (vice-presidente da Câmara e presidente da Comissão de Promoção de Intercâmbio Econômico Nipo-Brasileiro)

Tomoyoshi Egami (diretor da Câmara e presidente da Comissão de Desenvolvimento Profissional Mútuo) e Hideo Ueno (diretor da Câmara e presidente da Comissão Trabalhista e de Gestão Empresarial)

Marcos Haniu (vice-presidente da Comissão Trabalhista e de Gestão Empresarial), Hugo Amano (diretor da BDO RCS Auditores Independentes) e Flávio Tsuyoshi Oshikiri (vice-presidente do Departamento de Consultoria e Assessoria)
Rubens Ito/CCIJB