Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Em concorrido evento Silvio Leimig apresenta Complexo de Suape aos japoneses 15/02/2013

O diretor do Fórum Suape Global, Silvio Leimig, foi o principal palestrante no concorrido evento Confraternização dos Associados, que aconteceu no dia 15 de fevereiro, em São Paulo. Promovido pela Câmara, o encontro contou com a participação de mais de 130 presidentes e diretores de empresas.

Entre os presentes estavam os vice-presidentes da Câmara, Shunichi Nakanishi (diretor-presidente da Toyota do Brasil), Toshifumi Murata (diretor-presidente do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil) e Ichiro Amano (diretor-presidente da Yakult), diretores Hideo Ueno (diretor-presidente da Kurashiki do Brasil Têxtil), Tomoyoshi Egami (diretor-presidente da Sojitz do Brasil), Yoji Ibuki (diretor-presidente da Marubeni Brasil), Hirotaka Murakami (diretor-presidente da Panasonic do Brasil), Masaki Hayashi (diretor-presidente da Itochu Brasil), Nobuyuki Nishioka (diretor-presidente da Mitsubishi Indústrias Pesadas do Brasil) e Hidenori Endo (diretor-presidente da Yasuda Seguros), cônsul-geral do Japão em São Paulo e conselheiro de honra da Câmara, Noriteru Fukushima e secretário-geral Fujiyoshi Hirata.

Leimig mostrou aos presentes os diferenciais competitivos de Suape e as oportunidades de negócios que o Estado de Pernambuco oferece. O diretor destacou aspectos importantes de PE: sua localização estratégica, sua proximidade com os principais mercados mundiais (Estados Unidos, Europa e Ásia com a ampliação do Porto do Panamá), sua logística privilegiada, que permite escoar e receber produtos, a infraestrutura de Suape, suas empresas, os novos projetos em fase de implantação, além das oportunidades para as empresas japonesas dentro do projeto Suape Global, nas áreas de petróleo, gás, naval, offshore, entre outros.

O diretor citou empresas japonesas que já estão instaladas no Estado como a Musashi, Nissin-Ajinomoto, Niagro-Nichirei e a Honda (Centro de Treinamento). Também, destacou o intercâmbio de estudantes de Pernambuco com o Japão, através da Universidade de Tóquio e a estaleira Mitsubishi Heavy Industries, que está presente no Brasil através da subsidiária Mitsubishi Indústrias Pesadas do Brasil, presidida por Nobuyuki Nishioka, diretor da Câmara.

A receptividade dos empresários japoneses à apresentação do diretor foi bastante positiva. “Várias empresas nos procuraram depois da apresentação com interesse em conhecer o Complexo e também Pernambuco. Ficamos muito animados”, disse Leimig.

Segundo o executivo, nos dias 7 e 8 de março uma delegação de 18 grandes empresas japonesas estará em visita a Pernambuco. Farão parte da programação rodadas de negócios e uma visita ao Complexo de Suape.

As palavras de saudação de boas-vindas do presidente Masaki Kondo - ausente no evento devido a compromissos -, foram transmitidas pelo secretário-geral Fujiyoshi Hirata.

Kondo observa, no discurso, que "é notória a modernização do Estado, situado no belo e promissor Nordeste brasileiro, justificando o entusiasmo e a esperança das autoridades, dos empresários e de seu povo, quanto ao seu futuro", e fala do empenho do governo no crescimento do Estado. "Podemos associar este novo e pujante polo econômico, graças ao admirável trabalho que o Governo de Pernambuco vem realizando para impulsionar o desenvolvimento sustentável deste Estado, destacando entre outros, a construção de um dos maiores e mais tecnologicamente avançados portos do Brasil, o Complexo Industrial Portuário de Suape, projeto baseado na integração porto-indústria, a exemplo do Japão", nota o presidente Kondo.

No discurso, o presidente Kondo espera que "mais empresas japonesas se instalem no Estado, contando com o suporte do Projeto Suape Global (...) criado, visando à formação em Pernambuco de um polo provedor de bens e serviços da indústria de petróleo, gás, offshore e naval (...) lembrando também que na capital Recife se encontra o Porto Digital, hoje um dos mais importantes polos de tecnologia do País, de referência internacional".

Atividades Ordinárias

No item "Comunicado", Toshiharu Fujii, membro do Conselho Fiscal, fez relato sobre a auditoria financeira do 3º trimestre de 2012. O diretor Hideo Ueno, presidente da Comisão de Coordenação Geral, convidou a todos participarem do Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais, que ocorre em 22 de fevereiro.

Na seção "Troca de Representantes", fizeram discursos o ex-presidente Makoto Tanaka, que anunciou o seu deligamento da Libercon Busines Consulting Ltda.; Masayasu Uchiyama que substitui Ryuichi Akira como diretor-presidente da G-KT do Brasil Ltda.

Em "Novas Associadas", houve apresentação das empresas JCB International do Brasil Representação Comercial Ltda., representada pelo diretor-presidente, Naotaka Yazawa; Miura Boiler do Brasil Ltda., pelo diretor, Yuji Takahashi; e Nagase do Brasil Representação Comercial Ltda., pelo diretor-presidente Norihiro Tsuji. O vice-presidente Shunichi Nakanishi fez a entrega dos diplomas aos representantes das citadas empresas.

Em "Discurso de Três Minutos", Ignácio Tadayoshi Moriguchi e Denise Mattar, anunciaram projetos da exposição de Kimono, do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, prevista para ser realizada em breve no Palácio dos Bandeirantes. O diretor do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (Jinmonken), Takeshi Kurihara falou sobre do livro "Historiografia dos 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil (capítulo "Indústria"). Reimei Yoshioka, presidente do ISEC (Instituto de Solidariedade Educacional e Cultural), do NIATRE (Núcleo de Informação e Apoio aos Trabalhadores Retornados do Exterior), falou sobre a instituição.

PDF anexo: Apresentação da Palestra

 

A-13-02-15-002-hirata-450

O secretário-geral Fujiyoshi Hirata que faz a leitura da saudação de boas-vindas do presidente Masaki Kondo ao orador principal, Silvio Leimig, diretor do Fórum Suape Global.

 

A-13-02-15-001-silvio-aa-480

O diretor do Fórum Suape Global, Silvio Leimig, durante palestra na Câmara.

 

A-13-02-15-003-mesa-aff-620

Silvio Leimig (diretor do Fórum Suape Global), Sunichi Nakanishi (vice-presidente da Câmara e diretor-presidente da Toyota do Brasil) e Noriteru Fukushima (cônsul-geral do Japão em São Paulo e conselheiro de honra da Câmara)

 

A-13-02-15-004-mesa-aaa-620

Nobuyuki Nishioka (diretor da Câmara e diretor-presidente da Mitsubishi Indústrias Pesadas do Brasil), Silvio Leimig (diretor do Fórum Suape Global) e Shunichi Nakanishi (vice-presidente da Câmara e diretor-presidente da Toyota do Brasil)

 

A-13-02-15-005-mesa-geral-620

Mais de 130 presidentes e diretores de empresas participaram do evento.

 

A-13-02-15-006-placa-620

Após a palestra, o diretor do Fórum Suape Global, Silvio Leimig (d), recebe placa de homenagem das mãos do vice-presidente Shunichi Nakanishi (e).

 

A-13-02-15-007-autoridades-aa-620

Membros da Diretoria e demais autoridades com o diretor do Fórum Suape Global, Silvio Leimig.

 

A-13-02-15-008-geral-aa-620

Foi bastante positiva a receptividade dos empresários japoneses à apresentação do diretor do Fórum Suape Global, Silvio Leimig.

 

 

Texto e Fotos: Rubens Ito/CCIJB



Últimas

2020/08/05 » Conselho Fiscal faz reunião para auditoria do 1º semestre de 2020
2020/08/04 » Desafios jurídicos da retomada das atividades empresariais
2020/07/31 » Reforma tributária: a CBS e seus impactos
2020/07/29 » Riscos Cibernéticos e a LGPD
2020/07/29 » 10ª sessão de informações sobre novo coronavírus
2020/07/28 » O uso de tecnologias no setor de saúde
2020/07/28 » Vice-presidente Yasuda participa da reunião das cinco entidades nikkeis
2020/07/27 » CBS e o fim do PIS/Cofins
2020/07/23 » O novo marco legal e a universalização do saneamento no Brasil
2020/07/22 » 9ª sessão de informações sobre novo coronavírus
2020/07/16 » Lei nº 14.020/2020 e Decreto nº 10.422/2020 - novidades trabalhistas
2020/07/15 » 8ª sessão de informações sobre novo coronavírus
2020/07/14 » Cônsul-geral do Japão despede-se da comunidade nipo-brasileira
2020/07/13 » Inovação: Mitsuru Nakayama se reuniu com Hirata
2020/07/09 » Presidente Murata e vice-presidente Yasuda participam da reunião online das cinco entidades nikkeis
2020/07/08 » Antes do seu retorno ao Japão, cônsul-geral se reúne com membros da Câmara
2020/07/08 » 7ª sessão de informações sobre novo coronavírus
2020/07/07 » Médico do trabalho explica sobre o protocolo de enfrentamento à Covid-19
2020/07/06 » Reunião com o Porto do Açu
2020/06/29 » Transação tributária: uma saída viável para os impactos financeiros da pandemia

Ver mais »