Top management e Senai-SP foram temas de palestras na Confraternização dos Associados, realizada no dia 15 de março, em São Paulo, que foram proferidos, respectivamente pelo professor emérito da Universidade de Nagasaki (Japão), Tetsuya Fujino e pelo diretor-técnico do Senai-SP, Ricardo Terra.
O encontro contou com a participação de mais de 140 presidentes e diretores de empresas. Entre os presentes estavam o presidente da Câmara, Masaki Kondo (diretor-presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil), vice-presidentes, Shinsuke Fujii (diretor-presidente da Mitsui & Co. Brasil), Shunichi Nakanishi (diretor-presidente da Toyota do Brasil), Toshifumi Murata (diretor-presidente do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil) e Ichiro Amano (diretor-presidente da Yakult), diretores Hideo Ueno (diretor-presidente da Kurashiki do Brasil Têxtil), Tomoyoshi Egami (diretor-presidente da Sojitz do Brasil), Yoji Ibuki (diretor-presidente da Marubeni Brasil), Takashi Hirose (diretor-presidente da Nippon Steel & Sumitomo Metal Empreendimentos Siderúrgicos), Masaki Hayashi (diretor-presidente da Itochu Brasil), Nobuyuki Nishioka (diretor-presidente da Mitsubishi Indústrias Pesadas do Brasil) e Hidenori Endo (diretor-presidente da Yasuda Seguros), cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Hiroaki Sano e secretário-geral Fujiyoshi Hirata. As entidades da comunidade nipo-brasileira estavam representadas por Yoshiharu Kikuchi, presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Akinori Sonoda, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Anselmo Nakatani, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão e Kihatiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo).
O professor Tetsuya Fujino lembrou que nos últimos 150 anos os países que mais cresceram no mundo foram o Japão e o Brasil, respectivamente. Explicou que a taxa média anual de crescimento econômico real relativo do Japão ao período de 1890 a 2000, em percentuais do PIB, foi de 2,8%, enquanto que a do Brasil, desde 1900 até 2000, foi de 2,4%.
Fujino despertou o público dando dicas sobre o profissional que quer ser líder, competente e ter sucesso em sua carreira, o que ele deve fazer e saber. Ele falou das pessoas responsáveis, que têm a coragem de ousar, de tomar decisões. “Tomada de decisões existe para tomar decisões. Gente que não toma decisões e faz outras coisas, na verdade, está fugindo das responsabilidades. Deve traçar estratégias, definir metas direcionadas e checar se este direcionamento está sendo feito ou não”.
O diretor-técnico do Senai-SP, Ricardo Terra ministrou palestra sobre a organização. Privado, sem fins lucrativos, gerenciado e financiado pelas empresas dos setores industriais e com estrutura federativa, o Senai-SP provê soluções educacionais e tecnológicas para as indústrias.
Em pauta, na Educação, oferecendo Curso de Aprendizagem, Curso Técnico, Curso Superior, Pós-graduação, Ensino à distância, Formação Inicial e Continuada, São Paulo Skills e Escolas Móveis. Na Inovação e Tecnologia, com Edital de Inovação, Programa Senai-SP de Inovação Tecnológica, Inova Senai, Desafio de Ideias, Tecnologias Emergentes, Centros Tecnológicos, Serviços Técnicos e Tecnológicos e Rede Senai-SP Design.
Durante o evento, Terra conversou com empresários, executivos e pessoas interessadas em ampliar relações com a instituição, tirando dúvidas e recebendo reivindicações. Segundo ele, são 88 cursos gratuitos oferecidos para a sociedade, cuja procura vem crescendo a cada ano.
Atividades Ordinárias
No item "Comunicado", Shunichi Nakanishi, presidente da Comissão de Marketing e Relações Públicas, anunciou a publicação do Dicionário de Siglas e Abreviaturas Brasileiras, com tradução para o idioma japonês.
Em “Discurso de Três Minutos”, Masao Suzuki, diretor-presidente do jornal “São Paulo Shimbun”, falou sobre a edição 2013 da pesquisa sobre salário e contrato trabalhista nas empresas japonesas do Brasil. Carolina Oricchio, executiva de vendas sênior, da Emirates, anunciou o novo voo da companhia aérea de São Paulo ou Rio de Janeiro para Haneda (Japão), com escala em Dubai (Emirados Árabes Unidos).
Nas “Palavras de Despedida/Chegada”, Hiroyasu Takeshima, diretor-presidente da Hitachi High-Technologies do Brasil Ltda. fez sua despedida, pois está de retorno ao Japão. Fumio Yokomichi se apresentou como novo diretor para clientes institucionais do Itaú Unibanco S.A.. Ele veio do Japão e está representando a Daiwa Securities que tem parceria com o Itaú Unibanco.
Em "Novas Associadas", houve apresentação das empresas KDDI do Brasil Soluções em Tecnologia Ltda., representada pelo diretor-presidente, Tetsuyuki Ito; e Mimaki Brasil Comércio e Importação Ltda., pelo diretor-presidente, Tadashi Narukami. O presidente Masaki Kondo fez a entrega dos diplomas aos representantes das citadas empresas.
Na seção "Troca de Representantes", fizeram discursos Nobuyuki Nishioka, que deixa o cargo de diretor-presidente da Mitsubishi Indústrias Pesadas do Brasil Ltda. e seu substituto Yoshihiko Aihara. Masaki Kondo que deixa o cargo de diretor-presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil S.A. e seu substituto Takashi Kuroko.
Novo Presidente
No final do evento foi anunciado como próximo presidente da Câmara, Shinsuke Fujii, diretor-presidente da Mitsui & Co., (Brasil) S.A., em decorrência do retorno ao Japão do atual presidente Masaki Kondo.
PDF anexo: Apresentação do Senai-SP

Vice-presidente Shunichi Nakanishi anuncia a publicação do Dicionário de Siglas e Abreviaturas Brasileiras.

Professor emérito da Universidade de Nagasaki (Japão), Tetsuya Fujino

Diretor-técnico do Senai-SP, Ricardo Terra

Presidente Masaki Kondo em seu discurso de boas-vindas aos oradores

Shinsuke Fujii vai presidir a Câmara no lugar de Masaki Kondo, que retorna ao Japão.

Masaki Kondo (presidente da Câmara), Hiroaki Sano (cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo) e Ricardo Terra (diretor-técnico do Senai-SP)

Shinsuke Fujii (próximo presidente da Câmara), Tetsuya Fujino (professor emérito da Universidade de Nagasaki, Japão) e Masaki Kondo (presidente da Câmara)

Presidente Masaki Kondo faz a entrega de placa de homenagem ao professor emérito da Universidade de Nagasaki, Tetsuya Fujino.

Presidente Masaki Kondo faz a entrega de placa de homenagem ao diretor-técnico do Senai-SP, Ricardo Terra.

Membros da Diretoria e demais autoridades com os oradores Tetsuya Fujino (Universidade de Nagasaki) e Ricardo Terra (Senai-SP)

Mais de 140 presidentes e diretores de empresas participaram do evento.
Fotos: Jiro Mochizuki/Fatos BJ e Rubens Ito/CCIJB
Escrito por Rubens Ito/CCIJB