Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Pesquisadores japoneses apresentam a Jamstec 10/05/2013

Hiroshi Kitazato, chefe Regional do Departamento de Biosfera Marinha e de Ambientes de Condições Extremas e Yoshio Isozaki, chefe do Centro de Engenharia Marinha da Jamstec, a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar (em inglês, Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology), fizeram uma apresentação do órgão na Câmara, durante palestra na Confraternização dos Associados, que aconteceu em São Paulo, no dia 10 de maio. O público, de mais de 150 pessoas, estava constituído em sua maioria por presidentes e diretores de empresas. Eles estão no Brasil participando de uma missão da Jamstec, que firmou parceria com o governo brasileiro para prospectar o fundo do mar do litoral brasileiro.

Entre os presentes ao evento estavam o presidente da Câmara, Shinsuke Fujii (diretor-presidente da Mitsui & Co. Brasil), cônsul-geral do Japão em São Paulo e conselheiro de honra da Câmara, Noriteru Fukushima, presidente do escritório em São Paulo da Jetro (Agência de Comércio Exterior do Japão) e diretor da Câmara, Yasuhiro Ishida, representante do JBIC (Banco de Cooperação Internacional do Japão), Ryo Ishizuka, representante-chefe no Brasil da JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan International Cooperation Agency), Satoshi Murosawa; vice-presidentes Shinichi Nakanishi (diretor-presidente da Toyota do Brasil), Toshifumi Murata (diretor-presidente do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil) e Ichiro Amano (diretor-presidente da Yakult); diretores Hideo Ueno (diretor-presidente da Kurashiki do Brasil Têxtil), Tomoyoshi Egami (diretor-presidente da Sojitz do Brasil), Takashi Hirose (diretor-presidente da Nippon Steel & Sumitomo Metal Empreendimentos Siderúrgicos), Masaki Hayashi (diretor-presidente da Itochu Brasil), Hirotaka Murakami (diretor-presidente da Panasonic do Brasil), Hidenori Endo (diretor-presidente da Yasuda Seguros) e Takashi Kuroko (diretor-presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil), e secretário-geral Fujiyoshi Hirata. 

As entidades da comunidade nipo-brasileira estavam representadas por Akinori Sonoda, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Anselmo Nakatani, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yoshiharu Kikuchi, presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) e Kihatiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

A Jamstec foi fundada em 1º de Abril de 2004, tendo como principal objetivo contribuir para o avanço da pesquisa acadêmica, além da melhoria da ciência e tecnologia marinhas, procedendo a pesquisa e desenvolvimento fundamentais na marinha, e as atividades de cooperação na pesquisa acadêmica relacionada aos oceanos para o benefício da paz e bem-estar humano.

Dentre as atividades exercidas pela instituição, destacam-se observação, análise e previsão de mudanças ambientais globais; exploração do interior da Terra para compreender de forma abrangente o "Sistema Terra"; exploração da biosfera desconhecida, a fim de investigar a evolução biótica desde a origem da vida; projetos de abordagem transversal para enfrentar sobre questões urgentes; laboratórios para aceleração da pesquisa e desenvolvimento avançados; e promoção da frente marítima de ciência, tecnologia e planejamento.

Missão Shinkai 6500

Um submarino japonês tripulado partiu de um porto próximo a Tóquio, no dia 5 de janeiro deste ano, para realizar uma pesquisa no fundo do mar pelo mundo, com o objetivo de estudar a origem e evolução da  vida.
 
Patrocinado pela Jamstec, a missão do Shinkai 6500, equipamento de alta tecnologia que tornou possível o estudo das rochas, está investigando as condições geológicas do fundo do mar, onde a temperatura pode chegar até 500ºC. O navio de apoio Yokosuka carrega o submarino em uma viagem de um ano pelos oceanos Índico, Atlântico e Pacífico.

Expedição feita em parceria entre a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), a Jamstec e a USP (Universidade de São Paulo), encontrou a presença de granito em uma formação rochosa conhecida como Elevado Rio Grande, região mais rasa localizada a cerca de 1,5 mil quilômetro da costa Sudeste do país, é a continuidade da plataforma continental brasileira, que teria caído no fundo do oceano na época da separação do continente sul-americano da África, há cerca de 130 milhões de anos. O granito nas rochas comprovaria a tese de que parte desse elevado, que tem área equivalente à metade do Estado de São Paulo, seria a continuidade da plataforma continental brasileira. Com isso, a zona econômica exclusiva na costa brasileira pode se estender, aumentando o monopólio do país sobre riquezas no fundo do oceano.

O evento contou também com a participação especial do diplomata Ken Shimanouchi, que exerceu a função de embaixador do Japão no Brasil entre 2006 a 2010, e está de visita ao Brasil. Shimanouchi diz que o Brasil é um bom lugar para se morar. Segundo ele, as relações nipo-brasileiras atualmente estão bastante favoráveis. Lamenta o fato de os japoneses ainda conhecerem muito pouco o Brasil. Apesar de não estar mais atuando na embaixada, ele diz estar sempre divulgando as belezas e as potencialidades do país no Japão.

Atividades Ordinárias

Na sessão "Comunicado", Tosiyuki Nakamura, presidente do Conselho Fiscal, fez relato da auditoria financeira do 1º trimestre de 2013.

Shinichi Tsuzuki, diretor da Deloitte Touche Tohmatsu, se despediu da Câmara. Após residir 38 anos no Brasil, ele está de retorno ao Japão. Foi um dos grandes colaboradores da Câmara, exercendo cargos de conselheiro-fiscal, presidente do Departamento de Consultoria e Assessoria, entre outros.

Em "Palavras de Chegada", fizeram apresentações Yasuhiro Ishida, próximo diretor-presidente do escritório em São Paulo da Jetro, a Agência de Comércio Exterior do Japão (em inglês, Japan External Trade Organization), que substitui Yoshihiro Sawada. Takaaki Otani, próximo diretor-presidente do Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro S.A., em substituição a Teruhisa Konishi. E Masashi Mizoguchi, próximo diretor-presidente da Nisso Brasileira Representação Ltda., no lugar de Kiyotaka Machii. 

Em “Discurso de Três Minutos”, Ignácio Tadayoshi Moriguchi, presidente da Comissão Administrativa do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, solicitou a todos o apoio, para a exposição de Kimono, do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, prevista para ser realizada em breve no Palácio dos Bandeirantes. As empresas patrocinadoras poderão obter incentivos fiscais através da Lei Rouanet. O diretor-presidente da Fujiarte Co., Ltd., Takashi Hirao, relatou que, recentemente, a empresa foi destaque na TV estatal japonesa NHK, que fez uma reportagem sobre o aumento da vinda de empresas japonesas para o Brasil, mostrando também que essas corporações estão preocupadas em como recrutar mão de obra nikkei. O presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Akinori Sonoda, convidou todos a participarem do Festival do Japão deste ano, nos dias 19, 20 e 21 de julho vindouros, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Em "Novas Associadas", houve apresentação das empresas Calsonic Kansei do Brasil Comercial Ltda., representada pelo diretor, Masuji Koyama; Kisco do Brasil Comércio de Produtos Químicos Ltda., pelo diretor-presidente, Ryoichi Yoshida; e 24/7 Inteligência Digital Ltda., pelo diretor-presidente Yoshito Yagura.

 

A-13-05-10-ac-001-to

Presidente Shinsuke Fujii durante palavras de boas-vindas aos oradores do evento

 

A-13-05-10-ac-002-to

Ken Shimanouchi, ex-embaixador do Japão no Brasil

 

A-13-05-10-ac-003-to

Hiroshi Kitazato, chefe Regional do Departamento de Biosfera Marinha e de Ambientes de Condições Extremas da Jamstec

 

A-13-05-10-ac-004-to

Yoshio Isozaki, chefe do Centro de Engenharia Marinha da Jamstec

 

A-13-05-10-ac-005-sv

Shinsuke Fujii, presidente da Câmara, Noriteru Fukushima, cônsul-geral do Japão em São Paulo e conselheiro de honra da Câmara, e Ken Shimanouchi, ex-embaixador do Japão no Brasil

 

A-13-05-10-ac-006-sv

Presidente do escritório em São Paulo da Jetro (Agência de Comércio Exterior do Japão) e diretor da Câmara, Yasuhiro Ishida, pesquisadores da Jamstec, Yoshio Isozaki e Hiroshi Kitazato

 

A-13-05-10-ac-007777-qv

Após sua palestra, Hiroshi Kitazato (d) recebe placa de homenagem do presidente Shinsuke Fujii (e)

 

A-13-05-10-ac-008-qv

Após sua palestra, Yoshio Isozaki (d) recebe placa de homenagem do presidente Shinsuke Fujii (e)

 

A-13-05-10-ac-009-qv

Presidente Shinsuke Fujii recebe do pesquisador Hiroshi Kitazato réplica em miniatura do equipamento Shinkai 6500

 

A-13-05-10-ac-010-sv

Membros da Diretoria e demais autoridades com o ex-embaixador Ken Shimanouchi e oradores Hiroshi Kitazato e Yoshio Isozaki

 

A-13-05-10-ac-011-sv

Mais de 150 pessoas, entre membros-associados e convidados, participaram do evento.

 

 

Fotos: Jiro Mochizuki/Fatos BJ e Rubens Ito/CCIJB
Texto: Rubens Ito/CCIJB



Últimas

2020/08/05 » Conselho Fiscal faz reunião para auditoria do 1º semestre de 2020
2020/08/04 » Desafios jurídicos da retomada das atividades empresariais
2020/07/31 » Reforma tributária: a CBS e seus impactos
2020/07/29 » Riscos Cibernéticos e a LGPD
2020/07/29 » 10ª sessão de informações sobre novo coronavírus
2020/07/28 » O uso de tecnologias no setor de saúde
2020/07/28 » Vice-presidente Yasuda participa da reunião das cinco entidades nikkeis
2020/07/27 » CBS e o fim do PIS/Cofins
2020/07/23 » O novo marco legal e a universalização do saneamento no Brasil
2020/07/22 » 9ª sessão de informações sobre novo coronavírus
2020/07/16 » Lei nº 14.020/2020 e Decreto nº 10.422/2020 - novidades trabalhistas
2020/07/15 » 8ª sessão de informações sobre novo coronavírus
2020/07/14 » Cônsul-geral do Japão despede-se da comunidade nipo-brasileira
2020/07/13 » Inovação: Mitsuru Nakayama se reuniu com Hirata
2020/07/09 » Presidente Murata e vice-presidente Yasuda participam da reunião online das cinco entidades nikkeis
2020/07/08 » Antes do seu retorno ao Japão, cônsul-geral se reúne com membros da Câmara
2020/07/08 » 7ª sessão de informações sobre novo coronavírus
2020/07/07 » Médico do trabalho explica sobre o protocolo de enfrentamento à Covid-19
2020/07/06 » Reunião com o Porto do Açu
2020/06/29 » Transação tributária: uma saída viável para os impactos financeiros da pandemia

Ver mais »