Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
A Bacia de Santos e o Japão foi tema de palestra na Câmara 14/06/2013

Osvaldo Kawakami, gerente-geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras (UO-BS), foi o orador principal da Confraternização dos Associados, que aconteceu no dia 14 de junho, em São Paulo. O tema de sua apresentação foi "A Bacia de Santos e o Japão". Mais de 150 pessoas, em sua maioria presidentes e diretores de empresas, participaram do evento. Kawakami veio acompanhado do gerente de comunicação da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras, Sérgio Pereira dos Santos.

Natural de Cornélio Procópio (Paraná), Kawakami é formado pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, e iniciou a carreira na Petrobras em 1979.

Kawakami assumiu a gerência da (UO-BS) no início deste ano. O dirigente residia no Japão há mais de 12 anos, exercendo a função de gerente-geral do escritório da Petrobras, em Tóquio, que contribuiu para o crescimento da estatal, ao conquistar capital de investimento japonês para novas parcerias. Com essa representação no Japão, a Petrobras conseguiu importantes financiamentos para o desenvolvimento de projetos no Brasil. Desde 2008, ele também presidia a refinaria Nansei Sekiyu, da estatal, em Okinawa. No país asiático, atuou ainda como presidente da Câmara de Comércio Brasileira no Japão.

Com o intuito abrir cada vez mais o mercado japonês para a comercialização de etanol do Brasil, em 2005, a Petrobras iniciou uma parceria criando a BJE (Brazil-Japan Ethanol), uma joint-venture formada entre a Petrobras e a Nippon Alcohol Hambai.

Em 2008, a Petrobras entrou no setor de refino no Japão, adquirindo participação na Nansei Sekiyu Kabushiki Kaisha (NSS), hoje a principal operação no país. Atualmente, a empresa possui 100% da Nansei, que está situada na ilha de Okinawa, província mais ao sul do arquipélago japonês. Localizada na região central do sudeste asiático, Okinawa está a cerca de mil km da costa sudeste da China, região em que fica Xangai. Além da China, geograficamente está próxima a economias emergentes, como Cingapura, Vietnã, Filipinas, Indonésia e Coréia do Sul.

Estavam presentes ao evento o presidente da Câmara, Shinsuke Fujii (diretor-presidente da Mitsui & Co. Brasil), cônsul-geral do Japão em São Paulo e conselheiro de honra da Câmara, Noriteru Fukushima, presidente do escritório em São Paulo da Jetro (Agência de Comércio Exterior do Japão) e diretor da Câmara, Yasuhiro Ishida, Seiji Shiraki, vice-presidente executivo da Mitsubishi Corporation, representante do JBIC (Banco de Cooperação Internacional do Japão), Ryo Ishizuka, representante-chefe no Brasil da JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan International Cooperation Agency), Satoshi Murosawa; vice-presidentes Toshifumi Murata (diretor-presidente do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil), Ichiro Amano (diretor-presidente da Yakult) e Yoji Ibuki (diretor-presidente da Marubeni Brasil); diretores Hideo Ueno (diretor-presidente da Kurashiki do Brasil Têxtil), Takashi Hirose (diretor-presidente da Nippon Steel & Sumitomo Metal Empreendimentos Siderúrgicos), Masaki Hayashi (diretor-presidente da Itochu Brasil), Hidenori Endo (diretor-presidente da Yasuda Seguros) e secretário-geral Fujiyoshi Hirata.

As entidades da comunidade nipo-brasileira estavam representadas por Akinori Sonoda, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Yoshiharu Kikuchi, presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) e Kihatiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

Osvaldo Kawakami apresentou a Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UO-BS), responsável pelos projetos de exploração e produção de Petrobras nas porções central e norte da Bacia de Santos - a maior bacia sedimentar marítima do Brasil, que se estende do Estado do Rio de Janeiro ao de Santa Catarina, ocupando uma área superior a 350 mil quilômetros quadrados. O Pré-Sal estende-se do Espírito Santo a Santa Catarina. Ocupa cerca de 149 mil quilômetros quadrados.

Explicou que os campos do Pré-Sal estão localizados a cerca de 300km da costa. Requer grande demanda de transporte aéreo e marítimo. Possui malha de escoamento de gás complexa, poços e plataformas com grande produção, demandando eficiente monitoração e acompanhamento das operações, com riscos operacionais e ambientais, com necessidade de rápida e eficiente resposta a eventuais contingências.

Kawakami informou que a construção das instalações definitivas em Santos (SP) estão em andamento. São 25 mil metros quadrados de área do terreno, com três torres de 16 andares para cerca de 2.200 pessoas cada. A primeira torre deverá ter ocupação em meados de 2014.

O executivo destacou a atuação de empresas japonesas no Pré-Sal, citando no plano piloto, a Toyo Engineering Corporation. Nos estaleiros EAS/Suape (PE), a IHI IIshikawajima-Harima Heavy Industries), Paraguaçu/Maragogipe (BA), a KHI (Kawasaki Heavy Industries) eToyo Setal/Rio Grande (RS), a Toyo Engineeering Corporation.

Atividades Ordinárias

Na sessão "Comunicados", o secretário-geral Fujiyoshi Hirata convidou todos participarem da viagem de estudos a Santa Catarina, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de julho vindouros. A comitiva visitará a fábrica de sucos de maçã da Yakult, na cidade de Lajes, e também a vinícola da Sanjo (Cooperativa Agrícola de São Joaquim). Nobuo Yamazaki, presidente do Departamento Financeiro, convidou todos a participarem do seminário que contará com a palestra de Kazuhiro Kawahara, diretor da tesouraria do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil. O presidente do escritório da Jetro em São Paulo, Yasuhiro Ishida, anunciou a realização de uma reunião sobre assuntos jurídicos, trabalhista e tributários. O vice-cônsul e coordenador do Departamento de Segurança do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Taro Matsunaga, comentou sobre segurança pública no Brasil.

No item "Troca de Representantes", Akira Harashima, se despediu da Câmara e apresentou o seu substituto Koichiro Sakai, que doravante será o próximo diretor-presidente da Tokio Marine Seguradora.

Em "Palavras de Chegada", fez apresentação o próximo diretor-presidente da Daiwa do Brasil Têxtil, Yoshinobu Hiraoka que substitui Etsuji Kanaya.

Em "Novas Associadas", houve apresentação das empresas Toray do Brasil, pelo chairman Nampei Yasui, Allied Telesis Soluções de Rede, pelo vice-presidente de vendas para a América do Sul, Renato Rossetto, Afimac Global (Mena International Security Group), pelo diretor operacional, Agnaldo de Oliveira, e Datagro Publicações, pelo consultor Gilberto Itiro Kosaka. Após seus discursos, todos receberam individualmente o diploma de nova associada, das mãos do presidente Shinsuke Fujii.

No "Discurso de Três Minutos", Jenny Sayaka Komatsu, presidente da Associação Aichi do Brasil (Aichi Kenjinkai), informou que em agosto próximo, está prevista a vinda ao Brasil, do governador da Província de Aichi, acompanhado de deputados. Ricardo Ohtake convidou todos a conhecerem o Instituto Tomie Ohtake, do qual preside, e também as empresas para futuras parcerias com o instituto, em forma de patrocínios culturais, que poderão ter incentivos fiscais através da Lei Rouanet.

 

A-13-06-14-ac-001-to

Presidente Shinsuke Fujii durante saudação de boas-vindas a Osvaldo Kawakami, orador principal do evento

 

A-13-06-14-ac-002-to

Osvaldo Kawakami, gerente-geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras (UO-BS), durante palestra na Câmara

 

A-13-06-14-ac-003-sv

Osvaldo Kawakami (gerente-geral da UO-BS, Petrobras), Shinsuke Fujii (presidente da Câmara) e Noriteru Fukushima (cônsul-geral do Japão em São Paulo)

 

A-13-06-14-ac-004-sv

Shinsuke Fujii (presidente da Câmara), Noriteru Fukushima (cônsul-geral do Japão em São Paulo),  Yoshihiko Aihara (diretor-presidente da Mitsubishi Indústrias Pesadas do Brasil) e Osami Imai (diretor-presidente da IHI do Brasil Representações)

 

A-13-06-14-ac-005-sv

Toshiro Iwayama (diretor-presidente da Hitachi Brasil), Osvaldo Kawakami (gerente-geral da UO-BS, Petrobras) e Shinsuke Fujii (presidente da Câmara)

 

A-13-06-14-ac-006-sv

Kihatiro Kita (presidente do Bunkyo), Akinori Sonoda (presidente do Kenren) e Yoshiharu Kikuchi (presidente do Enkyo)

 

A-13-06-14-ac-007-sv

Sérgio Pereira dos Santos, gerente de comunicação da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras), Osvaldo Kawakami, que após sua palestra recebeu placa de homenagem do presidente Shinsuke Fujii.

 

A-13-06-14-ac-008-sv

Membros da Diretoria e demais autoridades com o Osvaldo Kawakami, gerente-geral da UO-BS da Petrobras

 

A-13-06-14-ac-009-sv

Junichi Kawate (diretor-presidente da NYK Line do Brasil), Osvaldo Kawakami (gerente-geral da UO-BS da Petrobras), Seiji Shiraki (vice-presidente executivo da Mitsubishi Corporation) e Fujiyoshi Hirata (secretário-geral da Câmara)

 

A-13-06-14-ac-010-sv

Mais de 150 pessoas, entre membros-associados e convidados, participaram do evento.

 

Fotos: Jiro Mochizuki/Fatos BJ e Rubens Ito/CCIJB
Texto: Rubens Ito/CCIJB



Últimas

2020/08/05 » Conselho Fiscal faz reunião para auditoria do 1º semestre de 2020
2020/08/04 » Desafios jurídicos da retomada das atividades empresariais
2020/07/31 » Reforma tributária: a CBS e seus impactos
2020/07/29 » Riscos Cibernéticos e a LGPD
2020/07/29 » 10ª sessão de informações sobre novo coronavírus
2020/07/28 » O uso de tecnologias no setor de saúde
2020/07/28 » Vice-presidente Yasuda participa da reunião das cinco entidades nikkeis
2020/07/27 » CBS e o fim do PIS/Cofins
2020/07/23 » O novo marco legal e a universalização do saneamento no Brasil
2020/07/22 » 9ª sessão de informações sobre novo coronavírus
2020/07/16 » Lei nº 14.020/2020 e Decreto nº 10.422/2020 - novidades trabalhistas
2020/07/15 » 8ª sessão de informações sobre novo coronavírus
2020/07/14 » Cônsul-geral do Japão despede-se da comunidade nipo-brasileira
2020/07/13 » Inovação: Mitsuru Nakayama se reuniu com Hirata
2020/07/09 » Presidente Murata e vice-presidente Yasuda participam da reunião online das cinco entidades nikkeis
2020/07/08 » Antes do seu retorno ao Japão, cônsul-geral se reúne com membros da Câmara
2020/07/08 » 7ª sessão de informações sobre novo coronavírus
2020/07/07 » Médico do trabalho explica sobre o protocolo de enfrentamento à Covid-19
2020/07/06 » Reunião com o Porto do Açu
2020/06/29 » Transação tributária: uma saída viável para os impactos financeiros da pandemia

Ver mais »