Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Atual relação nipo-sino-coreana foi tema de palestra na Câmara 17/07/2013

Naoki Tanaka, presidente do CIPPS (Center for International Public Policies Studies), foi o orador principal da Confraternização dos Associados, que aconteceu no dia 17 de junho, em São Paulo. Tanaka abordou sobre a atual relação nipo-sino-coreana. Mais de 120 pessoas, em sua maioria presidentes e diretores de empresas, participaram do evento.

Bacharel e PhD em Economia pela Universidade de Tóquio, Naoki Tanaka atuou como pesquisador sênior no Kokumin Keizai Research Institute. Desde 1997 atua como presidente do 21st Century Public Policy Institute, passando à presidência do CIPPS (Center for International Public Policies Studies) em 2007, cujo chairman é Hiroshi Okuda, presidente do JBIC (Japan Bank for International Cooperation) e cujo conselheiro é Junichiro Koizumi, ex-primeiro ministro do Japão.

Estavam presentes ao evento o presidente da Câmara, Shinsuke Fujii (diretor-presidente da Mitsui & Co. Brasil), cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Hiroaki Sano, presidente do escritório em São Paulo da Jetro (Agência de Comércio Exterior do Japão) e diretor da Câmara, Yasuhiro Ishida, representante do JBIC (Banco de Cooperação Internacional do Japão), Ryo Ishizuka, representante sênior no Brasil da JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan International Cooperation Agency), Hiroaki Endo; vice-presidentes Toshifumi Murata (diretor-presidente do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil), Ichiro Amano (diretor-presidente da Yakult) e Yoji Ibuki (diretor-presidente da Marubeni Brasil); diretores Hideo Ueno (diretor-presidente da Kurashiki do Brasil Têxtil), Tomoyoshi Egami (diretor-presidente da Sojitz do Brasil), Masaki Hayashi (diretor-presidente da Itochu Brasil), Hidenori Endo (diretor-presidente da Yasuda Seguros) e secretário-geral Fujiyoshi Hirata.

As entidades da comunidade nipo-brasileira estavam representadas por Kihatiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo). O evento também contou com a participação especial do assessor da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Cesar Augusto Oller do Nascimento.

Naoki Tanaka lamentou a atual falta de diálogo nas frias relações entre os líderes da China e do Japão, por causa de um acirrado impasse a respeito de um grupo de ilhas desabitadas no mar da China Oriental, chamadas de Senkaku no Japão e Diaoyu na China.

Os chineses afirmam que enquanto não for resolvido esse impasse, uma conversa entre os líderes seria muito difícil. Ao mesmo tempo, também estão ruins as relações entre o Japão e a Coreia do Sul, enquanto que este teria uma ligeira melhora com a China.

Segundo Tanaka, se o Japão não tomar uma medida para influenciar a Ásia, os Estados Unidos irão repensar em manter a atual relação com o país nipônico. "A situação do Japão no leste asiático é muito delicada. Atualmente existe um risco sistêmico".

No seu entender, a economia chinesa cresceu cerca de 3% no segundo trimestre deste ano, ao contrário de 7,5% divulgado pelo governo chinês. De acordo com Tanaka, o endividamento da China está muito mais elevado do que sugerem as estatísticas oficiais. "O dinheiro das reservas é menor do que o dinheiro que eles estão emprestando".

Ao final do seu discurso, Tanaka solicitou a colaboração das empresas associadas para colaborarem com uma pesquisa de estudos sobre perspectivas da economia brasileira, elaborada pelo CIPPS.

Atividades Ordinárias

Na sessão "Comunicados", o presidente da Comissão de Coordenação Geral, Hideo Ueno, comunicou a realização do Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais do segundo semestre de 2013, no dia 20 de agosto vindouro.

Em "Palavras de Chegada", fizeram apresentações o próximo diretor-presidente da Ajinomoto do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., Takaaki Nishii que substitui Etsuhiro Takato e Makoto Fujita, próximo diretor-presidente da Terumo Medical do Brasil Ltda., que substitui Hiroyuki Sampei.

Em "Novas Associadas", houve apresentação das empresas United Airlines Inc. , pelo gerente de Vendas Global, Vendas Ásia/Pacífico da United Airlines Inc., Tom Akamatsu, pelo sócio-diretor de Gesplan Assessoria Contábil S.S. Ltda., Mauro de Andrade e pelo diretor-presidente de Sandia do Brasil Lda., Akira Miyakawa. Após seus discursos, todos receberam individualmente o diploma de nova associada, das mãos do presidente Shinsuke Fujii.

No "Discurso de Três Minutos", Hiroaki Endo, vice-presidente da JICA de Brasília, apresentou o projeto da JICA de cooperação com o setor privado como o de apoio ao desenvolvimento das médias e pequenas empresas japonesas e a segunda missão de médias e pequenas empresas do Japão a América Latina.

 

A-13-07-17-ac-001-fujii-to

Presidente Shinsuke Fujii durante saudação de boas-vindas a Naoki Tanaka, orador principal do evento (Fotos: Jiro Mochizuki/Jiro Produções e Rubens Ito/CCIJB)

 

A-13-07-17-ac-002-tanaka-a-to

Naoki Tanaka, presidente do CIPPS (Center for International Public Policies Studies), durante palestra na Câmara

 

A-13-07-17-ac-003-mesa-sv

Naoki Tanaka (presidente do CIPPS), Shinsuke Fujii (presidente da Câmara) e Hiroaki Sano (cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo)

 

A-13-07-17-ac-004a-sv

Vice-presidente Yoji Ibuki e diretores Masaki Hayashi e Hideo Ueno

 

A-13-07-17-ac-005-mesa-sv

Hidenori Endo e Tomoyoshi Egami (diretores da Câmara) e Naoki Tanaka (presidente do CIPPS)

 

A-13-07-17-ac-006-placa-quioit

Yoji Ibuki, vice-presidente, faz a entrega de placa de homenagem da Câmara a Naoki Tanaka, presidente do CIPPS.

 

A-13-07-17-ac-007-autoridades-sv

Membros da Diretoria e demais autoridades com Naoki Tanaka, presidente do CIPPS

 

A-13-07-17-ac-008-geral-sv

Mais de 120 pessoas, entre membros-associados e convidados, participaram do evento.

 

Rubens Ito/CCIJB



Últimas

2021/01/15 » Entrevistas individuais do presidente Murata com a direção das comissões
2021/01/08 » (YouTube) Comunidade nipo-brasileira realiza celebração de ano novo
2021/01/06 » (Teams) Comitê de Relações Públicas: reunião
2021/01/05 » (JAM) Impactos da Covid-19 na área de mobilidade internacional de pessoas
2020/12/17 » (Zoom) Departamento de Transportes e Serviços: reunião
2020/12/17 » (Google Meet) 3ª reunião com o adido do Ministério da Agricultura do Japão
2020/12/16 » (Zoom) 2º Encontro online com o presidente Toshifumi Murata
2020/12/14 » (Teams) Realizada a reunião conjunta dos órgãos governamentais e entidades privadas japoneses no Brasil
2020/12/09 » (Zoom) Temas tributários atuais: cobrança de multas e o tratamento das bonificações
2020/12/09 » (Zoom) 7ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2020/12/03 » (Teams) Realizado o 6º Fórum da Câmara
2020/12/01 » Hirata agradece ao ministro das Relações Exteriores pela comenda do 2º ano da era Reiwa
2020/12/01 » (Zoom) Tributação da subvenção para investimento: desafios e oportunidades
2020/11/26 » (Teams) Realizado o 5º Fórum da Câmara
2020/11/20 » (Zoom) Toshifumi Murata é reeleito presidente da Câmara para o biênio 2021/2022
2020/11/18 » (Zoom) 6ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2020/11/16 » (Teams) Automotivo: Departamento realiza reunião preparatória para o 5º Fórum
2020/11/12 » (Zoom) Encontro online com o presidente Toshifumi Murata
2020/11/11 » (Zoom) 5ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2020/11/09 » (Teams) Safe Harbours no Brasil: padrão de transfer pricing da OCDE

Ver mais »