O secretário-geral Fujiyoshi Hirata recebeu hoje (8/10), a IV Missão Econômica ao Brasil do Iwata Shinkin Bank (Iwashin), de Shizuoka, Japão. A comitiva veio prospectar oportunidades de novos negócios no Brasil. Estava composta por Angela Aikawa, da Divisão de Atendimento ao Cliente, Posto de Apoio a Negócios Ásia & Brasil, Toshiyuki Komatsu, presidente da Komatsu Kogyo Co., Ltd. e Takeo Nozue, diretor-executivo da Chubu Metal Co., Ltd.
Hirata fez uma apresentação do perfil institucional da Câmara: histórico, organograma, atividades, departamentos setoriais, comissões, atribuições da Secretaria, sua missão e propostas para os governos, evolução do número de associadas e de empresas de origem japonesa, ambiente de negócios no Brasil, vistos de negócios para japoneses que tinham duração de 90 dias passaram a valer três anos, o acordo previdenciário entre Brasil e Japão que passou a vigorar a partir de março, avanço nas regras de Preços de Transferência, entre outros. Segundo o secretário, o Brasil já tem acordos de visto de entrada livre com sete países da América Latina. E os acordos do Brasil com a China e a Coreia do Sul estão bem avançadas em relação ao Japão. Lembrou que a presença de empresas japonesas no Brasil, de cerca de 400, ainda é pequena se comparando com a de outros países, por exemplo, no caso específico da Alemanha que já conta com cerca de 1700.
Ricardo Sasaki, gerente do Departamento Jurídico Corporativo da Ajinomoto do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., explanou sobre a economia atual e legislação brasileiras. O encontro contou também com a presença do sócio da Lautenschleger, Romeiro e Iwamizu Advogados, Mário Massanori Iwamizu. Pela Secretaria, Sohei Osumi, editor japonês e Seidi Kusakano, assessor administrativo.

Ricardo Sasaki, Mário Massanori Iwamizu, Angela Aikawa, Toshiyuki Komatsu, Fujiyoshi Hirata e Takeo Nozue (Fotos: Rubens Ito/CCIJB)

Takeo Nozue, Toshiyuki Komatsu e Angela Aikawa

Mário Massanori Iwamizu, Fujiyoshi Hirata e Seidi Kusakano

Ricardo Sasaki e Mário Massanori Iwamizu

Os membros da missão vieram prospectar oportunidades de novos negócios no Brasil.

IV Missão Econômica do Banco Iwata Shinkin (Iwata Shinkin Bank) foi recebida pelo secretário-geral Fujiyoshi Hirata.
Rubens Ito/CCIJB