Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Diretor da TCP apresenta aos japoneses oportunidades de investimentos no terminal de contêineres de Paranaguá 20/04/2017

O diretor-superintendente da TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), Juarez Moraes e Silva, apresentou aos empresários japoneses as oportunidades de investimentos no setor portuário de Paranaguá. O evento ocorreu no dia 20 de abril, em São Paulo e contou com a presença de mais de 150 participantes, em sua maioria membros-associados da entidade. 

Participante como principal orador do evento dos associados da Câmara, o executivo da TCP falou sobre o perfil e as vantagens competitivas da empresa, que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul -, e como ela está trabalhando para expandir suas atividades, após receber investimentos de R$ 365 milhões, um dos maiores aportes privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos.

Hoje o terminal é o segundo maior da América do Sul, possuindo capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, e o mais produtivo do Brasil (85 mph - movimentos por hora navio). Conta com 320 mil m² de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros, além de dolfins exclusivos para operação de navios de veículos. A atuação do terminal é complementada pela TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística; como armazenagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte do modal rodo ferroviário ao terminal em Paranaguá. 

Atividades Ordinárias

Palavras do Presidente: 

O presidente Aiichiro Matsunaga fez relato dos recentes eventos. A 5ª reunião do Projeto Agir reuniu representantes do Ministério da Fazenda, membros da Comissão de Relações Institucionais da Câmara e representantes da Embaixada do Japão no Brasil, com início às 10h da manhã, do dia 9 de março, na sede do órgão governamental, em Brasília (DF). 

Reunião do Grupo de Notáveis Brasil-Japão apresentou no dia 6 de abril, os projetos  de investimento que pretendem executar no Brasil ao presidente da República, Michel emer. Formado por empresários e autoridades brasileiras e japonesas, o grupo tem como objetivo comum fortalecer as relações bilaterais entre os dois países. Segundo o líder do grupo, Carlos Mariani, uma das principais propostas para auxiliar na recuperação da economia brasileira é a criação de novos corredores de escoamento no Nordeste.

Foi realizada na manhã do dia 7 de abril, no MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC), em Brasília (DF), reunião técnica intermediária para tratar sobre os preparativos para o próximo encontro MDIC-METI de Promoção Comercial, Investimento e Cooperação Industrial. Na reunião, presidida pela diretora do Departamento das Indústrias para a Mobilidade e Logística da Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial (SDCI) do MDIC, Margarete Gandini, foram apresentadas aos japoneses possibilidades de investimentos em comércio exterior Brasil-Japão, acesso aos mercados e cooperação industrial.

A Câmara, por sua Comissão de Relações Institucionais, Grupo de Trabalho de Infraestrutura (Ryuichi Nasu, presidente), realizou seminário sobre Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), na manhã do dia 6 de março, em São Paulo. Marcelo Allain, secretário de Articulação para Investimentos e Parcerias do Programa de Parcerias, da Secretaria do Programa de Percerias de Investimentos da Presidência da República e Diógenes E.C. Álvares, gerente de Estruturação de Negócios, da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL), foram os palestrantes do encontro, que apresentaram os 34 projetos destinados à concessão da iniciativa privada, nas áreas de transportes (aeroportos, portos, ferrovias, rodovias), energia e saneamento. 

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, e o presidente do Escritório Japonês de Patentes (JPO, na sigla em Inglês), Yoshinori Komiya, assinaram no dia 16 de março, em São Paulo, a Declaração Conjunta para formalizar um projeto piloto de Patent Prosecution Highway (PPH) entre os dois países. A assinatura do acordo ocorreu durante seminário sobre a cooperação em PI entre Brasil e Japão. 

O Departamento de Consultoria e Assessoria, presidido por Aya Nishiguchi, promoveu uma palestra no final da tarde do dia 31 de março, na sede social. O palestrante foi o diretor de finanças e negócios da Desenvolve SP, Alvaro Sedlacek, que apresentou a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo.

Em promoção conjunta entre o escritório em São Paulo da Jetro, Agência de Comércio Exterior do Japão (em inglês, Japan External Trade Organization) e a Câmara, foi realizado seminário sobre o potencial e as oportunidades de investimentos no Paraguai. O evento ocorreu na tarde do dia 11 de abril, na sede social e contou com as presenças do ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, do embaixador do Japão no Paraguai, Yoshihisa Ueda, do embaixador do Paraguai no Brasil, Manoel Cáceres.

No dia 15 de março foi realizada uma visita de membros da Câmara ao Japan House São Paulo, para ver o andamento das obras.

No dia 25 de março de 2017 aconteceu a segunda edição da atividade de plantio de mudas no Parque Ecológico do Tietê (PET). A primeira edição ocorreu em 3 de outubro de 2015. O evento foi realizado pela Comissão do Meio Ambiente da Câmara (presidente, Yukio Kodama), com o apoio da OISCA, e visou conscientizar os participantes sobre a necessidade e a importância de preservar o meio ambiente.

Palavras de Chegada:
Em "Palavras de Chegada", fizeram autoapresentação, o novo representante-chefe no Brasil da JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan International Cooperation Agency), Akio Saito, que sucede Ryuichi Nasu. Naoyuki Toyama, novo correspondente-chefe para América Latina e Caribe do jornal "Nihon Keizai Shimbun" (Nikkei), que sucede Hidetake Miyamoto. Toru Haneda que sucede Masashi Mizoguchi, como diretor-presidente da Nisso Brasileira Representação Ltda.

Troca de Representantes:
No bloco "Troca de Representantes", Takaaki Aoyama, que está renunciando ao cargo de diretor-presidente da Kurashiki do Brasil Têxtil Ltda., apresentou o seu sucessor Kazuhito Oshima. Da mesma forma, Takaaki Otani, que está renunciando ao cargo de diretor-presidente do Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro S.A., e apresentou o seu sucessor Yuji Kurihara.

Novas Associadas:
O presidente Aiichiro Matsunaga fez entrega de diploma de nova associada às seguintes empresas: OKI Brasil Indústria e Comércio de Produtos e Tecnologia em Automação S.A., representada pelo diretor-presidente Takahiro Oda. Nissan Chemical do Brasil Representação de Produtos Agroquímicos Ltda., representada por Toshiaki Shitara, diretor-presidente. Camozzi do Brasil Ltda., representada pelo diretor Hideto Hasegawa.

Discurso de Três Minutos:
Breve apresentação do que será o 20º Festival do Japão, que será realizado em julho de 2017, por Toshio Ichikawa, vice-presidente, da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren). 

Juarez Moraes e Silva, diretor-superintendente da TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá)
(Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

Aiichiro Matsunaga, presidente da Câmara

Juarez Moraes e Silva e Aiichiro Matsunaga

Takahiro Nakamae, cônsul-geral do Japão em São Paulo, Atsushi Yasuda, vice-presidente da Câmara e Koji Hosoya, presidente do Departamento de Transportes e Serviços da Câmara

Shingo Yoshida, diretor da NYK Line do Brasil, Shin Kimura, diretor da MOL Brasil e Tadaaki Kurakake, diretor-executivo da Câmara

O presidente da Câmara, Aiichiro Matsunaga (d), faz entrega de placa de agradecimento ao diretor-superintendente da TCP, Juarez Moraes e Silva (e)

Presidente Aiichiro Matsunada (d) recebe brinde do diretor-superintendente da TCP, Juarez Moraes e Silva

Membros da Diretoria e demais autoridades com o diretor-superintendente da TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), Juarez Moraes e Silva.

Veja TODAS AS FOTOS clicando no seguinte link:
FOTOGALERIA

 

RI / CCIJB



Últimas

2017/10/18 » Comitê de Gestão Empresarial: palestras abordam trabalho em home office, teletrabalho e reforma trabalhista
2017/10/16 » Transportes e Serviços: reunião preparatória de seminário sobre TI
2017/10/11 » Transportes e Serviços: departamento discute realização de visita de estudos
2017/10/10 » Transportes e Serviços: Departamento tem novo vice-presidente
2017/10/05 » Comitê Jurídico faz reunião mensal de outubro
2017/10/05 » Seminário discute cooperação para as PMEs brasileiras do setor de autopeças
2017/09/28 » Comissão do Meio Ambiente: reunião de trabalho
2017/09/27 » Comissão de Relações Institucionais: reunião de trabalho
2017/09/22 » Reforma Trabalhista: o que as empresas japonesas precisam saber
2017/09/20 » Comissão de Relações Institucionais: Grupo Trabalhista
2017/09/20 » Simproquim: Augusto Nunes analisou os cenários políticos no Brasil
2017/09/18 » Grupo Tributário se reúne com membros da CNI
2017/09/18 » Grupo Trabalhista se reúne com membros da CNI
2017/09/15 » Olavo das Neves apresenta potencial do Pará em evento da Câmara
2017/09/14 » Situação Política e Econômica foi tema de seminário no Bunkyo
2017/09/14 » Comitê Jurídico: encontro mensal reúne representantes das empresas associadas
2017/09/12 » Reunião discute Reforma Trabalhista
2017/09/06 » Comissão de Relações Públicas faz reunião de trabalho
2017/09/05 » Palestras abordam segurança pública e prevenção
2017/09/01 » Comissão de Relações Institucionais: Grupo Trabalhista

Ver mais »