Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Olavo das Neves apresenta potencial do Pará em evento da Câmara 15/09/2017

O presidente da Codec (Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará), Olavo das Neves, apresentou aos mais de 120 participantes, entre empresários, executivos e funcionários do alto escalão do governo japonês, o Pará como destino de negócios. O evento, promovido pela Câmara, aconteceu nesta sexta-feira (15/09), em São Paulo.

Antes da sua exposição, o presidente exibiu um vídeo institucional de sete minutos e 40 segundos, com áudio em português, que adiantou à platéia dados econômicos e sociais do Estado. 

"O Estado do Pará é o segundo maior estado brasileiro. Vejam os senhores, ele tem o território que poderia abrigar Portugal, Espanha e França juntos. As dimensões desse Estado são continentais. Seria aproximadamente 3,3 do tamanho do Japão. No ano de 2016 fomos o único Estado que se não tivemos o crescimento do PIB por conta de toda crise que os senhores bem conhecem estagnamos no zero que pelo menos não foi negativo. O único Estado que não foi negativo da nossa federação. 2017 esperamos um crescimento de 2,09%, ainda não é o nosso desejável mas seguramente um caminho que mostra todo o trabalho que está sendo desenvolvido no Estado do Pará. Tivemos um crescimento industrial da ordem de 9,5% em 2016, um superávit comercial de 29,6 bilhões de reais, onde consolidamos o nosso Estado como terceiro maior exportador do Brasil. Ponto importante também tem sido observado por todos os investidores que têm nos procurado é exatamente a localização estratégica do nosso Estado. A produção hoje do Brasil ela tem enxergado a saída norte como a principal saída para que possa exatamente tirar o agronegócio desse sistema que tem sido bastante prejudicado por forma logística atual. Então, estamos implantando grandes portos, grandes empreendimentos na região norte do Brasil, especialmente no Estado do Pará com duas saídas estratégicas, uma por via porto de Vila do Conde e a outra por Santarém e região de Miritituba onde nós temos grandes traders chegando. Agora por que isso? Porque nós temos ali a localização estratégica privilegiada. Nós estamos a sete dias do porto de Miami, a 12 dias da Europa, e pelo canal do Panamá um grande diferencial porque chegamos à Ásia com um tempo também menor, aonde nós temos 32 dias saindo dos portos do Estado do Pará contra 40 do porto de Paranaguá e Santos 39 até Xangai como exemplo. O Pará tem o maior potencial hidroviário da região com 62% do total de água doce da Amazônia, além de 20 mil km de vias navegáveis. Uma extensa malha rodoviária liga o Pará do resto do Brasil, além de hidrovias e ferrovias".

O presidente Aiichiro Matsunaga destacou o interesse do Japão em intensificar a parceria com o Pará. "O nosso interesse é que a parceria entre o Pará e o Japão seja cada vez mais aprofundada, e possamos colaborar  com o desenvolvimento do Estado".

Segundo o Tesouro Nacional, dentre todas as unidades da federação, o Pará tem também a melhor situação fiscal, e está com as contas em dia, pronto para receber investimentos.

Atividades Ordinárias

Palavras do Presidente: 

O presidente Aiichiro Matsunaga fez relato dos recentes eventos da Câmara. Missão liderada por Masahiko Tominaga, vice-ministro para Coordenação Política (Assuntos Internacionais), do Ministério de Negócios Internos e Comunicações do Japão, teve uma reunião com membros da Câmara, na tarde do dia 21 de agosto, na sede social. A pauta do encontro versou sobre Information and Communications Technology - ICT (Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs).

A Câmara realizou em São Paulo, o seu tradicional Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais. O evento, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (24/08), teve como tema “Retrospectiva do primeiro semestre de 2016 e perspectivas para o segundo de 2017”, e como subtema “Economia em recuperação – Qual é a estratégia que devemos adotar? Com relatos sobre as atividades desenvolvidas no primeiro semestre e as expectativas dos respectivos departamentos para o segundo do ano de 2017.

“Reforma trabalhista - Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017” foi o tema do seminário realizado no final da tarde do dia 1 de setembro, em São Paulo, promovido pela Comissão de Gestão Empresarial e Promoção de Empresas Locais, em conjunto com o escritório de advocacia Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados (“Mattos Filho”).

O cônsul do setor de segurança Takashi Horii e o médico Nobuharu Harada, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, ministraram palestras na tarde do dia 5 de setembro, na sede social, para discorrer sobre a segurança pública e prevenção, bem como sobre doenças tropicais.

Foi realizado o seminário "Situação Política e Econômica", na noite do dia 14 de setembro, no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social). Este evento foi uma promoção do Fórum Takanori Suzuki. As palavras de abertura foram proferidas por Shigeaki Ueki, ex-ministro das Minas e Energia e ex-presidente da Petrobras. Participaram como palestrantes o economista Akihiro Ikeda, que apresentou o tema "A economia brasileira no longo prazo", o empresário Anselmo Nakatani, que explanou sobre "A reforma trabalhista"; e Takanori Suzuki, presidente do fórum, que abordou sobre "Panorama visto do Japão".

Cerimônia de boas-vindas ao embaixador Akira Yamada, que está assumindo a Embaixada do Japão no Brasil, sucedendo o diplomata Satoru Satoh, que retornou ao Japão. O evento ocorreu na noite desta sexta-feira (25/08), no Salão Nobre da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).
 
20ª Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, realizada em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a entidade empresarial congênere japonesa Keidanren, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O evento ocorreu em Curitiba, nos dias 28 e 29 de agosto.

Representantes do governo brasileiro e do governo japonês se reuniram, na tarde do dia 30 de agosto, na sede do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), para discutir a promoção do comércio, investimentos e cooperação industrial entre os dois países. Durante a abertura da IX Reunião do Comitê Conjunto MDIC-METI, o ministro substituto Marcos Jorge de Lima ressaltou a importância dessa parceria. “Brasil e Japão têm economias complementares e é nosso desejo ampliar e aprofundar o relacionamento comercial, industrial, de investimentos e de cooperação técnica”, afirmou.

O secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Marcos Galvão, recebeu, em 31 de agosto de 2017, o vice-ministro parlamentar do Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão, Mitsunari Okamoto. Ambos participaram da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Infraestrutura Brasil-Japão, que dá seguimento a memorando de cooperação assinado durante a visita do Presidente Michel Temer ao Japão, em outubro de 2016. Na reunião do GT, foram realizadas apresentações e discussões sobre a modelagem do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), seus projetos e mecanismos de financiamento.

Novas Associadas:

O presidente Aiichiro Matsunaga fez entrega de diploma de nova associada às seguintes empresas: GTEL - Grupo Técnico de Eletromecânica S.A., representada por Agenor Mikio Honma, sócio-diretor. RB Capital Empreendimentos S.A., representada por Marcelo Michaluá, sócio-gestor e membro da Diretoria. Brunner Advogados Associados, por Marcelo Antunes Nemer, sócio. Sato Auto-ID do Brasil Ltda., por Oscar Asamura, diretor de contas corporativas japonesas.

Palavras de chegada:

Shinichi Sanui, novo diretor-presidente do Banco Mizuho do Brasil S.A., fez uma autoapresentação. Ele sucederá Yasuo Fukai, que retornou ao Japão.

Discurso de Três Minutos:

Tatsuhiro Shindo, vice-presidente-executivo da Jetro (Japan Trade External Organization) - Agência de Comércio Exterior do Japão, de Tóquio, fez uma apresentação do perfil institucional do órgão governamental japonês.

Wilson Tadashi Koto, advogado de Abe Advogados (Abe, Guimarães e Rocha Neto Advogados), fez uma apresentação sobre o Japan Desk do escritório.

Márcia Nakano, presidente da JCI Brasil-Japão, convidou os membros da Câmara para participarem da revitalização e limpeza da região do bairro da Liberdade em São Paulo, iniciativa da entidade, no próximo dia 28 de outubro (sábado), a partir das 7h30.

Lídia Reiko Yamashita, vice-presidente da Comissão Administrativa do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, explanou sobre o projeto de restauração do museu.

PDF anexo: “Pará: Um mundo de oportunidades”

Olavo das Neves, presidente da Codec (Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará) 
(Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

Aiichiro Matsunaga, presidente da Câmara

Hitomi Sekiguchi, cônsul-geral Interina do Japão em São Paulo e Olavo das Neves

Fujiyoshi Hirata, secretário-geral da Câmara, Olavo das Neves e Aiichiro Matsunaga

Olavo das Neves e Aiichiro Matsunaga

Hitomi Sekigichi (cônsul-geral interina do Japão em São Paulo,, Tatsuhiro Shindo (vice-presidente executivo da Jetro) e Hideji Inoue (vice-presidente da Câmara)

Shingo Ueda (diretor-executivo da Câmara), Atsushi Okubo (presidente da Jetro, São Paulo) e Olavo das Neves (presidente da Codec)

O presidente da Câmara, Aiichiro Matsunaga (d), faz entrega de placa de agradecimento 
ao presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Olavo das Neves

Membros da Diretoria e demais autoridades com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Olavo das Neves

 

Veja TODAS AS FOTOS clicando no seguinte link:
. FOTOGALERIA

 

Rubens Ito/CCIJB



Últimas

2017/12/07 » Seminário da Jetro debate propriedade intelectual
2017/12/06 » Reunião discute EPA Mercosul-Japão
2017/12/05 » Câmara promove seminário sobre Programa Portal Único de Comércio Exterior e OEA
2017/12/01 » Aniversário do imperador do Japão Akihito
2017/11/23 » Visita de Estudos ao aeroporto internacional de Guarulhos
2017/11/22 » Presidente da CRI apresenta AGIR ao embaixador
2017/11/21 » Câmara faz seminário sobre sistema eSocial
2017/11/18 » Câmara promove o 46º Campeonato de Golfe
2017/11/17 » Economista aponta novas perspectivas à economia brasileira
2017/11/16 » Gestão Empresarial: comitê realiza reunião sobre reforma trabalhista e propriedade intelectual
2017/11/10 » Subdepartamento Médico: reunião de trabalho
2017/11/09 » Comitê Jurídico realizou a reunião mensal de novembro
2017/11/09 » Conselho Fiscal faz reunião para auditoria do 3º trimestre de 2017
2017/11/08 » Seminário debate reforma trabalhista
2017/11/06 » Palestra com a empresária Luiza Helena Trajano
2017/10/31 » Comissão de Relações Institucionais: reunião sobre infraestrutura
2017/10/28 » Projeto de Limpeza do Bairro da Liberdade
2017/10/26 » Comissão de Relações Institucionais: reunião de trabalho
2017/10/23 » Comissão de Relações Institucionais: reunião de trabalho
2017/10/20 » Câmara recebe o novo cônsul-geral do Japão em São Paulo

Ver mais »