Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Economista aponta novas perspectivas para a economia brasileira 17/11/2017

O economista Danilo Camargo Igliori, professor do Departamento de Economia da FEA/USP, apontou nesta sexta-feira (17/11), durante evento da Câmara, em São Paulo, uma nova perspectiva para a economia brasileira, com indicadores atestando o crescimento econômico e as estatísticas de novos empregos - apesar de uma parte serem informais, criados nos últimos meses -, mostrando que a política do governo está seguindo o rumo certo. Segundo o economista, os níveis de crescimento são comprovados também pelo aumento da receita tributária e recuperação do mercado de crédito imobiliário, num ambiente de inflação baixa e taxas de juros menores.

"A economia já deu sinais de que o pior já passou não só do ponto de vista da confiança dos empresários e consumidores, mas também pelos indicadores objetivos. Já temos sinais claros de que o pior já passou. De fato, em 2014 e mais precisamente em 2015 para cá foi muito difícil, uma recessão muito aguda. A nossa missão neste momento é na verdade retornar a um período mais ou menos do início desta década (2010-2011), período de estrangulamento em vários setores como o apagão aéreo, restrição energética e dificuldades no transporte. Então o que a gente precisava? Grande expansão da oferta e materializar em grandes projetos de investimentos. Estamos tentando voltar àquele período de alguns anos atrás. A nossa situação fiscal vem se deteriorando. Há no curto prazo a necessidade de resolver a situação fiscal, a gestão fiscal, seja no âmbito federal, como nos estaduais e municipais" reforçou o economista. 

Em seu discurso, Danilo Igliori destacou a necessidade da consecução das reformas para o crescimento econômico, através do aumento dos investimentos. O equilíbrio das contas públicas vai depender de uma ampla agenda de reformas. "As reformas trabalhista e previdenciária são o início de um programa de reformas muito importante. No curto prazo para a solvência fiscal e no médio prazo para que possa ter uma Previdência sustentável nas próximas décadas, para abrir caminho para que a gente possa mudar o cenário de investimentos no país. Por que o cenário de investimentos é importante? Porque está claro que no processo de crescimento puxado pela demanda na década passada o país precisa aumentar a sua produtividade, expandir a sua oferta de serviços e produtos. E o único meio de fazer isso é através desse pacote de reformas. Importante para poder abrir espaço de credibilidade aos investidores, para que voltem a apostar no país".

O economista também comentou rapidamente sobre a importância das eleições do próximo ano em relação aos rumos do país. "O ano que vem é muito importante. Tenho incerceza em quais serão os candidatos a presidente da República. Mas existe uma visão bastante conceitual em que podem acontecer nessas eleições. Obviamente pode existir uma preferência por um tipo de resultado. Quais são as duas possibilidades? Uma pró continuidade das reformas (reformista) e outra, populista. Será muito importante o país ter uma continuidade das reformas", destacou.

Perfil : Danilo Camargo Igliori é professor do Departamento de Economia da FEA/USP, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Espacial, Meio Ambiente e Recursos Naturais, e Análise e Elaboração de Projetos. É PhD pela Universidade de Cambridge, onde lecionou no Department of Land Economy de 2004 a 2011 e foi o Adam Smith Fellow in Political Economy do Pembroke College entre 2009 e 2011. Tem diversas publicações no Brasil e no exterior. É fundador e co-editor da revista acadêmica Spatial Economic Analysis e fellow da Regional Studies Association, tendo diversas publicações nacionais e internacionais. Atuou e realizou projetos de consultoria no setor privado (BTG Pactual, MCM Consultores, Unibanco e Vale), setor público (Brasil e Reino Unido) e organismos internacionais (Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento). Atualmente também exerce a função de chairman da DataZAP.

Atividades Ordinárias 

Palavras do Presidente

O presidente Aiichiro Matsunaga, informou as principais recentes atividades realizadas pela Câmara, conforme a seguir.

Reunião entre o presidente da Comissão de Relações Institucionais, Satoshi Awaya e Tomoo Kushibiki, representante-chefe no Brasil do JBIC (Japan Bank for International Cooperation - Banco para Cooperação Internacional do Japão), no dia 31 de outubro, e reunião do Grupo de Trabalho de Infraestrutura do mesmo comitê, no dia 16 de novembro.

O Subdepartamento Médico realizou reunião no final da tarde do dia 10 de novembro, na sede social. Entre os assuntos discutidos, elaboração de sugestões a serem enviadas aos orgãos como Anvisa e Inmetro para melhoria do ambiente de negócios do setor médico, resultado da enquete do setor médico e programação das futuras atividades.

A Câmara, por seu Grupo de Trabalho Trabalhista da Comissão de Relações Institucionais, realizou o seminário "Reforma Trabalhista - Perspectivas - Empresas Japonesas", na tarde do dia 8 de novembro, em São Paulo.

Promovida pela JCI Brasil-Japão, aconteceu no último dia 28 de outubro, o projeto “Revitaliba”, projeto de revitalização do Bairro da Liberdade, por meio da limpeza e conscientização.

Aconteceu na noite do dia 6 de novembro de 2017 (segunda-feira), no Teatro Maksoud, palestra com a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. O evento foi promovido pela JCI Brasil-Japão, com o apoio da Câmara e do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

A Câmara, através do presidente Aiichiro Matsunaga e demais membros da Diretoria Executiva, estarão participando no próximo dia 14 de dezembro, em São Paulo, da Reunião Conjunta dos Órgãos Governamentais e Entidades Privadas do Japão no Brasil ("Kanmin Godo Kaigi").

Comunicados: 

Na sessão "Comunicados", Carolina Sakama, presidente do Conselho Fiscal, biênio 2017/2018, apresentou o relatório sobre auditoria contábil e financeira do 3º trimestre de 2017.

Satoshi Awaya, presidente da Comissão de Relações Institucionais, convidou todos a participarem do seminário sobre Programa Portal Único e OEA (Operador Econômico Autorizado), a ser realizado na tarde do próximo dia 5 de dezembro, em São Paulo.

Tomoya Sato, vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Profissional Mútuo, anunciou a realização do Bonenkai 2017 da Câmara no próximo dia 14 de dezembro, em São Paulo.

Novas Associadas:

O presidente Aiichiro Matsunaga fez entrega de diploma de nova associada à seguinte empresa:  IRKO Organização Contábil Ltda., representada por Eduardo Rogatto Luque, sócio-gerente.

Discurso de Três Minutos:

Márcia Nakano, presidente da JCI Brasil-Japão, fez agradecimentos à Câmara e seus associados pelo apoio dispensado durante a sua gestão que se encerra no final deste ano. 

Keisuke Ono, diretor-presidente da Daiso Brasil Comércio e Importação Ltda., fez uma apresentação da empresa e anunciou a abertura de novas filiais no país. 

André Luiz dos Santos, diretor da Etec Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim (SP), apresentou a instituição de ensino que possui aproximadamente 1.600 alunos, com os cursos de informática, informática para internet, redes de computadores, administração, logística, contabilidade, recursos humanos, mecânica, mecatrônica, automação industrial, enfermagem e meio ambiente. Ele informa que a escola é a primeira da autarquia (Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Paula Souza) a desenvolver projetos alinhados aos conceitos advindos da indústria 4.0 (quarta revolução industrial).  O diretor "gostaria de estreitar relações com empresas japonesas que estão desenvolvendo produtos e serviços voltados para este conceito, e assim, treinar os alunos para que estejam aptos a oferecer mão de obra preparada e amplamente qualificada frente a este desafio". Segundo Santos, a escola vem recebendo visitas de empresas alemãs e americanas, e gostaria de contar também com "a experiência e a excelência das empresas japonesas".

Apresentação do Município de Sumaré (SP) :

O superintendente de Desenvolvimento Econômico de Sumaré (SP), Silvestre Gonçalez, a pedido do prefeito Luiz Dalben, com o objetivo de atrair investimentos, apresentou informações sobre o Município. 

PDF anexo: Apresentação da Palestra

Danilo Camargo Igliori, professor do Departamento de Economia da FEA/USP 
(Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

Aiichiro Matsunaga, presidente da Câmara

Danilo Camargo Igliori e Aiichiro Matsunaga

Yuji Kurihara (presidente do Departamento Financeiro da Câmara), Shinji Tsuchiya (vice-presidente da Câmara) e Danilo Camargo Igliori (professor do Departamento de Economia da FEA/USP)

Atsushi Yasuda (vice-presidente da Câmara), André Luiz dos Santos (diretor da Etec Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim-SP) e Satoshi Awaya (diretor-executivo da Câmara)

Osamu Matsuo (vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Bunkyo) e Takashi Goto (ex-presidente da Câmara)

O presidente da Câmara, Aiichiro Matsunaga (d), faz entrega de placa de agradecimento 
ao economista Danilo Camargo Igliori (e), professor do Departamento de Economia da FEA/USP.

Membros da Diretoria e demais autoridades com o economista Danilo Camargo Igliori, professor do Departamento de Economia da FEA/USP

 

Veja TODAS AS FOTOS clicando no seguinte link:
FOTOGALERIA

 

Rubens Ito / CCIJB



Últimas

2018/05/23 » Automotivo: departamento debate EPA
2018/05/18 » Presidente do INPI destaca na Câmara parcerias do instituto com a JPO
2018/05/17 » Comitê Jurídico realizou a reunião mensal de maio
2018/05/16 » EPA Japão-Mercosul: 4ª reunião da força tarefa
2018/05/12 » Câmara promove o 48º Campeonato de Golfe
2018/05/09 » Transportes e Serviços: departamento discute EPA
2018/05/09 » Conselho Fiscal realiza reunião para auditoria do 1º trimestre de 2018
2018/05/08 » Comissão de Relações Públicas: reunião sobre site da Câmara
2018/05/07 » Comissão de Relações Institucionais tem novo presidente
2018/05/03 » Comissão de Relações Institucionais: Grupo Trabalhista
2018/04/27 » 30 anos da NTT do Brasil
2018/04/26 » Seminário da Jetro discute propriedade intelectual
2018/04/25 » Eletroeletrônico: departamento se reúne para discutir EPA
2018/04/24 » Subdepartamento Médico: reunião de trabalho
2018/04/20 » Ex-ministro Paolinelli destaca a contribuição japonesa para o Prodecer
2018/04/19 » Palestras destacam cruzamento de dados e nova Lei de Migração
2018/04/19 » Reunião do Grupo de Trabalho de Infraestrutura
2018/04/18 » Cerimônia de posse da nova cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi e apresentação do sucessor
2018/04/12 » Comitê Jurídico fez a reunião mensal de abril
2018/04/11 » Comissão de Relações Institucionais: Grupo Trabalhista

Ver mais »