Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Embaixador e secretário convidam japoneses para conhecerem o potencial da ZPE Ceará 23/02/2018

O embaixador Marco Farani, diretor da Secretaria de Relações Internacionais da Presidência do Senado e o deputado federal Antonio Balhmann, secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, proferiram palestras nesta sexta-feira (23), em São Paulo, para grupos de empresários e investidores japoneses. O evento contou com a participação de mais de 130 pessoas, constituídas por representantes das empresas associadas à Câmara. Participaram também do encontro o prefeito de Lins (SP), Edgar de Souza; Leonardo Rabelo de Santana e Paulo Shizuo Fukuya, respectivamente, coordenador-geral da Coordenação Geral de Planejamento, Normas e Fiscalização (CGPF) e analista de Comércio Exterior, do CZPE (Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação), do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços). 

Durante seus discursos, Farani, em nome do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, e Balhmann, em nome do governador Camilo Santana, formalizaram convite aos membros da Câmara para realizarem uma visita a Fortaleza nos próximos dias 12 e 13 de abril, quando serão apresentadas as oportunidades de investimento no Estado do Ceará, com destaque para a ZPE (Zona de Processamento de Exportação). O evento será aberto pelo governador do Estado, Camilo Santana; pelo presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, e pelo embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada. 

Segundo Farani, que atuou como cônsul-geral do Brasil em Tóquio de 2012 até o final de 2017, "o Governo do Ceará e o presidente do Congresso Nacional gostariam de receber o maior número de empresários japoneses interessados em conhecer a zona de exportação do Ceará que funciona muito bem, que é muito próxima do hemisfério norte, muito próxima da Europa e dos Estados Unidos. No dia 12 teremos um dia de visita ao ZPE. E no dia 12 à noite o governador do Ceará quer oferecer um jantar aos empresários japoneses. E no dia 13, um pequeno seminário também no Palácio do Governo para apresentar as oportunidades de investimentos no Estado". 

Balhmann lembrou que a primeira empresa japonesa instalada no Estado, no distrito de Maracanaú, foi a YKK, ainda na gestão do então governador Ciro Gomes, na década de 90. O secretário afirma que existem setores estratégicos que podem ser explorados pelos japoneses como do pescado (atum) e indústria de alimentos. "O primeiro esforço que o governo fez, ainda no governo de Ciro Gomes, foi exatamente no Japão, quando nós atraímos a primeira indústria japonesa para o Ceará que é a YKK, que já está no Estado há bastante tempo. O seu próprio presidente mundial Yoshida esteve lá inaugurando essa empresa. E grandes esforços nós fizemos no sentido de termos empresários japoneses como parceiros para o desenvolvimento em diversas áreas como a do pescado (atum) e das indústrias de alimentos. Portanto, a partir deste seminário nós queremos novamente resgatar toda a força, todo o interesse em atrair os capitais japoneses", destacou.

O secretário-geral Fujiyoshi Hirata solicitou aos representantes do CZPE Leonardo Rabelo de Santana e Paulo Shizuo Fukuya, um quadro comparativo sobre as vantagens e desvantagens da ZPE Ceará, do regime aduaneiro especial de drawback e da Zona Franca de Manaus.

Atividades Ordinárias 

Palavras do Presidente

O presidente Aiichiro Matsunaga, informou as principais recentes atividades realizadas pela Câmara, conforme a seguir.

Reunião do Grupo de Trabalho de Infraestrutura da Comissão de Relações Institucionais com BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no dia 23 de janeiro, na sede da instituição no Rio de Janeiro.

A Câmara, por seu Grupo de Trabalho Tributário, da Comissão de Relações Institucionais, realizou seminário sobre Preço de Transferência e OCDE, na tarde desta quarta-feira (31), em São Paulo. Os palestrantes foram a gerente de Política Comercial da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Constanza Negri; Eliete Ribeiro, sócia responsável da Área de Preços de Transferência da KPMG; Caio Albino, sócio da Área de Preços de Transferência de EY: e Glauco Bueno Camargo, gerente de Serviços da Becomex Consulting.

Seminário e lançamento do livreto "Comentários aos Principais Pontos da Lei Trabalhista Brasileira" na tarde dos dias 21 e 22 de fevereiro, na sede social, do Grupo de Trabalho Trabalhista, da Comissão de Relações Institucionais.

Takao Omae, presidente do Subcomitê de Planejamento, do Comitê de Cooperação Econômica Japão-Brasil, da Keidanren (Federação das Organizações Econômicas do Japão), de Tóquio, se reuniu com membros da Câmara, na tarde do dia 16 de janeiro, na sede social da entidade. Em pauta, troca de opiniões sobre a viabilidade de um possível EPA (Economic Partnership Agreement - Amplo Acordo de Parceria Econômica) entre o Japão e o Mercosul .

A atriz Saki Asaji, que foi membro da companhia de teatro Takarazuka, proferiu palestra na Comissão de Intercâmbio entre Empresas de Diversos Ramos, no final da tarde do dia 16 de janeiro, na sede social.

Entre os dias 31 de janeiro e 19 de fevereiro ocorreram na sede social as reuniões preparatórias para o Simpósio dos Departamentos Setoriais (1/03).

Participação do presidente da Câmara Aiichiro Matsunaga em atividades conjuntas com outras entidades da comunidade nipo-brasileira: shinnenkai (7/01), audiência com o governador Geraldo Alckmin (9/02) e audiência com o prefeito João Doria (19/02). 

Comunicados: 

Na sessão "Comunicados", Carolina Sakama, presidente do Conselho Fiscal, biênio 2017/2018, apresentou o relatório sobre auditoria contábil e financeira do 4º trimestre de 2017.

Junsuke Koike, presidente da Comissão de Coordenação Geral, anunciou a realização do Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais, em 1 de março.

Atsushi Okubo, presidente da Comissão de Planejamento e Estratégia, comentou sobre EPA (Economic Partnership Agreement - Amplo Acordo de Parceria Econômica) entre o Japão e o Mercosul. 

Kenji Uwatoko, líder da equipe  de supervisão do livreto "Comentários aos Principais Pontos da Lei Trabalhista Brasileira", do Grupo de Trabalho Trabalhista, da Comissão de Relações Institucionais, teceu comentários sobre a publicação.

Discurso de chegada: 

Yasuhiro Abe, novo diretor-presidente da Kawasaki do Brasil Indústria e Comércio Ltda., fez sua autoapresentação. Ele sucede Kenji Watanabe.

Novas Associadas:

O presidente Aiichiro Matsunaga fez entrega de diploma de nova associada à seguinte empresa: IKO Serviços Empresariais Ltda., representada por Norikazu Isobe, diretor-presidente.

Embaixador Marco Farani (Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

Presidente da Câmara, Aiichiro Matsunaga

Antonio Balhmann, secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Ceará

Prefeito de Lins, Edgar de Souza

Leonardo Rabelo, Aiichiro Matsunaga, Antonio Balhmann, Marco Farani e Fujiyoshi Hirata

Embaixador Marco Farani, presidente Aiichiro Matsunaga e cônsul-geral do Japão, Yasushi Noguchi

Aiichiro Matsunaga, Marco Farani e Antonio Balhmann (com as placas de agradecimento da Câmara) e Fujiyoshi Hirata

Membros da Diretoria e demais autoridades com o embaixador Marco Farani, o secretário Antonio Balhmann e o prefeito de Lins (SP), Edgar de Souza

Veja TODAS AS FOTOS clicando no seguinte link:
FOTOGALERIA

Rubens Ito / CCIJB



Últimas

2018/08/17 » Câmara realiza encontro dos associados de agosto
2018/08/16 » Gestão empresarial: propriedade industrial e criações foram temas de palestras
2018/08/15 » Têxtil: departamento faz reunião de trabalho
2018/08/14 » Produtos Químicos: departamento discutiu retrospectiva e perspectivas
2018/08/14 » Automotivo: retrospectiva e perspectivas foram discutidas na reunião do departamento
2018/08/13 » Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais: visita à imprensa nipo-brasileira
2018/08/09 » Comitê Jurídico reúne associados para o encontro mensal de agosto
2018/08/09 » Transportes e Serviços: retrospectiva e perspectivas foram debatidas em reunião
2018/08/08 » Eletroeletrônico: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2018/08/08 » EPA Japão-Mercosul: reunião do grupo de trabalho da força tarefa
2018/08/07 » Comissão do Meio Ambiente: reunião de trabalho
2018/08/07 » Conselho Fiscal faz reunião para auditoria do 2º trimestre de 2018
2018/08/03 » Construção e Imobiliária: retrospectiva e perspectivas são discutidas em reunião
2018/08/03 » Consultoria e Assessoria: reunião discute retrospectiva e perspectivas
2018/08/01 » Comércio Exterior: encontro debate retrospectiva e perspectivas
2018/07/31 » Nova lei de migração foi tema de palestra para expatriados
2018/07/27 » Financeiro: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2018/07/26 » Produtos Químicos: departamento discute EPA
2018/07/25 » Alimentos: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2018/07/25 » Transportes e Serviços: em reunião, departamento debate retrospectiva e perspectivas

Ver mais »