Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Ex-ministro Paolinelli destaca a contribuição japonesa para o Prodecer 20/04/2018

Em evento promovido nesta sexta-feira (20), em São Paulo, a Câmara recebeu o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, presidente executivo da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho), que proferiu palestra sob o tema “O cerrado: contribuição japonesa para Prodecer”.

Para um público de mais de 140 pessoas, Paolinelli destacou a parceria iniciada na década de 70, entre os governos brasileiro e japonês, para desenvolver a produção de grãos no Centro-Oeste do Brasil, com o Programa de Desenvolvimento dos Cerrados, o Prodecer.

Esse acordo, com a participação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), possibilitou, entre outros, avançar nas pesquisas de correção do solo ácido do Cerrado. Através do conhecimento técnico e equipamentos japoneses, a Embrapa conseguiu plantar com sucesso soja, café, milho, algodão, dentre outras culturas no Cerrado brasileiro, que se tornou o principal polo agropecuário do país.

Hoje, depois de cerca de 40 anos, o país já é grande competidor internacional, o segundo maior exportador de alimentos do mundo e, de acordo com projeções da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), pode ser o primeiro nos próximos dez anos. 

Receptor da assistência japonesa no passado, hoje o Brasil se caracteriza como um parceiro do país nipônico, atualmente fornece assistência para terceiros países (países latino-americanos, países africanos de língua portuguesa e Timor Leste).

Um exemplo é o trabalho em conjunto na África para viabilizar, entre outros, o corredor agrícola em Moçambique, que conta com capital japonês e tecnologia brasileira. O projeto tem o objetivo de transformar as savanas de Moçambique em terras férteis para a produção de alimentos, com o uso da experiência acumulada do Prodecer.

Perfil - Alysson Paolinelli formou-se em agronomia em 1959, assumindo a Secretaria de Agricultura de Minas em 1971. Foi o responsável por criar incentivos e inovações tecnológicas, tornando Minas o maior produtor de café do país. Em 1974, tornou-se ministro da Agricultura e modernizou a Embrapa, além de promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro. Também criou o programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Em 2006 recebeu o prêmio World Food Prize (Prêmio Mundial de Alimentação). E atualmente é presidente executivo da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho).

Atividades Ordinárias

Palavras do Presidente

O vice-presidente Atsushi Okubo informou as principais recentes atividades realizadas pela Câmara, conforme a seguir.

O Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais foi realizado na tarde do dia 1 de março em São Paulo. O evento teve como tema “Retrospectiva de 2017 e perspectivas para o ano de 2018”, e como subtema “Cenário atual – quais novos enfoques as empresas devem buscar?”. Com relatos sobre as atividades desenvolvidas em 2017 e as expectativas dos respectivos departamentos para o ano de 2018.

Foi realizada no dia 16 de março, das 12h às 12h20, em São Paulo, a 68ª Assembleia Geral Ordinária, convocada para examinar e aprovar o relatório anual de 2017 e plano de atividades para 2018, balanço de 2017 e plano orçamentário para 2018, e parecer do Conselho Fiscal. O conclave foi presidido pelo presidente Aiichiro Matsunaga.

Comissão de Relações Institucionais, reuniões dos grupos de trabalho: Trabalhista em 13 de março e 11 de abril, Infraestrutura em 19 de abril.

No final da tarde do dia 16 de março foi lançada a força-tarefa sobre EPA Mercosul-Japão, na sede social da entidade. Coordenados pela Comissão de Assuntos Econômicos Nipo-Brasileiros, presidente Shinji Tsuchiya, Comissão de Relações Institucionais, presidente Satoshi Awaya, e Comissão de Planejamento, presidente Atsushi Okubo. 

No dia 28 de março, houve um feedback sobre a reunião conjunta dos embaixadores do Japão nos países do Mercosul (27/03) e a 2ª reunião da força-tarefa sobre EPA Mercosul-Japão.

Foi realizada a 3ª reunião da força-tarefa sobre EPA Mercosul-Japão. Takao Omae, presidente do Subcomitê de Planejamento, do Comitê de Cooperação Econômica Japão-Brasil, da Keidanren (Federação das Organizações Econômicas do Japão), de Tóquio, se reuniu na manhã do dia 9 de abril, na sede social da entidade, com membros da Câmara, coordenados pela Comissão de Assuntos Econômicos Nipo-Brasileiros, presidente Shinji Tsuchiya, Comissão de Relações Institucionais, presidente Satoshi Awaya, e Comissão de Planejamento, presidente Atsushi Okubo. Em pauta, troca de opiniões sobre a viabilidade de um possível EPA (Economic Partnership Agreement - Amplo Acordo de Parceria Econômica) entre o Japão e o Mercosul .

A Câmara, por sua Comissão de Desenvolvimento Profissional Mútuo e Departamento de Transportes e Serviços, fez uma visita de estudos a ZPE Ceará nos dias 6 e 7 de abril.

Em seminário promovido pelo escritório em São Paulo da Jetro (sigla em inglês da Agência de Comércio Exterior do Japão) e pelo Departamento de Consultoria e Assessoria da Câmara, o diretor responsável pelo Departamento de Pesquisa para a América Latina e Caribe, da Jetro, Kojiro Takeshita e os representantes dos escritórios da Jetro em Buenos Aires (Argentina), Toshio Kii (diretor-geral), de Santiago (Chile), Yasuhiro Nakayama (representante oficial), do México (México), Daisuke Hanzawa (diretor de Promoção Industrial) ministraram palestras em São Paulo, sobre a atual conjuntura da economia e política da América Latina e dos respectivos países citados. O evento aconteceu na tarde do dia 14 de março, em São Paulo.

Reunião do Subdepartamento Médico com o Inmetro, no dia 12 de abril.

Discurso da nova cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi e seu sucessor como cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, Akira Kusunoki.

Troca de representantes: 

Satoshi Awaya, diretor-presidente da Sojitz do Brasil S.A., apresentou o seu sucessor Toshifumi Murata. 

Palavras de chegada:

Naoki Nakano, novo vice-cônsul do Departamento de Economia, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que sucede Takeshi Aihara. Jun Inomata, novo diretor-presidente da Itochu Brasil S.A., que sucede Shigetoshi Imai. 

Palavras de despedida: 

Hidetoshi Ebisu, cônsul do Departamento de Economia do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Novas Associadas:

O vice-presidente Atsushi Okubo fez entrega de diploma de nova associada às seguintes empresas: SC Comunicações Ltda. (Sato Company), representada por Nelson Akira Sato, CEO; Paineiras Limpeza e Serviços Gerais Ltda., representada por Nathalia Tiemi Ueno, gerente; e IF Holding S.A., representada por Flávio Tsuyoshi Iwata, diretor.

Discurso de três minutos: 

Apresentação do projeto "Terra Papagalis", pelo professor Masato Ninomiya, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e Edoardo Rivetti, diretor-geral da Marte Cultura e Educação Ltda.

Projeto "A Magia Oriental", em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, pela presidente da JCI Brasil-Japão, Patrícia Murakami.

"Bunka Matsuri", pelo diretor Alexandre Shodi Nomura, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

110 anos da imigração japonesa no Brasil, por Yoshiharu Kikuchi, presidente do Comitê Executivo da Comissão para as Comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Lídia Reiko Yamashita e Toshiro Iwayama, vice-presidentes da Comissão Administrativa do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, sobre a reforma do museu.

Apresentação do Hospital Santa Cruz, por Mario Sato e Tomohiro Yanagisawa, respectivamente, vice-presidente e executivo de relações institucionais.

Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e presidente executivo da Abramilho 
(Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

Atsushi Okubo, vice-presidente da Câmara e presidente da Jetro, São Paulo

Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e presidente da Abramilho, Atsushi Okubo, vice-presidente da Câmara e presidente da Jetro, São Paulo, e Hitomi Sekiguchi, cônsul-geral do Japão em Manaus

Hitomi Sekiguchi, cônsul-geral do Japão em Manaus, Akira Kusunoki, cônsul-geral-adjunto do Japão em São Paulo, e Satoshi Awaya, diretor-executivo da Câmara

Alysson Paolinelli recebe uma placa de agradecimento de Atsushi Okubo

Membros da diretoria da Câmara e autoridades com o ex-ministro da Agricultura e presidente executivo da Abramilho, Alysson Paolinelli

 

Veja TODAS AS FOTOS clicando no seguinte link:
FOTOGALERIA 

 

RI / CCIJB



Últimas

2018/08/16 » Gestão empresarial: propriedade industrial e criações foram temas de palestras
2018/08/15 » Têxtil: departamento faz reunião de trabalho
2018/08/14 » Produtos Químicos: departamento discutiu retrospectiva e perspectivas
2018/08/14 » Automotivo: retrospectiva e perspectivas foram discutidas na reunião do departamento
2018/08/13 » Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais: visita à imprensa nipo-brasileira
2018/08/09 » Comitê Jurídico reúne associados para o encontro mensal de agosto
2018/08/09 » Transportes e Serviços: retrospectiva e perspectivas foram debatidas em reunião
2018/08/08 » Eletroeletrônico: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2018/08/08 » EPA Japão-Mercosul: reunião do grupo de trabalho da força tarefa
2018/08/07 » Comissão do Meio Ambiente: reunião de trabalho
2018/08/07 » Conselho Fiscal faz reunião para auditoria do 2º trimestre de 2018
2018/08/03 » Construção e Imobiliária: retrospectiva e perspectivas são discutidas em reunião
2018/08/03 » Consultoria e Assessoria: reunião discute retrospectiva e perspectivas
2018/08/01 » Comércio Exterior: encontro debate retrospectiva e perspectivas
2018/07/31 » Nova lei de migração foi tema de palestra para expatriados
2018/07/27 » Financeiro: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2018/07/26 » Produtos Químicos: departamento discute EPA
2018/07/25 » Alimentos: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2018/07/25 » Transportes e Serviços: em reunião, departamento debate retrospectiva e perspectivas
2018/07/24 » Metal-Mecânico: reunião do departamento debate para retrospectiva e perspectivas

Ver mais »