Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Presidente do INPI destaca na Câmara parcerias do instituto com a JPO 18/05/2018

O presidente do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), Luiz Otávio Pimentel, destacou a importância da cooperação da autarquia com a congênere japonesa JPO (sigla em inglês de Japan Patent Office), escritório japonês de propriedade industrial. Ao falar nesta sexta-feira (18), no evento da Câmara, o presidente comentou a boa relação na parceria que seu instituto vem desenvolvendo com os japoneses.

"Nas áreas de patentes e de propriedade industrial, o INPI tem uma cooperação cada vez melhor com a JPO. Para nós, a nossa boa relação com o Japão pode ser traduzida também no avanço em três áreas muito importantes: na área de eletrônica, a tecnologia da informação e comunicação, e também nas áreas da biotecnologia e de fármacos, que são temas muito importantes para o Brasil".

A Declaração Conjunta para formalizar um projeto piloto do Programa de Aceleração de Exames de Patentes (PPH - Patent Prosecution Highway) entre o Brasil e o Japão foi assinada em 16 de março de 2017, em São Paulo. Segundo Pimentel, as empresas japonesas não estão utilizando como poderia essa possibilidade de aceleração de exames. "O programa até agora soma 58 pedidos para uma possibilidade de 200 vagas de aceleração de exames de patentes. E os pedidos que foram encaminhados com sucesso tiveram apenas 7,7 meses de tramitação, o que para a demanda que nós temos é um número muito importante".

Luiz Otávio Pimentel fez também uma apresentação do perfil institucional do INPI, sua estrutura e dados, e um breve apanhado do seu plano estratégico para os próximos anos. A autarquia é vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, assim como o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Zona Franca de Manaus.

Pimentel disse que hoje no Brasil a gestão do INPI está muito voltada para diminuir o tempo de registro para quem vai solicitar uma patente, uma marca, um desenho industrial. O principal problema explica ele, é o tempo de espera na fila. Então esse seria o tema central de sua gestão. "É fazer a diminuição desse tempo". Afirmou que está muito empenhado em melhorar os processos, a produtividade dos servidores e também trabalhar com o escritório totalmente sem papel. "Já estamos muito próximos de não precisar mais documentos em papel, totalmente digitalizados. E justamente com o nosso governo, nosso ministério, temos feito também um grande trabalho para acabar com a burocracia desnecessária. É claro que tudo isso leva a uma reestruturação do instituto. A nossa situação na área de patentes é passar a decisão final de sete para dois anos. E isso é uma mudança muito importante dentro do INPI", explicou.

Plano de ação  

"Nosso plano de ação tem focado em quatro eixos: ter um bom staff (funcionários); contar cada vez mais com a eficiência operacional; cooperação com os escritórios mais importantes e eficientes do mundo (a boa cooperação com os colegas japoneses) ; infraestrutura e gestão desses processos". 

Missão 

"A visão do nosso governo sobre o INPI, a nossa missão acordada com o nosso ministro é estimular a inovação e a competitividade a serviço do desenvolvimento tecnológico e econômico do país, por meio de uma proteção eficiente da propriedade industrial. O INPI, uma organização motivada para impulsionar a transformação do conhecimento em ativo econômico".

Desafios 

"O nosso desafio no INPI é todo o processo de patente totalmente on-line, que o nosso processo de registro seja mais rápido, mas sempre aliando a rapidez com a qualidade do exame, o que para nós também do INPI não basta ser rápido se isso for uma perda de qualidade. E por outro lado, somos um escritório aonde é muito barato o serviço e a gente quer manter dessa forma", finalizou.

Luiz Otávio Pimentel, presidente do INPI (Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

Aiichiro Matsunaga, presidente da Câmara

Aiichiro Matsunaga (presidente da Câmara), Luiz Otávio Pimentel (presidente do INPI) e Yasushi Noguchi (cônsul-geral do Japão em São Paulo)

Aiichiro Matsunaga (presidente da Câmara), Akeo Uehara Yogui (presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo - Enkyo) e Toshio Ichikawa (presidente do Festival do Japão)

Shingo Ueda e Tadaaki Kurakake (diretores-executivos da Câmara) e Luiz Otávio Pimentel (presidente do INPI)

Luiz Otávio Pimentel (presidente do INPI), Wagner Suzuki (diretor-executivo da Câmara) e Júlio César Castelo Branco Reis Moreira (diretor de Patentes do INPI)

O presidente da Câmara, Aiichiro Matsunaga (d), faz entrega de placa de agradecimento 
ao presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel (e)

Junsuke Koike, doravante, irá desempenhar novas e importantes funções no Banco MUFG na Índia

Makoto Kinoshita, novo diretor-presidente do Banco MUFG Brasil

Katsumi Hine, novo diretor-presidente da H.I.S. Brasil Turismo

Naoshi Kushibuchi, novo diretor-presidente da Mineral Brasil Pesquisas e Desenvolvimento

Motonori Ueda, novo cônsul do Departamento de Economia do Consulado Geral do Japão em São Paulo

Membros da Diretoria e demais autoridades com o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel

Veja TODAS AS FOTOS clicando no seguinte link:
FOTOGALERIA 

 

RI / CCIJB



Últimas

2019/05/15 » Reunião reúne profissionais para debater assuntos jurídicos e tributários
2019/05/10 » Subdepartamento Médico: reunião de trabalho
2019/05/10 » Departamentos eletroeletrônico e de transportes e serviços: reunião conjunta
2019/05/09 » Comissão de Relações Institucionais: Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro
2019/05/09 » Seminário sobre IRPJ para expatriados
2019/05/08 » Conselho Fiscal se reúne para auditoria do 1º trimestre de 2019
2019/05/07 » EPA Japão-Mercosul: reunião com principais departamentos
2019/04/30 » Reinauguração do Museu Histórico da Imigração Japonesa
2019/04/30 » Cerimônia de celebração da passagem para a era Reiwa
2019/04/18 » Coordenador da ABDI destaca novo cenário na relação econômica Brasil-Japão
2019/04/17 » Lei de migração e contratação de executivos foram temas de palestras na Câmara
2019/04/17 » Comissão de Planejamento e Estratégia: reunião de trabalho
2019/04/16 » Grupo de trabalho promove seminário trabalhista para expatriados
2019/04/15 » EPA Japão-Mercosul: reunião do grupo de trabalho da força-tarefa
2019/04/10 » Comitê Jurídico faz reunião de abril
2019/04/03 » Comissão de Intercâmbio realiza palestra com Hiroyasu Hiragami
2019/03/25 » 4ª CACI - Conferência Anual de Comércio Internacional
2019/03/22 » Embaixador diz que adesão ao TPP é estratégica para o Brasil
2019/03/22 » Seminário e networking com empresas japonesas
2019/03/22 » Câmara realiza sua 69ª Assembleia Geral Ordinária

Ver mais »