Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Câmara realiza o evento mensal dos associados de setembro 21/09/2018

A Câmara realizou nesta sexta-feira (21), em São Paulo, a Confraternização Mensal de Setembro, reunindo mais de 140 pessoas. O evento contou com as presenças do presidente da entidade Aiichiro Matsunaga, cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, membros da diretoria, conselheiros, demais representantes das empresas sócias e convidados, dentre os quais o primeiro secretário Kazu Wakaeda, da Embaixada do Japão no Brasil.

O encontro contou com três palestras. O secretário de Políticas Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Thiago Camargo Lopes, explanou sobre o tema: “Plano Nacional de IoT e seu papel na estratégia de transformação digital brasileira”. O vice-presidente-sênior do Departamento de Negócios da NTT Docomo USA, Inc., Masahiko Nakamura, apresentou o tema: “Últimas tendências de IoT e exemplos de casos de implementação”. E o gerente-geral do setor de Serviço de Segurança Gerenciada, Departamento de Planejamento de Negócios da NTT Communications, Fumitaka Takeuchi, abordou o tema: “Estratégia de TI como estratégia de negócios. Suporte à implementação e abordagem de gestão de risco: 5 pontos importantes a serem considerados”.

Atividades Ordinárias

Palavras do Presidente

O presidente Aiichiro Matsunaga, informou as principais recentes atividades realizadas pela Câmara, conforme a seguir.

A Câmara promoveu em São Paulo, o seu tradicional Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais. O evento, que ocorreu na tarde do dia 23 de agosto, teve como tema “Retrospectiva do primeiro e perspectivas para o segundo semestre de 2018”, e como subtema “Aproxima-se a eleição presidencial: o que esperar do cenário em mudança e quais estratégias adotar?”

O seminário reforma trabalhista para expatriados, promovido pela Comissão de Gestão Empresarial, aconteceu na tarde do dia 4 de setembro, na sede social. 

Seminário sobre Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no Brasil, para expatriados japoneses foi realizado pela Comissão Jurídica, ocorreu no final da tarde do dia 11 de setembro, na sede social.

Seminário sobre Tecnologia da Informação, no final da tarde do dia 20 de setembro, na sede social.

Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão divulgou no dia 17 de julho 2018 (terça-feira) os homenageados com o diploma de honra ao mérito do ministro dos Negócios Estrangeiros do 30º ano da Era Heisei (homenageados dentro da jurisdição do Consulado Geral do Japão em São Paulo). No último dia 24 de agosto aconteceu a cerimônia aos homenageados na residência oficial do cônsul-geral do Japão em São Paulo. Uma das homenageadas foi a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil.

Comunicados do Consulado Geral do Japão em São Paulo

O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, fez um relato das principais atividades e eventos do Consulado.

Mostrou a evolução numérica dos visitantes ao Japan House. De 78.046 de maio de 2017 para 1.027.922 de agosto de 2018. Noite do Wagyu e Awamori, no dia 21 de agosto, no Japan House. Também, Aromas e Sabores (Aroma & Flavor); Muji Pop-up Store; e Dô: A caminho da virtude. 67ª Reunião da Comissão Baleeira Internacional, de 10 a 14 de setembro, em Florianópolis. Estabelecimento de áreas proibidas de pesca para o oceano Atlântico sul (proposta brasileira vetada). Importância da suspensão temporária da caça temporária da baleia "Declaração de Florianópolis" (proposta brasileira aceita). Requisição para flexibilização de decisões sobre assuntos estratégicos e reabertura parcial do comércio baleeiro (proposta japonesa vetada). 

Cerimônia de outorga de diploma de honra ao mérito do ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, no dia 24 de agosto, na residência oficial do cônsul-geral do Japão em. São Paulo.

Encontro de Colaboradores Regionais do Ciate, de 25 a 26 de agosto, no Salão Nobre, do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).

Cerimônia de comemoração das associações de províncias japonesas no Brasil: 60 anos de fundação da Associação Cultural e Assistencial Iwate Kenjinkai do Brasil (26 de agosto); 60 anos de fundação a Associação Aichi do Brasil (9 de setembro); 65 anos de fundação da Associação Cultural Oita Kenji  do Brasil. 65 anos de fundação da Yamagata Kenjinkai do Brasil (21 de outubro); 65 anos de fundação da Associação Kumamoto Kebjin do Brasil (4 de novembro).

Cerimônia de inauguração do Monumento Memorial à Praça Liberdade-Japão (27 de agosto); Instituto AOTS do Brasil: promoção de cooperação técnica entre o Japão e países em desenvolvimento, através de atividades de treinamento gerencial e técnico no Japão e países assistidos.

Seguidores no Facebook, governo japonês Top 10 (até 13 de setembro): 1º Embaixada do Japão no Brasil (310.872), Consulado Geral do Japão em São Paulo (155.734), Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro (84.710), Consulado Geral do Japão em Curitiba (74.375).

Troca de representantes 

Takahiro Sako, diretor-presidente da Kanematsu América do Sul Importação e Exportação Ltda., apresentou o seu sucessor Tokuo Umiyama. Da mesma forma, Yoshimoto Yazawa, diretor-presidente da NTT do Brasil Telecomunicações Ltda., apresentou o seu sucessor Shinsuke Mizumori.

Discurso de três minutos

Apresentação do Brazilian Mind, por Patrícia Murakami, presidente de JCI Brasil-Japão. Sobre o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, por Toshiro Iwayama e Lídia Reiko Yamashita, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão Administrativa do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, falaram sobre os projetos da entidade.

Thiago Camargo Lopes

Masahiko Nakamura

Fumitaka Takeuchi

Aiichiro Matsunaga, Yasushi Noguchi e Masahiko Nakamura

Masahiko Nakamura, Fumitaka Takeuchi que recebe de Aiichiro Matsunaga, a placa de homenagem da Câmara

Patricia Murakami, Jimmy Tozu e Akemi Uchimura da JCI Brasil-Japão

Tokuo Umiyama, próximo diretor-presidente da Kanematsu América do Sul

Takahiro Sako que está deixando o cargo de diretor-presidente da Kanematsu América do Sul

Shinzuke Mizumori, diretor-presidente da NTT do Brasil Telecomunicações, que sucede Yoshimoto Yazawa

Palestrantes com membros da Diretoria da Câmara

Fotos: Rubens Ito / CCIJB

Veja TODAS AS FOTOS clicando no seguinte link:
FOTOGALERIA



Últimas

2019/06/18 » Presidente Murata participa do culto budista em memória dos imigrantes japoneses
2019/06/18 » Secretário-geral participa de missa no dia da imigração japonesa no Brasil
2019/06/12 » Proteção de dados e jornada de trabalho foram temas de palestras na Câmara
2019/06/11 » Murata participou da sessão em homenagem aos 111 anos da imigração japonesa
2019/06/10 » Seminário da Jetro discute propriedade intelectual
2019/06/07 » Seminário apresenta oportunidades de investimentos no Paraguai
2019/06/01 » IV Seminário Hospital Santa Cruz de Cooperação Científica Brasil e Japão
2019/05/30 » Discussão sobre reuniões do Conselho Empresarial Brasil-Japão e para Cooperação em Infraestrutura Brasil-Japão
2019/05/24 » Palestra aborda perspectivas de investimentos em startups
2019/05/22 » Assédio moral e sexual e e-Social foram temas de palestras na Câmara
2019/05/17 » Polari Filho destaca potencialidades da PB em palestra aos japoneses
2019/05/15 » Reunião reúne profissionais para debater assuntos jurídicos e tributários
2019/05/11 » Câmara realiza o 52º Campeonato de Golfe
2019/05/10 » Telma Shiraishi: embaixadora da boa vontade para a difusão da culinária japonesa
2019/05/10 » Subdepartamento Médico: reunião de trabalho
2019/05/10 » Departamentos eletroeletrônico e de transportes e serviços: reunião conjunta
2019/05/09 » Comissão de Relações Institucionais: Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro
2019/05/09 » Seminário sobre IRPJ para expatriados
2019/05/08 » Conselho Fiscal se reúne para auditoria do 1º trimestre de 2019
2019/05/07 » EPA Japão-Mercosul: reunião com principais departamentos

Ver mais »