Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Hirata participa da entrega solene aos condecorados de outono pelo governo japonês 06/12/2018

O secretário-geral Fujiyoshi Hirata participou na tarde e na noite desta quinta-feira (06), respectivamente, no Salão Nobre do Bunkyo e na residência oficial do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, da entrega solene aos condecorados de outono pelo governo japonês.

Dos 17 condecorados de Outono do Brasil, cinco são residentes no Estado de São Paulo: Roberto Yoshihiro Nishio, Masahiro Sadakata e Mitsuo Motoyama outorgados com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata (Kyokujitsu Soukousho), e Chiaki Ishii e Kasuyti Iuahara, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata (Kyokujitsu Tankousho).

O evento reuniu familiares dos condecorados e os representantes das entidades nipo-brasileiras.

Condecorados de Outono

Ao anunciar os nomes dos condecorados, o governo japonês relaciona os méritos que justificam a outorga do título destacando a atuação junto à comunidade nipo-brasileira e ao intercâmbio Brasil-Japão.

Condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata, Roberto Yoshihiro Nishio tem 75 anos, natural de Assai (PR), é presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

O governo japonês destaca que, além de apoiar as atividades das entidades nikkeis, Roberto Nishio está empenhado em preservar o importante acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil do Bunkyo. Como presidente da Fundação Kunito Miyasaka tem se esforçado para apoiar as entidades nipo-brasileiras e para desenvolver o intercâmbio Brasil-Japão.

Masahiko Sadakata, 76 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata, foi diretor-presidente da Yakult S.A. Indústria e Comércio e ex-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil.

O governo japonês informa que Masahiko Sadakata chegou ao país como um dos membros fundadores da Yakult do Brasil, e venceu os obstáculos legais e culturais para estabelecer a empresa, assim, colaborando para valorizar a imagem corporativa japonesa. Como presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil deu suporte para empresas japonesas se instalarem no país.

Destaca ainda ter contribuído para o fortalecimento do intercâmbio nipo-brasileiro, captando recursos para o transporte do bonde que a cidade de Nagasaki doou para a cidade de Santos (SP), bem como para a fundação e início das atividades da escola de beisebol sediada em Ibiúna, entre outras atividades.

Mitsuo Motoyama, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata, tem 89 anos, é ex-presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba e ex-presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileira da Noroeste.

O governo japonês destaca que Mitsuo Motoyama contribuiu para a divulgação da língua e cultura japonesa na cidade de Araçatuba (SP), com a fundação da escola modelo de japonês e formação do grupo de taiko. Promoveu também o fortalecimento das entidades nikkeis da região do Noroeste paulista. Além do mais, contribuiu para promover uma vida saudável da comunidade local por meio da prática esportiva do beisebol e softbol.

Condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata, Chiaki Ishii tem 77 anos. É reconhecido internacionalmente como judoca e proprietário de academia de judô.

O governo japonês ressalta que Chiaki Ishii foi o primeiro medalhista olímpico de judô do Brasil. Contribuiu para a popularização deste esporte japonês no Brasil. Após se aposentar como esportista, dedicou-se à formação de judocas em sua própria academia e como treinador da Federação Paulista de Judô.

Kasuyti Iuahara, 85 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata, é ex-presidente da Associação Cultural Suzanense, ex-presidente do Conselho Deliberativo do ACEAS (Associação Cultural Esportiva Agrícola de Suzano) e ex-diretor do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo).

Como presidente da Comissão Administrativa da Casa de Repouso Suzano (Ipelândia Home) e diretor do Enkyo, Kasuyti Iuahara contribuiu para a assistência e melhoria da qualidade de vida dos idosos nipo-brasileiros. Colaborou para o desenvolvimento do intercâmbio nipo-brasileiro por meio da realização de eventos e ensino da língua japonesa.



Últimas

2020/07/09 » Presidente Murata e vice-presidente Yasuda participam da reunião online das cinco entidades nikkeis
2020/07/08 » Antes do seu retorno ao Japão, cônsul-geral se reúne com membros da Câmara
2020/07/08 » 7ª sessão de informações sobre novo coronavírus no Brasil
2020/07/07 » Médico do trabalho explica sobre o protocolo de enfrentamento à Covid-19
2020/07/06 » Reunião com o Porto do Açu
2020/06/29 » Transação tributária: uma saída viável para os impactos financeiros da pandemia
2020/06/26 » Presidente Murata participa da reunião das cinco entidades nikkeis
2020/06/25 » Med Line Segurança e Medicina do Trabalho
2020/06/19 » Novidades tributárias
2020/06/09 » Oportunidades tributárias em tempos de crise e as mais recentes medidas do governo
2020/06/09 » Reavaliação das práticas de Preços de Transferência
2020/06/03 » Covid-19: programa do governo brasileiro para apoio às empresas
2020/05/26 » MP de fundo garantidor para microempresas sairá nos próximos dias, diz secretário
2020/05/09 » Covid-19: esclarecendo algumas dúvidas acerca das recentes medidas trabalhistas
2020/05/06 » Conselho Fiscal realiza reunião para auditoria do 1º trimestre de 2020
2020/05/05 » Questões jurídicas e tributárias no cenário da pandemia
2020/04/28 » Medidas emergenciais adotadas no combate à pandemia e seus reflexos jurídicos
2020/04/27 » Fato do príncipe na extinção do contrato de trabalho durante a pandemia da COVID-19
2020/04/27 » Programa emergencial de manutenção do emprego e da renda foi tema de webinar
2020/04/24 » Covid-19: Redução de salário e jornada de trabalho ou suspensão do contrato de trabalho

Ver mais »