Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Coordenador da ABDI destaca novo cenário na relação econômica Brasil-Japão 18/04/2019

O coordenador de economia digital da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Rodrigo Rodrigues, destacou que a indústria 4.0 ocorre num momento extremamente oportuno, quando o Brasil moderniza e investe em pesquisa, desenvolvimento e inovação, visando ao aumento da produtividade e competitividade de sua indústria e a necessidade de o país efetuar novas parcerias, em especial com o Japão. "Hoje o Japão é um país industrial. Muito da pesquisa, desenvolvimento e inovação, uma base mais densa, é toda feita lá. O que a gente espera como o Brasil, que é um seguidor de países como o Japão, é que esse conhecimento também possa numa potencial cooperação ser compartilhado. Porque do lado do Brasil a gente tem algumas expectativas de inovação mais desenvolvidas". 

Ao propor "uma troca inteligente de vantagens comparativas" entre os dois países, Rodrigues citou o empreendedorismo dentre as inovações mais avançadas no Brasil. "É um pouco mais desenvolvido do que no Japão. A gente tem agro, empreendedorismo, tem uma cultura mais de arriscar, de testar, de dar jeito. A distância impacta muito forte. Mas quando a gente fala em inovação passamos num patamar comum de conversa. Então estamos falando de tecnologia, de comportamento das empresas, de conexão com startups que o Brasil está um pouco mais desenvolvido. E essa conexão com o mundo o Brasil tem, até por ser muito aberto, provavelmente cultural".

Rodrigo Rodrigues sugeriu que o Japão faça parte dos canais de conexão em que o Brasil está conectado, para a troca de conhecimento e aprendizado, a fim de impulsionar a produtividade das empresas, e consequentemente, o desenvolvimento econômico, onde todos os membros se beneficiariam. "O Brasil está bem conectado com Portugal, Estados Unidos (Vale do Silício), Reino Unido e Israel. Em relação à inovação aberta esses países já estão muito avançados. Conectar o Brasil e o Japão na relação também será um ganho. Ganham todos. A expectativa numa relação Brasil-Japão, numa relação até global, é que esses canais de conexão entre ecossistemas de inovação, eles estejam fortalecidos. E com isso, todo o setor produtivo ganha, passa a desenvolver mais, por conta desses aceleradores, desses catalizadores que são as startups, que são esses momentos de conexão, que são de fato esses acordos estabelecidos para essa troca de conhecimento que hoje na nossa visão, conhecimento e aprendizado, de fato, impulsionam a produtividade das empresas, impulsionam o desenvolvimento econômico, porque você tem um ciclo de desenvolvimento de produto muito mais curto. A tecnologia que valia há cinco anos, empresas que tinham nascido há cinco anos, não são necessariamente de hoje. Então, como é que você vira isso? E aí na nossa visão, muito pela troca de conhecimento e de aprendizado entre os diferentes atores", destacou.

A palestra de Rodrigo Rodrigues aconteceu em São Paulo, durante evento dos associados da Câmara, nesta quinta-feira (18). Mais de 130 pessoas participaram do encontro.

Atividades ordinárias

Palavras do Presidente

O presidente Toshifumi Murata fez um breve relato das principais atividades da Câmara realizadas em abril.

Comunicados: 

Atsushi Okubo, presidente da Comissão de Planejamento e Estratégia, anunciou a criação do Grupo de Estudos sobre Inovação.

Discursos de chegada: 

Fizeram discursos de chegada ao Brasil os novos diretores-presidentes da Mitsui & Co., (Brasil) S.A., Shingo Sato; Mitsubishi Corporation do Brasil S.A., Yukio Shinozaki; e Sociedade Comercial Toyota Tsusho do Brasil Ltda., Shigehiro Imai.

Novas Associadas:

O presidente Toshifumi Murata fez entrega de diploma de nova associada à empresa Daiichi Jitsugyo do Brasil Comércio de Máquinas Ltda., representada por Hideo Fujita, diretor-presidente.

Discurso de Três Minutos:  

O Bunka Matsuri 2019 será realizado nos próximos dias 25/05/2019 (sábado), das 10h às 19h e 26/05/2019 (domingo), das 10h às 17h. Ricardo Nishimura e Emi Imai, respectivamente, vice-presidente do evento e membro da comissão, fizeram convite aos associados da Câmara.

Yasuo Yamada, presidente do KENREN (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), convidou os associados a participarem da 22º edição do Festival do Japão, nos dias 05, 06 e 07 de Julho de 2019, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), em São Paulo.

Hermann Martins Neto, presidente da Associação Brasileira de Nishikigoi, convidou os associados para a 38ª Exposição de Nishikigoi, a realizar-se nos dias 18 e 19 de maio de 2019, no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).

Rodrigo Rodrigues, coordenador de economia digital da ABDI (Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

Toshifumi Murata, presidente da Câmara

O coordenador de economia digital da ABDI, Rodrigo Rodrigues, recebe placa de agradecimento da Câmara através do presidente Toshifumi Murata

Shingo Sato, novo diretor-presidente da Mitsui & Co. (Brasil)

Yukio Shinozaki, novo diretor-presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil

Shigehiro Imai, novo diretor-presidente da Sociedade Comercial Toyota Tsusho do Brasil

Coordenador de economia digital da ABDI, Rodrigo Rodrigues, com membros da Diretoria da Câmara

 

Veja MAIS FOTOS clicando no seguinte link:
FOTOGALERIA

 

Rubens Ito / CCIJB - 18/04/2019



Últimas

2019/07/17 » Associados participam da reunião mensal sobre assuntos jurídicos e tributários
2019/07/04 » Discussão sobre reuniões do Conselho Empresarial Brasil-Japão e para Cooperação em Infraestrutura Brasil-Japão
2019/06/28 » 4º Diálogo Brasil-Japão: reunião preparatória
2019/06/27 » Inovação: palestra com especialista em transformação digital
2019/06/26 » Comissão de Intercâmbio realiza palestra com Katsuhide Itagaki
2019/06/25 » Câmara promove o 1º seminário Alterações Fiscais-2019
2019/06/24 » Subdepartamento Médico: reunião de trabalho
2019/06/19 » Zeina Latif fala sobre o cenário econômico brasileiro
2019/06/19 » Walter Ihoshi destaca estrutura e funcionamento da Jucesp
2019/06/18 » Presidente Murata participa do culto budista em memória dos imigrantes japoneses
2019/06/18 » Secretário-geral participa de missa no dia da imigração japonesa no Brasil
2019/06/17 » EPA Japão-Mercosul: reunião do grupo de trabalho da força-tarefa
2019/06/12 » Proteção de dados e jornada de trabalho foram temas de palestras na Câmara
2019/06/11 » Murata participou da sessão em homenagem aos 111 anos da imigração japonesa
2019/06/11 » Hirata visita câmaras de comércio regionais no Japão
2019/06/10 » Seminário da Jetro discute propriedade intelectual
2019/06/10 » 3ª Reunião para Cooperação em Infraestrutura Brasil-Japão
2019/06/07 » Seminário apresenta oportunidades de investimentos no Paraguai
2019/06/01 » IV Seminário Hospital Santa Cruz de Cooperação Científica Brasil e Japão
2019/05/30 » Discussão sobre reuniões do Conselho Empresarial Brasil-Japão e para Cooperação em Infraestrutura Brasil-Japão

Ver mais »