O presidente Toshifumi Murata participou na manhã desta terça-feira (11), no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, de sessão solene em homenagem aos 111 anos da imigração japonesa no Brasil.
Além de Murata, proferiram discursos o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, Os deputados federais Luiz Nishimori (PR-PR), Kim Kataguiri (DEM-SP), Vitor Lippi (PSDB-SP), Júlia Lucy Marques Araújo (Novo-DF), Alceu Moreira (MDB-RS), Angela Amin (PP-SC), Evair Vieira de Melo (PP-ES, Luizão Goulart (PRB-PR), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Hiroshi Sato, representante-chefe da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão - Japan International Cooperation Agency) no Brasil, Renato Ishikawa, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo), Eduardo Suzuki, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, e Maurício Candeloro, chefe da Divisão do Japão e da Península Coreana do Ministério das Relações Exteriores.
No início da sessão houve a execução dos hinos nacionais do Brasil e do Japão, apresentados pelo Coral Nipo Brasileiro do Distrito Federal (DF). Durante a sessão houve apresentação das músicas “Como é bom Cantar” e “Akatombo”, pelo Coral Nipo Brasileiro do DF.
Murata fez uma apresentação do perfil institucional e as principais atividades da Câmara Japonesa. Fez explanações sobre a trajetória da entidade desde a sua fundação em 1926 e os desafios futuros, e reforçou a importância da viabilização das reformas estruturais no Brasil. "Acompanhamos com enorme expectativa o andamento das reformas previdenciária e tributária, confrontando os desafios a fim de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Naturalmente, estas reformas irão alavancar a melhoria no ambiente de negócios do país", destacou o presidente.
Durante o seu discurso, Toshifumi Murata disse estar refletindo como a entidade que preside pode cooperar com o desenvolvimento do país. "Refletimos a todo momento, de como a Câmara Japonesa pode cooperar no desenvolvimento deste precioso país que acolheu com grande carinho os nossos imigrantes e as empresas japonesas", revelou Murata.
Vídeo :
Sessão solene em homenagem aos 111 anos da imigração japonesa no Brasil, na Câmara dos Deputados
PDF anexo:
Discurso do Presidente Toshifumi Murata
RI / CCIJB - 11/06/2019