Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Hirata visita câmaras de comércio regionais no Japão 11/06/2019

O secretário-geral Fujiyoshi Hirata realizou visitas de cortesia às câmaras de comércio de diversas regiões do Japão entre dias 11 e 14 de junho de 2019. No cenário do novo governo Bolsonaro que tem prosseguido várias reformas estruturais no país, o objetivo das visitas foi o de promover a entrada de mais empresas japonesas para o Brasil.

A ação faz parte do projeto para aumentar o número de associadas à Câmara Japonesa, discutido na primeira reunião da diretoria executiva deste ano (na gestão do então presidente Shinji Tsuchiya), do qual o presidente e os vice-presidentes visitarão ativamente as áreas de Tóquio, Shizuoka, Hamamatsu, Nagoya e Osaka com a frequência de duas vezes por ano promovendo ativamente o Brasil para atrair sobretudo as pequenas e médias empresas japonesas.

A “peregrinação” do secretário-geral Hirata iniciou-se em Tóquio, onde visitou Naoki Tanaka, presidente do Center for International Public Policy Studies (CIPPS) e trocou opiniões sobre as diferenças entre as economias chinesa e brasileira e sua perspectiva para o futuro. Em seguida visitou o cônsul-geral do Brasil em Tóquio João de Mendonça Lima Neto em Tóquio (com quem quando atuava na ABDI trocara opiniões sobre a introdução de inovação), em reunião conjunta com os executivos da Câmara de Comércio e Indústria Brasileira no Japão (presidente Celso Guiotoko, Diretor Hiroyuki Shimizu e Kotaro Horisaka, Professor Emérito da Universidade Sophia) discutiram sobre os trabalhadores brasileiros no Japão e como seus descendentes poderiam contribuir no estímulo das PMEs japonesas e brasileiras, capacitando-os para atuarem como atores-chave no futuro.  

Hiroyuki Shimizu, Fujiyoshi Hirata, Saulo Arantes (Cônsul-Geral adjunto), Mendonça (Cônsul-Geral), Celso Guiotoko, Prof. Kotaro Horisaka

Posteriormente Hirata visitou o Departamento de Pesquisa do Japan Bank for Internaitonal Cooperation (JBIC), explanou que as empresas japonesas que entraram no México (atualmente 1.300 empresas = aumento de 4 vezes desde 2005) e as diferenças com o Brasil (em 60 anos, apenas 600 a 700 empresas) e solicitou uma análise comparativa e uma classificação mais detalhada por setor e campo.

Da esquerda na fila da frente, o Sr. Tsuyoshi Kasuga, Chefe da Unidade de Pesquisa 1 do Departamento de Pesquisa, Secretário-Geral Hirata, Naoki Takahashi, Gerente da 2ª Unidade da Divisão de Recursos Minerais, à esquerda na fila de trás, Chihiro Motoyoshi, da Unidade 1 do Departamento de Pesquisa, Azusa Ikenaga da Unidade 1 e 2 do Departamento de Pesquisa, Go Tanaka, Unidade 2 do Departamento de Recursos Minerais

No dia 12 de junho, Hirata seguiu para a cidade de Shizuoka onde visitou o diretor executivo/secretário-geral da Câmara de Comércio de Shizuolka Yasumasa Nakamura, na prefeitura, o Shigeki Nagata, vice-prefeito, Mitsuo Watase, Diretor do Departamento de Promoção da Indústria e Seiko Terada, Diretora de Promoção da Cultura, e discutiram sobre a visita oficial do prefeito de Hamamatsu ao Brasil, prevista para o mês de julho deste ano.

Da esquerda: Vice-prefeito Nagata, Secretário-Geral Hirata, Diretora de Promoção da Cultura Terada, Diretor do Departamento da Indústria Watase

No do Banco Hamamatsu Iwata Shinkin, trocaram opiniões sobre o progresso da reforma estrutural no novo governo Bolsonaro com chairman Shozo Takagi e vice-presidente Hirohisa Takayanagi.

Chairman Takagi (à esquerda) e Secretário-Geral Hirata

Vice-Presidente Takayanagi (à esquerda) e Secretário-Geral Hirata

No Consulado Geral brasileiro na cidade, visitou o cônsul-geral de Ernesto Rubarth, onde discutiram o formato do próximo seminário econômico sobre atração de investimentos ao Brasil para PMEs japonesas.

Cônsul-Geral de Hamamatsu Ernesto Rubarth e Secretário-Geral Hirata

No dia 13, Hirata esteve em Nagoia onde visitou a Câmara de Comércio e Indústria local e encontrou diretores de planejamento e coordenação, de infraestrutura e unidade internacional, entre outros. Recebeu deles dados que corroboram a importância econômica da província de Aichi e seu capital Nagoia, e uma lista de 55 empresas da região que concretizaram a instalação de suas unidades no Brasil. No escritório da JETRO de Nagoia, trocou opiniões sobre as tendências de investimento das empresas japonesas nos países asiáticos com o diretor-geral Akira Kajita. Reencontrou com Nei Bitencourt, cônsul-geral do Brasil em Nagoia, que em setembro do ano passado, haviam visitado juntos a fábrica de montagem de veículos híbridos da Toyota.

De esquerda à direita: secretário-geral Hirata, cônsul-geral Nei Bitencourt, cônsul-geral adjunto João de Mello

No dia 14 de junho, na Câmara de Comércio da cidade de Osaka, visitou diretores do departamento internacional, prosseguindo, ao Conselho da Associação de Cidades Irmãs de Osaka-São Paulo, na prefeitura da cidade, visitou Aya Wada, Gerente de Promoção de Intercâmbio da Agência de Estratégia Econômica, Masahiko Ueda, Gerente adjunto de Intercâmbio Inter-urbano, Isamu Kawakami, chefe da mesama unidade, Misa Kido, entre outros. Em Osaka Kansai, foi apresentado aos eventos internacionais como a Copa do Mundo de Rúgbi (setembro/novembro de 2019), World Masters Game (maio de 2021) e 2025 Osaka Kansai Expo 2025. Este ano, Wada expressou seu entusiasmo por várias promoções na cidade de São Paulo, quando Osaka e São Paulo comemoram o 50º aniversário de sua parceria com a cidade irmã. É uma ótima ideia de oportunidades de negócios como Osaka, que quer aumentar o reconhecimento do seu nome e atrair turistas. O staff da prefeitura Visitarão São Paulo de 18 a 24 de agosto deste ano.
 
Nas visitas acima citadas para o Consulado Geral do Brasil no Japão (Tóquio, Hamamatsu, Nagoia), Câmaras de Comércio locais (Shizuoka, Nagoia, Osaka, Higashiosaka) e prefeituras (Hamamatsu, Cidade de Osaka) foram apresentadas material de apresentação detalhada sobre o Brasil e o vídeo da Câmara Japonesa (3 minutos de duração).

 



Últimas

2020/07/09 » Presidente Murata e vice-presidente Yasuda participam da reunião online das cinco entidades nikkeis
2020/07/08 » Antes do seu retorno ao Japão, cônsul-geral se reúne com membros da Câmara
2020/07/08 » 7ª sessão de informações sobre novo coronavírus no Brasil
2020/07/07 » Médico do trabalho explica sobre o protocolo de enfrentamento à Covid-19
2020/07/06 » Reunião com o Porto do Açu
2020/06/29 » Transação tributária: uma saída viável para os impactos financeiros da pandemia
2020/06/26 » Presidente Murata participa da reunião das cinco entidades nikkeis
2020/06/25 » Med Line Segurança e Medicina do Trabalho
2020/06/19 » Novidades tributárias
2020/06/09 » Oportunidades tributárias em tempos de crise e as mais recentes medidas do governo
2020/06/09 » Reavaliação das práticas de Preços de Transferência
2020/06/03 » Covid-19: programa do governo brasileiro para apoio às empresas
2020/05/26 » MP de fundo garantidor para microempresas sairá nos próximos dias, diz secretário
2020/05/09 » Covid-19: esclarecendo algumas dúvidas acerca das recentes medidas trabalhistas
2020/05/06 » Conselho Fiscal realiza reunião para auditoria do 1º trimestre de 2020
2020/05/05 » Questões jurídicas e tributárias no cenário da pandemia
2020/04/28 » Medidas emergenciais adotadas no combate à pandemia e seus reflexos jurídicos
2020/04/27 » Fato do príncipe na extinção do contrato de trabalho durante a pandemia da COVID-19
2020/04/27 » Programa emergencial de manutenção do emprego e da renda foi tema de webinar
2020/04/24 » Covid-19: Redução de salário e jornada de trabalho ou suspensão do contrato de trabalho

Ver mais »