Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Entidades empresariais de Brasil e Japão firmam agenda de cooperação para 2030 30/07/2019

Compromisso contempla ações conjuntas do setor privado dos dois países para auxiliar governos no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Diretor da CNI e membro do Conselho de Notáveis, Carlos Mariani Bittencourt apresentou agenda de cooperação das entidades empresariais de Brasil e Japão. (Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

Em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Grupo de Notáveis do Brasil e do Japão, que reúne representantes dos setores produtivos dos dois países, firmou uma agenda de cooperação com prioridades para 2030. 

O compromisso bilateral foi anunciado no último painel da 22ª Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão, que se encerra nesta terça-feira (30), em São Paulo, e contempla a construção de parcerias entre os países para as áreas de finanças, tecnologia, capacitação, cooperação e cooperação em ciência, tecnologia e inovação.

O Conselho Empresarial Brasil-Japão, secretariado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Organizações Econômicas do Japão (Keidanren), recomendou aos governos dos dois países a abertura de negociações de um Acordo de Parceria Econômica (EPA) e o protagonismo na formulação e adoção de ações conjuntas pelo desenvolvimento sustentável, nos próximos 11 anos.

Segundo o diretor da CNI e representante da indústria no Grupo de Notáveis, Carlos Mariani Bittencourt, foram ressaltadas as grandes transformações por que passa a humanidade, como as mudanças trazidas pela Indústria 4.0, com crescente uso a automação e da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), por exemplo. “Os dois lados recomendaram a seus respectivos governos criar regras que favoreçam constantes inovações nos setores industriais”, afirmou.

Membro do Grupo de Notáveis, Luiz Fernando Furlan destacou temas de possível cooperação entre Brasil e Japão para cumprir ODS em 2030.

OUTRAS ÁREAS – A agenda de cooperação parte de uma premissa de reposicionamento do Brasil e do Japão no atual processo de globalização frente a outras potências econômicas, como os Estados Unidos, a China e a Índia. Para enfrentar essa possível mudança, o Grupo de Notáveis propôs que os dois países se empenhem no desenvolvimento do capital humano até 2030. Também estão entre as prioridades eventuais parcerias para a expansão da produção agrícola necessária para atender o aumento da demanda mundial por alimentos. 

“O Brasil poderá expandir em 40% seu desenvolvimento agrícola tropical. Nesse esforço, o Japão será parceiro e poderá contribuir com aporte de crédito e seguro rural”, disse Mariani. “Entre os desafios futuros, há o imperativo de produção de alimentos de qualidade para atender a uma população que se expande, com poder de compra crescente e a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente como um todo”. 

Moderador dos debates do último painel – que tratou de Indústria 4.0, mobilidade e energia limpa, meio ambiente, e eficiência na indústria –, o membro do Conselho Administrativo da BRF e do Grupo de Notáveis, Luiz Fernando Furlan, analisou os cenários de desenvolvimento do Brasil e do Japão nos temas da Agenda de Cooperação. “Estes são temas de possível cooperação entre os dois países, em que um país pode contribuir para o avanço do outro. O Brasil, por exemplo, está mais avançado na produção de energia limpa, mas está distante do Japão na sustentabilidade e em programas de reciclagem, por exemplo”, analisou. (da Agência CNI de Notícias, Guilherme Queiroz) 

Veja MAIS FOTOS clicando no seguinte link:
FOTOGALERIA

Anexos PDF: 
Programação da XXII Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão

Declaração Conjunta EPA Japão-Mercosul (documento em inglês)



Últimas

2019/08/22 » Câmara realiza o simpósio dos presidentes dos departamentos setoriais
2019/08/21 » Reunião discute o conceito de prêmio e segurança da informação
2019/08/16 » Câmara promove o evento mensal de agosto dos associados
2019/08/15 » Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais: visita à imprensa nipo-brasileira
2019/08/15 » Equipamentos Elétricos, Informação e Comunicação: Departamento promove seminário sobre TI
2019/08/14 » Comitê Jurídico realiza reunião de agosto
2019/08/14 » Financeiro: Departamento debate retrospectiva e perspectivas
2019/08/13 » Comércio Exterior: retrospectiva e perspectivas são discutidas em encontro
2019/08/12 » Automotivo: membros do departamento se reúnem para discutir retrospectiva e perspectivas
2019/08/12 » Transportes e Serviços: 2ª reunião sobre retrospectiva e perspectivas
2019/08/09 » Equipamentos Elétricos, Informação e Comunicação: departamento debate retrospectiva e perspectivas
2019/08/07 » Conselho Fiscal faz reunião para auditoria do 2º trimestre de 2019
2019/08/07 » Cinco entidades nikkeis realizam reunião de trabalho no Bunkyo
2019/08/05 » Desenvolvimento de negócios globais: A importância do ‘Respeito Mútuo’ e a maneira de implementá-lo em sua organização
2019/08/05 » Produtos Químicos: retrospectiva e perspectivas foram discutidas em reunião
2019/08/02 » Comissão de Relações Institucionais: Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro
2019/08/01 » Jetro realiza 3ª missão empresarial ao Paraguai
2019/08/01 » Alimentos: departamento debate retrospectiva e perspectivas
2019/08/01 » Consultoria e Assessoria: retrospectiva e perspectivas foram discutidas em reunião
2019/07/31 » Metal-Mecânico: departamento discute retrospectiva e perspectivas

Ver mais »