Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
SP sediou a XXII Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão 30/07/2019

A Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão teve sua 22ª edição realizada entre os dias 29 e 30 de julho, na sede da FIESP, em São Paulo, reunindo lideranças empresariais e representantes destacados dos governos dos dois países, para passar a mensagem de determinação em prol do desenvolvimento econômico entre Brasil e Japão. 

O objetivo do encontro foi promover oportunidades de cooperação e discussão sobre políticas públicas que impactem no comércio e em investimentos entre Brasil e Japão. Temas como energia, comércio e investimentos, recursos naturais e agronegócio, inovação e recursos humanos, infraestrutura, logística e mobilidade foram discutidos na ocasião. 

Compuseram o palco na abertura o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade; o presidente da FIESP, Paulo Skaf; o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada; o presidente Comitê Econômico Brasil-Japão da Keidanren e presidente do Conselho da Mitsui & Co. Ltd., Masami Iijima; presidente da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão e presidente da Vale, Eduardo de Salles Bartolomeo; e o presidente da Câmara, Toshifumi Murata. 

A sessão 1, com o tema "Panorama econômico e perspectivas para a relação Brasil-Japão" teve como moderador, Nobumitsu Hayashi, vice-governador do JBIC - Japan Bank for International Cooperation (Banco para Cooperação Internacional do Japão). Como expositores, Thomaz Zanotto, diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP; Shinichi Sanui, presidente e CEO do Banco Mizuho do Brasil; Reinaldo Salgado, secretário de Negociações Bilaterais na Ásia, Oceania e Rússia, do MRE (Ministério das Relações Exteriores); Shigeru Hattori, vice-presidente-sênior da All Nippon Airways (ANA); e Renato da Fonseca, gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI.

O tema "EPA Japão-Mercosul" teve como moderador Takao Omae, presidente do Subcomitê de Planejamento, Seção Japonesa, Conselho Empresarial Brasil-Japão, do Keidanren e conselheiro especial, da Mitsui & Co Ltd. Foram os expositores Carlos Eduardo Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI; Toshifumi Murata, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil; Leonardo Diniz Lahud, secretário de Comércio Exterior substituto, do Ministério da Economia; Yosuke Okada, vice-presidente da Divisão de Assuntos Internacionais, Corporativos e Regulatórios, da Japan Tobacco Inc.; Pedro Guimarães Fernandes, presidente da ABICS, SINCS e diretor-comercial da Cacique; e Tadashi Minemura, diretor-sênior para Estratégia Global (América Latina e Caribe), Departamento de Planejamento, da Jetro (Japan External Trade Organization) - Agência de Comércio Exterior do Japão. 

Takao Omae, presidente do Subcomitê de Planejamento, Seção Japonesa, Conselho Empresarial Brasil-Japão, do Keidanren e conselheiro especial, da Mitsui & Co Ltd. (Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

O presidente da Câmara, Toshifumi Murata apresentou o perfil institucional da entidade, destacando suas atividades, visando à aceleração das negociações do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e Japão (EPA - Economic Partnership Agreement). Murata relatou que a Força-Tarefa sobre o EPA da entidade que dirige já realizou oito seminários de estudos sobre o assunto. O presidente lembrou que países como o Canadá, Coreia do Sul, Cingapura e países do Efta (Associação Europeia de Comércio Livre - grupo formado por Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein) já estão mais adiantados nas tratativas com o Mercosul para efetivar o acordo.

Toshifumi Murata, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e chairman da Sojitz do Brasil S.A.

Logo em seguida houve a assinatura de Declaração Conjunta EPA Japão-Mercosul pelo presidente da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão e presidente da Vale, Eduardo de Salles Bartolomeo e o presidente Comitê Econômico Brasil-Japão da Keidanren e presidente do Conselho da Mitsui & Co. Ltd., Masami Iijima. 

Eduardo de Salles Bartolomeo (presidente da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão e presidente da Vale) e Masami Iijima (presidente Comitê Econômico Brasil-Japão da Keidanren e presidente do Conselho da Mitsui & Co. Ltd.), no ato da assinatura da declaração conjunta

Eduardo de Salles Bartolomeo (presidente da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão e presidente da Vale) e Masami Iijima (presidente Comitê Econômico Brasil-Japão da Keidanren e presidente do Conselho da Mitsui & Co. Ltd.)

Eduardo de Salles Bartolomeo (presidente da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão e presidente da Vale) e Masami Iijima (presidente Comitê Econômico Brasil-Japão da Keidanren e presidente do Conselho da Mitsui & Co. Ltd.)

Eduardo de Salles Bartolomeo (presidente da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão e presidente da Vale), Leonardo Diniz Lahud (secretário de Comércio Exterior Substituto do Ministério da Economia), Masami Iijima (presidente Comitê Econômico Brasil-Japão da Keidanren e presidente do Conselho da Mitsui & Co. Ltd.) e Takao Omae (presidente do Sub-Comitê de Planejamento, Seção Japonesa, do Conselho Empresarial Brasil-Japão, da Keidanren e conselheiro especial da Mitsui & Co. Ltd.)

"Agronegócio e infraestrutura logística" foi o tema da sessão3, que teve como moderador o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, coordenador da GVAgro, da Fundação Getulio Vargas (FGV). Os expositores foram Shingo Sato, presidente de CEO da Mitsui & Co., Brasil; Marcos Sawaya Jank, professor do INSPER e conselheiro da Rumo Logística; Motoya Hayata, CEO da Nova Agri, Toyota Tsusho Corporation; e Eduardo Sampaio, secretário de Política Agrícola do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Finalizando o dia, houve a apresentação da Orquestra Bachiana do SESI-SP com o maestro e pianista João Carlos Martins.

No dia seguinte, na manhã da terça-feira (30), "Agenda de cooperação Brasil-Japão até 2030", relatado por Carlos Mariani Bittencourt, diretor da CNI e vice-presidente da FIRJAN. Trata-se do relatório da 9ª Reunião do Grupo de Notáveis.

Depois, sob a moderação do ex-ministro do MDIC, Luiz Fernando Furlan, membro do Conselho Administrativo da BRF, o tema "Sociedade 5.0 e indústria 4.0" foi apresentado por Katsuya Takamiya, conselheiro-corporativo-sênior da Mitsubishi Electric Corp. e por William Franco, gerente de Manutenção e Indústria 4.0, da Natura. O tema "Mobilidade, energia limpa e meio ambiente" teve como espositores Plínio Nastari, presidente e CEO da Datagro e Takeshi Uchiyamada, presidente do Conselho Administrativo da Toyota Motor Corp. "Inteligência artificial IOT, sustentabilidade e eficiência na indústria" foi o tema explanado por Nobuhiko Kubota, diretor-associado e gerente-geral do Departamento de Desenvolvimento de Negócios, Área de Recursos, Energia e Meio Ambiente, da IHI Corporation e Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Veja MAIS FOTOS clicando no seguinte link:
FOTOGALERIA

Anexos PDF: 
Programação da XXII Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão

Declaração Conjunta EPA Japão-Mercosul (documento em inglês)

Rubens Ito / CCIJB - 30/07/2019



Últimas

2019/08/22 » Câmara realiza o simpósio dos presidentes dos departamentos setoriais
2019/08/21 » Reunião discute o conceito de prêmio e segurança da informação
2019/08/16 » Câmara promove o evento mensal de agosto dos associados
2019/08/15 » Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais: visita à imprensa nipo-brasileira
2019/08/15 » Equipamentos Elétricos, Informação e Comunicação: Departamento promove seminário sobre TI
2019/08/14 » Comitê Jurídico realiza reunião de agosto
2019/08/14 » Financeiro: Departamento debate retrospectiva e perspectivas
2019/08/13 » Comércio Exterior: retrospectiva e perspectivas são discutidas em encontro
2019/08/12 » Automotivo: membros do departamento se reúnem para discutir retrospectiva e perspectivas
2019/08/12 » Transportes e Serviços: 2ª reunião sobre retrospectiva e perspectivas
2019/08/09 » Equipamentos Elétricos, Informação e Comunicação: departamento debate retrospectiva e perspectivas
2019/08/07 » Conselho Fiscal faz reunião para auditoria do 2º trimestre de 2019
2019/08/07 » Cinco entidades nikkeis realizam reunião de trabalho no Bunkyo
2019/08/05 » Desenvolvimento de negócios globais: A importância do ‘Respeito Mútuo’ e a maneira de implementá-lo em sua organização
2019/08/05 » Produtos Químicos: retrospectiva e perspectivas foram discutidas em reunião
2019/08/02 » Comissão de Relações Institucionais: Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro
2019/08/01 » Jetro realiza 3ª missão empresarial ao Paraguai
2019/08/01 » Alimentos: departamento debate retrospectiva e perspectivas
2019/08/01 » Consultoria e Assessoria: retrospectiva e perspectivas foram discutidas em reunião
2019/07/31 » Metal-Mecânico: departamento discute retrospectiva e perspectivas

Ver mais »