Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
1º Encontro de Inovação Aberta Brasil-Japão (4ª reunião do Grupo de Estudos sobre Inovação) 18/11/2019

A Jetro (Japan External Trade Organization) - Agência de Comércio Exterior do Japão, em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo, a Japan House São Paulo e a Câmara, promoveram nesta segunda-feira (18), das 14h às 18h, na Japan House São Paulo, o 1º Encontro de Inovação Aberta Brasil-Japão (4ª reunião do Grupo de Estudos sobre Inovação da Comissão de Planejamento e Estratégia da Câmara). O evento reuniu empresas japonesas atuantes na América Latina e teve como objetivo aproximar e fomentar o diálogo e conhecimento sobre inovação com as corporações, startups brasileiras e seus ecossistemas. 

Participaram do evento mais de 100 pessoas, dentro as quais, o presidente da Jetro, São Paulo, Atsushi Okubo, preside a Comissão de Planejamento e Estratégia da Câmara; Yasushi Noguchi, cônsul-geral do Japão em São Paulo; Marcelo Araújo, presidente da Japan House. 

Na programação, painéis de “Como e porque inovar no Brasil”, com apresentações de Silvia Filgueira, diretora da Softbank Group International, Mitsuru Nakayama, CEO da Brazil Venture Capital e Francisco Jardim, CEO da SP Ventures. 

Houve relato de cases da Ambev, pelo gerente de Inovação, Bruno Stefani, que explicou os esforços da empresa no setor de bebidas, intitulado "Promovendo a inovação em grandes empresas". Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, comentou sobre a plataforma da empresa para se conectar com grandes empresas, indústria de transformação com o tema “Maior plataforma de conexão com startups”. Maurício Fragoso, co-fundador da Checklist Fácil, que fornece um aplicativo de lista de verificação que pode ser usado em uma ampla gama de campos, como manufatura, varejo etc., descreveu sua experiência quando conheceu uma grande empresa automobilística japonesa como cliente, intitulado "Pontos de vista de startups". Carlos Mira, fundador e presidente da TruckPad, fez uma apresentação sobre a revolução logística no setor de caminhões. 

Depois, na sessão painel com empresas brasileiras, Apex-Brasil, Ambev, KPMG (em parceria com a plataforma de inovação Distrito) e Vale, debateram a importância dos fatores inovadores antes da tendência e a necessidade de se preparar para o Open Innovation com base em aspectos legais e financeiros. O foco foi a introdução de medidas de suporte à inicialização, com dicussão sobre a importância, os assuntos jurídicos e os aspectos financeiros que devem ser preparados para a inovação aberta.

Em seguida, o foco nas apresentações de medidas de apoio às startups. "Experiência em realizar um concurso de inovação aberta'', por Roberto Celestino Pereira, coordenador da everis BPO e gerente de iniciativas de Inovação da everis NTT Data. Tatiana Nagamine, analista da Jetro São Paulo, apresentou seus programas de fomento para levar empresas brasileiras ao Japão por meio do Invest Japan. Luiz Felipe Bismarchi, gerente nacional de inovação da Caixa (Caixa Econômica Federal), sobre "Colaboração em inovação com universidades". Fernando Mirandez Del Nero Gomes, sócio de Pinheiro Neto Advogados, explanou sobre "Lei de inovação aberta". Kenji Kainuma, diretor de Propriedade Intelectual da Jetro, São Paulo, fez apresentação sobre “Japão Inovação e Propriedade Intelectual”.

No painel de discussões com grupos de empresas japonesas, Luis Dearo, chefe da Plug and Play Brazil, foi o moderador, e o painel foi apresentado por Hiroshi Ashikari, diretor do Departamento de Planejamento Estratégico e RH, da Mitsui & Co., (Brasil). Fábio Sardeli, chefe de inovação da Sompo Seguros e Mauro Iwamura, gerente-executivo da Yamaha Motor Brasil apresentaram brevemente as iniciativas de inovação de cada empresa, incluindo moderadores, seguidas pelo potencial de negócios no Brasil, as diferenças na cultura corporativa entre o Japão e o Brasil e as necessidades exclusivas do mercado de cada país. Logo depois, foi realizada uma sessão de discussão e perguntas e respostas.  Atsushi Okubo proferiu as palavras de encerramento do encontro. Um evento histórico que incentivou futuras atividades de inovação aberta no Brasil por empresas japonesas.

Fotos: Câmara Japonesa



Últimas

2019/12/04 » Seminário sobre ações trabalhistas na Justiça
2019/11/29 » Seminário de Tecnologia e Inovação Brasil-Japão na Japan House
2019/11/28 » Bonenkai da Câmara: preparativos
2019/11/27 » Instrutora do programa ZERO GYM, Itsuka Matsuo, ensina como aliviar o estresse
2019/11/22 » Associados participam de evento mensal de novembro
2019/11/21 » Reunião debate autorizações de trabalho e reforma da Previdência
2019/11/18 » 1º Encontro de Inovação Aberta Brasil-Japão (4ª reunião do Grupo de Estudos sobre Inovação)
2019/11/16 » Câmara realiza o 54º Campeonato de Golfe
2019/11/13 » Em reunião do comitê, associados debatem assuntos jurídicos e tributários
2019/11/13 » Câmara recebe visita dos alunos da FECAP
2019/11/07 » Visita à fábrica da Ajinomoto em Limeira, organizada pelo Comitê do Meio Ambiente
2019/11/06 » Conselho Fiscal realiza reunião para auditoria do 3º trimestre de 2019
2019/11/01 » Seminário aborda conjuntura atual de países sul-americanos
2019/10/29 » NTT Docomo Brasil promove seminário corporativo
2019/10/29 » 5ª reunião sobre Diálogo Brasil-Japão
2019/10/25 » Futuro das finanças é discutido em evento do Departamento Financeiro
2019/10/24 » Processo para Requerer Créditos Acumulados ICMS
2019/10/24 » Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro: reunião
2019/10/23 » Palestras destacam liberdade econômica e logística reversa
2019/10/21 » Seminário da Jetro debate propriedade intelectual

Ver mais »