Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Câmara promoveu o Shinnenkai-2020 17/01/2020

Mais de 180 pessoas, entre empresários e executivos das empresas associadas e autoridades, participaram do Shinnenkai da Câmara, tradicional comemoração de Ano Novo, realizado no dia 17 de janeiro, em São Paulo. O evento contou com as presenças do presidente Toshifumi Murata, cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, vice-presidentes Shingo Sato, Atsushi Yasuda, Atsushi Okubo e Yuichi Akiyama,  secretário-geral Fujiyoshi Hirata, Renato Ishikawa, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo), Eduardo Yoshida, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Akeo Yogui, presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Yasuo Yamada, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), demais diretores e conselheiros, associados, entre outros. 

Ritual de "kagami biraki", tradicional quebra de barril de saquê pelo presidente Toshifumi Murata, pelo cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, e pelos vice-presidentes Atsushi Yasuda, Atsushi Okubo, Yuichi Akiyama e Shingo Sato, que fez o brinde "kampai" ("viva").

Atividades Ordinárias

Palavras do Presidente

O presidente Toshifumi Murata desejou a todos um feliz ano de 2020. 

Murata lembrou que 2019 foi o ano em que o governo Bolsonaro nasceu, um ano em que o governo e o povo enfrentaram novos desafios. Por meio das atividades na Câmara, ele disse que teve muitas oportunidades de conversar com funcionários do governo brasileiro, e percebeu que os efeitos estavam gradualmente aparecendo de várias formas.

Segundo o presidente, o governo e os políticos brasileiros estão mudando. Estão discutindo seriamente como melhorar a competitividade em direção a um Brasil melhor.

Segundo, o ambiente do mercado está mudando. O Brasil está entrando em uma era de baixas taxas de juros e inflação, nunca antes experimentadas. Novos negócios como IA, inovação aberta e startups estão surgindo um após outro e, como resultado, é hora de repensar nos negócios existentes.

Além disso, o impacto da supremacia EUA-China nos negócios no Brasil deve ser considerado em termos de aspectos positivos e negativos. Enquanto isso, é necessário confirmar a direção do governo brasileiro.

Por esse motivo, não é possível para os associados da Câmara, incluindo o governo japonês, ficar à margem. Será preciso avançar com o governo brasileiro nas mudanças. Em relação a EPA Japão-Mercosul, a Câmara continuará a trabalhar com o governo japonês este ano, centrando-se na força-tarefa.

Considerando isso, 2020 será um grande ano de transformação. Todas as atividades da Câmara serão uma iniciativa importante para trazer benefícios aos membros, como todo o Japão.

Além da explanação de cada presidente das comissões neste evento, Murata disse que todos os membros estão convidados a participarem ativamente das atividades da Câmara por meio desses comitês e departamentos setoriais. A participação nas atividades da Câmara é frequentemente mal interpretada como sendo uma atividade do representante de cada empresa, mas é possível que todos os funcionários participem, nos negócios, administração, finanças e contabilidade, RH, assuntos jurídicos, assuntos gerais, entre outros. Por todos os meios, a Câmara deseja que haja uma participação ativa dos colaboradores brasileiros. Quanto mais os associados participarem, mais as atividades da Câmara serão beneficiadas.

Além disso, a partir deste ano, a Câmara criará a Comissão de Inovação e Pequenas Empresas para desafiar novas iniciativas. Gostaria de apresentar o poder do Japão (como know-how e tecnologia) ao Brasil e contribuir com o Win-Win.

Por fim, este é o ano da transformação, mas as organizações japonesas, incluindo empresas e câmaras de comércio, bem como as pessoas físicas precisam se transformar. Para isso, os líderes devem primeiro decidir e abraçar a mudança e, para isso, precisam aproveitar o poder da geração mais jovem. Assim, que 2020 seja um ano em que o Brasil, a Câmara, a comunidade japonesa, se envolverão em mudanças com o poder jovem.

Renato Ishikawa, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo); Chieko Aoki, presidente do Blue Tree Hotels; e Toshifumi Murata, presidente da Câmara

Comunicados do Consulado Geral do Japão em São Paulo

O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, fez um relato das principais atividades e eventos do Consulado. Visita da vice-ministra parlamentar do MOFA, Sra. Omi, a São Paulo (21.12.2019). Visita da comitiva da presidente da Câmara dos Conselheiros, Sra. Santo, a São Paulo (14.01.2020). Eventos Culturais do Japão na Hebraica (27.11 a 01.12.2019), no Clube Hebraica. Palestra ‘O Mangá Japonês: passado, presente e futuro’, ministrada pelo embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada (14.12.2019, na Japan House São Paulo). 1º Festival do Japão MS (22.11.2019). Cerimônia de condecoração aos japoneses que completaram 100 anos de idade (26.11.2019), na residência oficial. Lançamento da pedra fundamental do projeto de expansão do Hospital Nipo-Brasileiro (11.12.2019), no Hospital Nipo-Brasileiro). Visita à Universidade Cruzeiro do Sul, ao Curso de educação à distância de licenciatura em letras português e japonês (12.12.2019). Moti Tsuki Matsuri, Festival do Bolinho da Prosperidade (31.12.2019), bairro da Liberdade, São Paulo. Encontro com o secretário César Miranda, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (19.12.2019). Relato de ex-bolsistas (Bolsa MEXT Língua e Cultura Japonesa) a ser realiado em 06.02.2020 (quinta-feira), às 19h, na Japan House (Av. Paulista, 52 - Sala de Seminários).

Logo a seguir, foi realizado o ritual de "kagami biraki", tradicional quebra de barril de saquê pelo presidente Toshifumi Murata, pelo cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, e pelos vice-presidentes Atsushi Yasuda, Atsushi Okubo, Yuichi Akiyama e Shingo Sato, que fez o brinde "kampai" ("viva").

O tradicional Shinnenkai contou o cardápio preparado por Telma Shiraishi, embaixadora da boa vontade da difusão da culinária japonesa. Houve apresentação da flautista e musicista japonesa Hiromi Coppede e do ilusionista Mario Kamia. Hiromi Coppede, embaixadora de flauta Tsugaru Bue do Japão no Brasil, estava acompanhada de André Imamura, no wadaiko e shamisen; Erisabeth Setsuko Riu Yoshida, no piano; e Hiroko Adachi, no canto.

Telma Shiraishi, embaixadora da boa vontade da difusão da culinária japonesa

A flautista e musicista japonesa Hiromi Coppede, embaixadora de flauta Tsugaru Bue do Japão no Brasil, estava acompanhada de André Imamura (e), no wadaiko e shamisen; Erisabeth Setsuko Riu Yoshida (d), no piano; e Hiroko Adachi, no canto.

Ilusionista Mario Kamia

Discurso de três minutos 

Apresentação do Blue Tree Hotels, por Bruno Loreto, diretor de hospitalidade regional. Oferencimento de arroz japonês No Blue Tree e atividades da Comissão de Inovação / Pequenas e Médias Empresas. 

Discurso do presidente 2020 da JCI Brasil-Japão

Marcelo Asamura fez convite a todos os presentes para a cerimônia de posse do Conselho Diretor da gestão 2020, a realizar-se em 10.02.2020, às 19h30, no auditório Deputado Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

E finalizando, a apresentação dos membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o biênio 2019/2020.

Diretoria Executiva:

Presidente:
. Toshifumi Murata (Sojitz do Brasil) 

Vice-Presidentes:
. Shingo Sato (Mitsui & Co. Brasil), presidente da Comissão de Promoção de Intercâmbio Econômico Nipo-Brasileiro
. Atsushi Yasuda (Sompo Seguros), presidente da Comissão de Intercâmbio Nipo-Brasileiro
. Atsushi Okubo (Jetro, São Paulo), Comissão de Inovação / Pequenas e Médias Empresas 
. Yuichi Akiyama (Nippon Steel América do Sul), presidente da Comissão do Meio Ambiente 

Diretores Executivos: 
. Tadaaki Kurakake (Marubeni Brasil), presidente da Comissão Jurídica
. Wagner Suzuki (Construtora Hoss), presidente da Comissão de Gestão Empresarial e Promoção de Empresas Locais
. Makoto Kinoshita (Banco MUFG Brasil S.A.), presidente da Comissão de Finanças 
. Shinichi Sanui (Banco Mizuho do Brasil S.A.), presidente da Comissão de Coordenação Geral
. Masayuki Nagano (Mitsui Sumitomo Seguros), presidente da Comissão de Intercâmbio entre Empresas de Diversos Ramos 
. Haruo Matsuzaki (Sumitomo Corporation do Brasil S.A.), presidente da Comissão de Planejamento e Estratégia 
. Yoshihisa Nagatani (Toyota do Brasil Ltda.), presidente da Comissão de Relações Públicas 
. Yukio Shinozaki (Mitsubishi Corporation do Brasil), presidente da Comissão de Desenvolvimento Profissional Mútuo
. Nobuyoshi Fukumoto (Banco MUFG Brasil), presidente da Comissão de Finanças. 

Conselho Fiscal:
. Masato Ninomiya (Advocacia Masato Ninomiya), presidente 
. Hugo Amano (BDO RCS Auditores Independentes S.S.), conselheiro
. Fernando Mihara (Stüssi-Neves Advogados), conselheiro 
Suplentes:
Jun Oyafuso Makuta (TozziniFreire Advogados), suplente 
Mario Sato (Global Link Consultoria Ltda.), suplente 
Cláudio Yukio Yano (FNGV Advogados), suplente 

Membros da Diretoria Executiva 2019/2020

Masato Ninomiya, presidente do Conselho Fiscal 2019/2020

Livro "O Mundo Agradece! Coisas do Japão"

O secretário-geral Fujiyoshi Hirata anunciou que estão à venda na Câmara por consignação, o livro "O Mundo Agradece! Coisas do Japão", publicado em português pelo jornal Nikkey Shimbun. Trata-se da tradução do do título original em japonês "Sekai ga Kansha! Nihon no Mono", do Nippon Saihakken Club (Clube de Redescobrimento do Japão). 

O início da venda da publicação ocorreu em 11 de dezembro do ano passado. Em apenas uma semana foram vendidos mais de 100 livros. Graças aos esforços do editor-chefe de Nikkey Shimbun, Masayuki Fukasawa. Hirata previu vendas de 200 exemplares em janeiro.

O Nippon Saihakken Club é formado por pesquisadores e escritores que querem resgatar a boa e velha essência japonesa que o país está perdendo na atualidade e tentar redescobrir o fascínio desta terra. O grupo visa trazer informações de campos variados a fim de elevar o ânimo dos japoneses. O clube é reconhecido pela originalidade de seus enfoques e pontos de vista. Suas principais obras são: "Nihon wa Gaikokujin ni Dou Mirareteitaka (Como os japoneses eram vistos pelos estrangeiros)" e "Kindaika Isan to Sugoi Nihonjin (Heranças de Modernização e o Feito dos Japoneses de Destaque)". Ambas fazem parte da coleção Chiteki Ikikata Bunko (Livros de Bolso Viver Inteligente) da editora Mikasa Shobo.

Fujiyoshi Hirata, secretário-geral da Câmara

 

Rubens Ito / CCIJB - 17/01/2020



Últimas

2020/09/26 » (Zoom) Entrada em vigor da LGPD: estratégias de adequação e mitigação de riscos
2020/09/17 » (Zoom) Impactos da LGPD nos programas de compliance
2020/09/17 » (Zoom) Realizado o 2º Fórum da Câmara
2020/09/16 » (Teams) Seminário online "Tendências da Reforma Tributária", promovido pelo Comitê Jurídico
2020/09/15 » (Zoom) Comparação entre a LGPD e a APPI
2020/09/15 » (Zoom) Ministério apresenta projetos de concessão para fundos de investimento japoneses
2020/09/10 » (Zoom) Metal-Mecânico: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2020/09/09 » (Zoom) 1ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opinião)
2020/08/28 » (Zoom) Consulado: Encontro com os departamentos de Economia e Cultural
2020/08/27 » (Zoom) FCPA Review 2019
2020/08/27 » (Zoom) Realizado o 1º Fórum da Câmara
2020/08/24 » (Zoom) LGPD – Lições aprendidas com a GDPR europeia
2020/08/18 » (Zoom) Câmara participa da cerimônia de boas-vindas ao novo cônsul-geral Ryosuke Kuwana
2020/08/18 » (Zoom) ICMS – Fiscalização, lavratura de auto e o processo administrativo tributário no Estado de São Paulo
2020/08/18 » (Zoom) CPRB
2020/08/17 » (Google Meet) Reunião com o adido do Ministério da Agricultura do Japão
2020/08/14 » (Webex) Tax do amanhã - Tecnologias e recursos para os atuais desafios tributários das organizações
2020/08/13 » (Teams) Seminário online em inglês do Departamento Financeiro
2020/08/13 » (Zoom) O novo momento do Direito do Trabalho nas relações empresariais
2020/08/13 » (Zoom) Conversa online com o novo cônsul-geral do Japão em SP, Ryosuke Kuwana

Ver mais »