Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
Reunião de intercâmbio com a 9ª equipe de estudos colaborativos com sociedades japonesas latino-americanas 03/02/2020

Treze representantes da 9ª equipe de estudos colaborativos com sociedades japonesas na América Latina, co-organizados pelo escritório da Jica no Brasil (representante-chefe Hiroshi Sato) e pelo escritório da Jetro em São Paulo (diretor-presidente Atsushi Okubo), realizaram reunião na tarde desta segunda-feira (3), na sede social. Hiroshi Sato cumprimentou a equipe de estudo colaborativo e apresentou e explicou a todos o objetivo da participação.  

O secretário-geral Fujiyoshi Hirata apresentou o vídeo institucional da Câmara, em seguida explicou a tendência das empresas associadas, a porcentagem de empresas por negócios, o número de empresas por setor. Ele explicou o sólido crescimento econômico do Brasil e a melhoria do ambiente econômico por meio de uma série de reformas estruturais, incluindo o liberalismo do governo Bolsonaro, que difere da imagem do presidente Trump, da implementação da reforma da Previdência no ano passado e da reforma tributária prevista para o primeiro semestre deste ano.

Atsushi Okubo, diretor-presidente do Jetro em São Paulo, proferiu discurso sobre "Grandes mercados sul-americanos - últimas tendências econômicas e oportunidades de negócios no Brasil''. Ele comentou sobre os dados básicos do Brasil, a política e a base política de Bolsonaro, perspectivas econômicas brasileiras futuras, integração regional com o Mercosul, negócios chineses no exterior, empresas iniciantes e negócios no Brasil, entre outros.

O CEO do BBBR Comércio, Importação e Exportação, Takamasa Kurachi, apresentou seus negócios e fez uma abordagem de consultoria, falando sobre sua experiência em expandir negócios no Brasil e planos futuros, sobre a macroeconomia e a pirâmide populacional brasileira, desenvolvimento de negócios baseado na desigualdade de renda por região e na América Latina, características do mercado brasileiro, pontos de apelação e riscos. 

Dirceu Sato, consultor da Jetro em São Paulo, explanou sobre os princípios básicos da estrutura empresarial local e contratos corporativos no Brasil. Pontos a serem observados nas diferenças entre costumes comerciais japoneses e brasileiros em contratos de royalties, de agentes de vendas, de revendedores, internacionais de vendas. Para melhorar o ambiente de negócios, ele explicou sobre as reforma trabalhista e tributária e as tendências futuras.

A consultora da JETRO, São Paulo, Mami Ueno, comentou os princípios básicos da tributação nos negócios locais. Em relação ao sistema político e tributário brasileiro, o Brasil possui 27 estados e 5570 municípios. O Brasil possui impostos federais, estaduais e municipais. Há uma necessidade urgente de reforma tributária. Ela também explicou as alíquotas de acordo com o tipo de operação comercial. 

Por fim, Akira Hasegawa, gerente-sênior da Mitsui Sumitomo Seguros, comentou sobre diversas modalidades de seguros no Brasil como o seguro de automóvel, contra incêndio, de responsabilidade civil e transporte internacional, de carga/transporte, saúde, de vida, assistência médica no Brasil, entre outros. Finalmente, o cônsul-geral Yasushi Noguchi fez as considerações finais.

Hiroshi Sato (Jica no Brasil), Atsushi Okubo (Jetro, São Paulo), Yasushi Noguchi (cônsul-geral do Japão em São Paulo) e Fujiyoshi Hirata (secretário-geral da Câmara) (Fotos: Rubens Ito / CCIJB)

Akira Hasegawa (Mitsui Sumitomo Seguros),  Takamasa Kurachi (BBBR), Mami Ueno e Dirceu Sato (consultores da Jetro, São Paulo)

Fujiyoshi Hirata, secretário-geral da Câmara

 



Últimas

2020/02/27 » Realizada a 6ª reunião do Grupo de Estudos sobre Inovação
2020/02/21 » Reunião do Grupo de Trabalho de Infraestutura
2020/02/21 » Evento da Câmara tem paletra com o presidente do CIPPS
2020/02/19 » Gestão Empresarial: comitê discutiu temas importantes durante a reunião mensal de fevereiro
2020/02/19 » Transportes e Serviços: segunda reunião do departamento sobre retrospectiva e perspectivas
2020/02/17 » Jetro e Câmara de Comércio e Indústria de Gunma oferecem um “gosto japonês” fascinante
2020/02/17 » Painel "SoftBank e Inteligência Artificial" foi realizado no Bunkyo
2020/02/14 » Automotivo: membros do departamento discutem retrospectiva e perspectivas
2020/02/13 » Alimentos: departamento promove discussão sobre retrospectiva e perspectivas
2020/02/13 » Reunião sobre programa da CNI
2020/02/13 » Consultoria e Assessoria: retrospectiva e perspectivas foram debatidas em reunião
2020/02/12 » Comitê Jurídico discute temas importantes para as empresas
2020/02/12 » Equipamentos Elétricos, Informação e Comunicação: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2020/02/10 » Marcelo Asamura assume como presidente da JCI Brasil-Japão
2020/02/10 » Produtos Químicos: retrospectiva e perspectivas foram debatidas em reunião do departamento
2020/02/07 » Comissão de Relações Públicas: reunião sobre site da Câmara
2020/02/06 » Metal-Mecânico: departamento discute retrospectiva e perspectivas
2020/02/05 » Comércio Exterior: retrospectiva e perspectivas foram discutidas em reunião
2020/02/05 » Conselho Fiscal faz reunião para auditoria do 4º trimestre de 2019
2020/02/04 » Departamento Financeiro debate retrospectiva e perspectivas

Ver mais »