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Metal-Mecânico: departamento discute retrospectiva e perspectivas 06/02/2020

O Departamento de Metal-Mecânica realizou sua reunião semestral de trabalho, na tarde desta quinta-feira (6), na sede social. Os membros apresentaram o resultado de 2019 e as expectativas para o ano de 2020 de suas respectivas empresas, tendo como subtema como melhorar o ambiente de negócios e o que fazer agora. Também houve discussão sobre os assuntos a serem tratados no Simpósio dos Presidentes dos Departamentos Setoriais, que acontecerá na tarde do próximo dia 5 de março, em São Paulo.

No retrospecto de 2019, expansão da indústria de papel e celulose, desenvolvimento da extração de gás de xisto na Argentina, aumento dos preços do minério de ferro, devido ao rompimento da barragem de Brumadinho-MG em janeiro, mais recente, a queda dos preços dos produtos de aço e redução das exportações de carros, devido à crise da moeda argentina. Foram discutidos os efeitos dos ajustes de estoque, custo Brasil como mão-de-obra, guerra comercial entre Estados Unidos e China, fraco investimento em infraestrutura, queda nos preços internacionais de commodities, crescimento nas vendas de motocicletas e aprovação da reforma da Previdência. 

Nas perspectivas para 2020, a nova tendência de gestão política do governo argentino, o investimento em mineração no Peru, preocupações com o Oriente Médio e o impacto do coronavírus, conquista de empresas não japonesas como clientes, construir um sistema de preços para repassar riscos cambiais, implementar medidas para evitar a perda de talentos,
estratégia de mérito de custo total para produtos de alto valor agregado, revisão e melhoria de todos os processos de negócios, otimização do pessoal, diversificação das fontes de matérias-primas, melhora da lucratividade e do fluxo de caixa, expectativa de redução do pagamento de horas extras, promover as privatizações, Perspectivas sobre a reforma da Previdência nos estados serem equivalentes à reforma do governo federal.

O subtítulo "Expectativas para melhorar o ambiente de negócios, ou o que fazer agora" seria reduzir os custos de engenharia do Mercosul, reduzir o custo Brasil, entrando no mercado alternativo de energia, expansão de energias renováveis, melhorando a eficiência operacional interna e a automação, o apoio às reformas estruturais como tributária e administrativa, eficiência operacional e automação internas, busca de novos clientes, identificação de itens de redução de custos, treinamento de engenheiros. Eles trocaram opiniões sobre como melhorar ainda mais o ambiente de negócios, reinventar-se em meio à concorrência de produtos chineses baratos e apoio ao Acordo de Parceria Econômica (APE) Mercosul-Japão (em inglês, EPA - Economic Partnership Agreement).

Além do presidente do departamento Yoshihiro Yamada participaram do encontro o vice-presidente Tomoaki Hirano (Kyocera do Brasil), os membros Atsuhiro Igawa (Amada do Brasil), Tetsuya Chikaraishi (Azbil do Brasil), Kazumichi Makino (CBC Indústrias Pesadas), Masanobu Onozawa (Ebara Bombas América do Sul), Yasutoshi Miyoshi (Hitachi South America), Akira Kominato (KBK do Brasil), Yusuke Sugimoto (Marubeni-Itochu), Shintaro Nagata (MMC Metal do Brasil), Yuichi Akiyama (Nippon Steel América do Sul), Kenji Kitahara (Yanmar South America Indústria de Máquinas), Hikaru Kikkawa (Yokogawa América do Sul) e Kaori Shiraishi (Consulado Geral do Japão em São Paulo). Pela Secretaria, Fujiyoshi Hirata, secretário-geral e Sohei Osumi, redator japonês.

Yoshihiro Yamada

 

Fotos: Rubens Ito / CCIJB



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