Câmara do Japão
Japonês
Buscar: OK

Tópicos

 

 

 

 

 

 

(427)Você está em:
  • Home »
    • Câmara
      • » Notícias da Câmara

Notícias da Câmara

Selecione datas para filtrar: a OK
(Zoom) Câmara participa da cerimônia de boas-vindas ao novo cônsul-geral Ryosuke Kuwana 18/08/2020

O presidente da Câmara Toshifumi Murata participou da cerimônia de boas-vindas ao cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, que assumiu o posto no último dia 7 de agosto, sucedendo o diplomata Yasushi Noguchi, que foi desempenhar novas e importantes funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (Ministério das Relações Exteriores), em Tóquio. Mais de 300 pessoas participaram do evento.  

O ato ocorreu na noite desta terça-feira (18), em encontro online e foi promovido pelas entidades nikkeis lideradas pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), presidente Renato Ishikawa; Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), presidente Akeo Uehara Yogui; Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), presidente Toshio Ichikawa; Aliança Cultural Brasil-Japão, presidente Eduardo Yoshida; e Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, presidente Toshifumi Murata. Também contou com a participação de Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, secretário de Relações Internacionais do Município de São Paulo, Luiz Nishimori, deputado federal (PL-PR) e presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, e de Atsushi Okubo, presidente do escritório em São Paulo da Jetro (Japan External Trade Organization) - Agência de Comércio Exterior do Japão. A mediação foi do vice-presidente do Bunkyo, Gioji Okuhara.

O cônsul-geral prestou as homenagens às vítimas do novo coronavírus e se solidarizou com os familiares por suas perdas. Apresentou também as palavras de incentivo e desejou pelo pronto restabelecimento daqueles que se encontram em tratamento.

Após o ingresso no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA), Ryosuke Kuwana cumpriu um estágio de língua espanhola na Espanha, e em sua trajetória profissional, serviu nas representações diplomáticas na Bolívia, nos Estados Unidos, no Chile, em Genebra, tendo sido no México o seu último posto. Tanto em Genebra quanto no MOFA, foi responsável, principalmente, por assuntos da diplomacia econômica, como aqueles relacionados à Organização Mundial do Comércio (OMC) e ao Acordo de Parceria Econômica (APE), em inglês, EPA - Economic Partnership Agreement

Kuwana afirmou que o seu primeiro contato com o Brasil remonta há 30 anos, quando veio a São Paulo, no bairro da Liberdade, comprar produtos japoneses na época em que servia na Bolívia como um diplomata iniciante. Ele diz que naquela ocasião se impressionou "com a grandeza, a riqueza, a diversidade, a energia das pessoas aqui do Brasil e principalmente com o vigor dos nipo-brasileiros já totalmente enraizados dentro da sociedade brasileira". 

"São Paulo continua sendo o maior centro de negócios e de difusão cultural da América Latina com a presença da maior comunidade nikkei no mundo e, justamente por este motivo, é uma metrópole de grande importância para o Japão. Portanto, sinto uma  grande honra pela designação de trabalhar aqui e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade com esse desafio", disse o diplomata. 

Ryosuke Kuwana destacou as três principais metas sobre as atividades à frente do Consulado-Geral do Japão em São Paulo: 1) Assegurar a saúde e a segurança dos cidadãos japoneses; 2) Promover o desenvolvimento das empresas japonesas no Brasil e as relações econômicas bilaterais, 3) Divulgar a cultura japonesa e, através dela, promover a compreensão mútua entre os dois países. Para a consecussão desses objetivos ele espera contar "com o imprescindível apoio e o suporte de todos, principalmente dos membros da comunidade nipo-brasileira, que são as verdadeiras pontes entre o Japão e o Brasil".  

O diplomata afirmou que num futuro breve, deseja visitar os estados que constituem a jurisdição do Consulado, que são São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a região do Triângulo Mineiro, encontrar-se pessoalmente com todos, e aprender sobre cada região do Brasil. No entanto, como encontros presenciais não serão possíveis por algum tempo, ele deseja conhecer as pessoas por videoconferências e, aos poucos, apresentar-se a cada um.

Ryosuke Kuwana disse que o grande desafio será o fortalecimento ainda maior das relações Brasil-Japão, e nesta pandemia, "adaptando-se ao novo normal". 

Demonstrou aberto ao diálogo, atento às reivindicações das demandas da comunidade nipo-brasileira. "Sintam-se à vontade para conversar comigo sem cerimônias sempre que tiverem alguma questão para discutir ou alguma percepção para compartilhar". 

O cônsul-geral finalizou o seu discurso com as seguintes palavras: "Desejo à comunidade nipo-brasileira e às relações nipo-brasileiras que se desenvolvam cada vez mais. Muito obrigado! Muito prazer! Muito obrigado!".  

O presidente Toshifumi Murata, em nome de todas as empresas associadas da entidade, deu as boas-vindas ao ao novo cônsul-geral do Japão em São Paulo.  

A seguir, o discurso na íntegra do presidente Murata : 

"Cônsul-geral Ryosuke Kuwana, dr. Renato Ishikawa e demais representantes de entidades nipo-brasileiras, Senhoras e Senhores, Boa noite!

O cônsul-geral Kuwana assume este importante posto num período bastante desafiador. Esperamos poder acolhe-lo, dentro de nossas possibilidades, para enfrentarmos juntos as dificuldades e realizarmos muitas ações positivas em conjunto.       

Falando brevemente sobre a Câmara Japonesa, atuamos há mais de 8 décadas, somando esforços para estreitar o intercâmbio econômico entre Brasil e Japão.

Atualmente possuímos cerca de 340 associados sendo que cerca de 210 deles são empresas japonesas. 
 
Os 10 Departamentos Setoriais tais como: Automotivo; Metal-mecânico; Produtos Químicos; Equipamentos Elétricos/ Informação e 
Comunicação; Gêneros Alimentícios e as 12 Comissões são a força motriz da Câmara, fornecendo informações aos associados e à sociedade, através de seminários, visitas técnicas, e outras atividades. 

Além  disso, coordenam diálogos políticos através de parcerias com órgãos públicos e entidades privadas, realizando pesquisas e elaborando propostas. O mais recente empreendimento tem sido a força tarefa para impulsionar o possível Acordo de Parceria Econômica (EPA) entre Japão e Mercosul. Foram realizadas diversas reuniões com ministérios e entidades como a FIESP e a CNI, mas infelizmente nesta pandemia o processo está por ora suspenso. Esperamos poder retomá-lo assim que possível.

O presente momento requer de nós paciência e criatividade. Diante da queda significativa nas operações das empresas, prontamente passamos a realizar webinars voltados aos associados, sobre situação das infecções, medidas emergenciais do governo, entre outros assuntos. O número total de eventos de abril a julho do ano passado foi de 50 e para este ano, 40 eventos foram realizados apenas no formato webinar.

Justamente por estarmos vivendo essa pandemia, vamos nos concentrar no cenário pós-coronavírus, buscando cooperação das missões diplomáticas japonesas e, ao mesmo tempo, chamar a atenção das matrizes das empresas no Japão para o grande potencial do Brasil, visando fortalecer ainda mais o intercâmbio econômico entre o Japão-Brasil.

Neste contexto, como ocorre com as entidades nipo-brasileiras, a atuação da Câmara Japonesa está intimamente ligada ao Consulado Geral do Japão em São Paulo.  

Portanto, cônsul-geral Ryosuke Kuwana, estaremos sempre a disposição para o que for necessário, e bem-vindo a São Paulo! 
 
Muito Obrigado! " 

 

Foto: Rubens Ito / CCIJB

RI / CCIJB - 18/08/2020 



Últimas

2020/10/27 » (Teams) Embaixada do Japão promove encontro com o deputado federal Alexis Fonteyne
2020/10/27 » (Google Meet) Impactos da pandemia no Brasil para a mobilidade global
2020/10/23 » (Teams) Reunião da Embaixada com o Departamento de Equipamentos Elétricos, Informação e Comunicação
2020/10/21 » (Zoom) Cônsul-geral Ryosuke Kuwana participa de reunião com presidentes dos departamentos setoriais
2020/10/16 » (Zoom) Eleitos novos membros do Conselho Diretor e Conselho Fiscal para o biênio 2021/2022
2020/10/14 » (Zoom) 3ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2020/10/13 » (Zoom) Grupo de Trabalho Tributário e Aduaneiro: reunião
2020/10/08 » (Zoom) Realizado o 3º Fórum da Câmara
2020/10/07 » (Zoom) 2ª reunião com o adido do Ministério da Agricultura do Japão
2020/10/05 » Aberta a urna da Eleição do Conselho Diretor e Conselho Fiscal - Biênio 2021/2022
2020/10/02 » (YouTube) Reforma tributária: ações estratégicas para a retomada do crescimento econômico
2020/10/01 » (Zoom) Encontro online com o presidente Toshifumi Murata
2020/10/01 » (YouTube) Seminário online “Nova Vida Cotidiana: ações tomadas em Tóquio e São Paulo”
2020/10/01 » (Zoom) Consulta pública sobre preços de transferência
2020/09/30 » (Zoom) 2ª sessão de briefing pós-coronavírus (reunião de trocas de opiniões)
2020/09/29 » (Zoom) Reunião extraordinária do Conselho Empresarial Brasil-Japão
2020/09/26 » (Zoom) Entrada em vigor da LGPD: estratégias de adequação e mitigação de riscos
2020/09/24 » (Zoom) Seminário sobre novo coronavírus no Brasil
2020/09/17 » (Zoom) Impactos da LGPD nos programas de compliance
2020/09/17 » (Zoom) Realizado o 2º Fórum da Câmara

Ver mais »