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(Zoom) Seminário sobre novo coronavírus no Brasil 24/09/2020

O seminário online sobre informações sobre novo coronavírus no Brasil, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, foi realizado na noite desta quinta-feira (24), às 21h30, com a participação de mais de 160 pessoas do Japão e do exterior. Shizuko Matsudaira, diretora vice-presidente do escritório em São Paulo da Jetro (Japan External Trade Organization - Agência de Comércio Exterior do Japão), fez a mediação do encontro. 

No início, Atsushi Okubo, vice-presidente da Câmara e Comissão de Inovação e PMEs abordou sobre o tema "Novo coronavírus no Brasil, mal-entendidos" foi relatado no Japão sobre o Brasil, e informações negativas sempre foram transmitidas ao invés da situação real no país. Existe uma grande diferença. Embora seja relatado que o número de pessoas infetadas e o número de mortes são enfatizados, a proporção do número de pessoas infectadas e o número de mortes em relação ao total da população não é das piores. Dois terços das mortes são pacientes com doença cardíaca comórbida e diabetes. O número de pessoas que se recuperaram da infecção foi de 4,05 milhões, o segundo maior do mundo. A disseminação da infecção no Brasil é responsabilidade do presidente Jair Borsonaro, que foi criticado por desrespeitar a Covid-19 por "meras declarações frias", mas a política de isolamento no Brasil são de responsabilidade dos governos estaduais e municipais. É definido de forma independente. O pico da infecção ocorreu no final de julho, e tanto as pessoas infectadas quanto as mortas estão em tendência de queda. Além disso, o estado de São Paulo, onde existem muitas empresas japonesas, é particularmente convergente. O governo paulista permite a retomada das atividades econômicas sob regras baseadas em fundamentos científicos. 

Sobre as vacinas no Brasil, a parceria entre a Universidade de Oxford e o laboratório Astra Zeneca, apoiada pelo presidente da República, e a Sinovac Biotech, apoiada pelo governador do estado de São Paulo, estão à frente, cujos fornecimentos estão previstos para começar em janeiro do próximo ano. Okubo disse que a situação atual no Brasil é muito inferior ao que os japoneses podem imaginar e não há porque se preocupar tanto. 

Em seguida, o presidente da Câmara Toshifumi Murata (Sojitz), que trabalha no Brasil há 24 anos, explicou no início que gostaria de continuar divulgando informações sobre o Brasil no exterior por meio desses seminários. No que se refere ao tema “Situação política no Brasil”, o presidente da República ocupa a liderança do governo, e embora uma lei provisória possa ser editada, é necessária a aprovação do legislativo (Câmara dos Deputados e Senado), que é o parlamento. É fundamental construir um bom relacionamento com o poder (Centrão), e o presidente manteve distância do poder da classe média até maio deste ano, mas desde junho devido à queda no índice de aprovação e devido aos problemas da pandemia teve que se aproximar das forças políticas, e a situação agora está equilibrada e politicamente estável. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, que se baseia nos princípios do mercado, tem lutado para restaurar o Brasil por meio de uma série de reformas estruturais, como reforma tributária e administrativa, e promoção da privatização de empresas públicas. A reeleição almejada pelo presidente Borsonaro e a política econômica desejada pelo ministro Guedes são incompatíveis e suas posições são delicadas. O cronograma político deste ano está a apenas dois meses antes das eleições municipais deste ano, e muitos projetos de lei precisam ser aprovados no parlamento, mas não há tempo para aprovar projetos importantes como a reforma tributária. Além disso, são poucos os projetos de lei que podem ser aprovados até o final de janeiro, fim do mandato do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia. O governo federal e os poder legislativo estão negociando a eleição do próximo presidente da Câmara e do Senado. 

Do lado externo, o presidente Bolsonaro segue uma política mais próxima do presidente dos Estados Unidos Donald Trump e, dependendo do resultado da eleição presidencial americana, terá grande influência na futura política externa do Brasil. 

Espera-se que o candidato Joe Buden dê uma resposta estrita ao problema do desmatamento na Amazônia. Ele também explicou que os investidores dos países da União Européia que assinaram um acordo com o Mercosul também estão atentos. 

Por fim, Nobuyoshi Fukumoto, presidente do Comitê de Finanças, explicou que enquanto o Brasil está se recuperando em um ritmo acelerado devido ao foco na economia do governo Bolsonaro, ele foi forçado a gastar uma quantia considerável de dinheiro devido ao auxílio emergencial da Covid-19.  

Em primeiro lugar, o crescimento trimestral do PIB por indústria e item de demanda registrou a maior queda da história no segundo trimestre, com a indústria terciária, que representa 65% do PIB, registrando 9,7% negativos e a indústria secundária 12,3% negativos. No comércio, as exportações agropecuárias seguiram aquecidas devido à desvalorização do real e à recuperação econômica da China. No varejo, a produção de motocicletas foi retomada em meados de maio e a de automóveis em julho. 

A seguir, ele explicou as mudanças na taxa de utilização de equipamentos, taxa de desemprego, taxas de juros, taxas de câmbio e CDB, índice de ações da Bovespa e investimento direto estrangeiro. Além disso, PIB, taxa de câmbio, taxa de inflação e taxa de juros real da taxa Selic de 2,00%, que é a mais baixa de todos os tempos, indicadores econômicos negativos, despesas decorrentes da pandemia da Covid-19 e saldo financeiro básico, transição de despesas obrigatórias, transição da classificação de crédito brasileiro, classificações e indicadores de país: explicado em detalhes comparações com outros países e avaliações recentes por agências de classificação. 

Na sessão de perguntas e respostas, a Covid-19 pode rebaixar o Brasil. Despesa financeira do Brasil em conformidade com a Covid-19 em comparação com outros países. Relações com países vizinhos após o fim da pandemia. O progresso e as mudanças nas negociações do Acordo de Parceria Econômica Mercosul-Japão - APE (Economic Partnership Agreement-EPA) durante a pandemia foram mencionados. 



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